Candidaturas registradas
Professor Titular da USP. Jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação do CCA-ECA/USP. Coordenou o Núcloeo de Comunicação e Educação da USP (1996-2014), tendo coordenado a equipe que ressemantizou o neologismo Educomunicação como um campo autônomo de conhecimento (1997-1999). Presidiu a ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, desde sua fundação, em 2011. Entre os livros, destacam-se Do Santo Ofício à Libertação (Paulus, 1988) e Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação (Paulinas, 2011). Consultor do Cetic.br - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Membro do Conselho do Projeto Educamídia, do IPA (SP). Foi outorgado com os Prêmios "USP Trajetória de Inovação" (2017)", "Mariazinha Fusaru de Educomunicação" (2020) e "Maestro Educomunicador Latinoamericano" (ALFAMED (2024). Pesquisa atual (FAPESP): "Como a educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de educação climática na Educação Básica no Brasil?"
Colocar-me a serviço da ABPEducom, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela instituição desde sua fundação, com especial cuidado voltado a uma políttica de ampliação da participação dos associados na criação e implemetação de projetos educomunicativos, em todo o Brasil.
Doutor e Mestre em Artes pela ECA-USP; Pesquisador Visitante na Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC); Especialista em Mídias na Educação pela UFPE; e Licenciado em Educomunicação pela ECA-USP.
Pesquisa a inter-relação Educomunicação e Arte/Educação, a partir de teorias e práticas decoloniais e Direitos Humanos. É vice-presidente da ABPEducom; colaborador do NCE-USP, coordenador educativo do Projeto “Caminhos das Águas: fortalecendo fazeres e saberes artísticos-culturais” realizado pelo MinC e UFMT; consultor sênior Unesco-SME/SP para o desenvolvimento do Documento de Orientações Pedagógicas em Educomunicação. Autor do livro “Cartas a Teodora: confluências para uma arteducomunicação decolonial”.
Docente e pesquisador na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP
Colaborar para a existência, expansão e fortalecimento da Associação de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom tem sido um importante objetivo para mim desde a fundação, quando assumi a secretaria executiva da associação. Já são 12 anos que venho renovando minha melhor contribuição possível para o sucesso da Associação que visa consolidar e expandir a educomunicação como referência teórico-metodológica, em ações concretas como eventos, projetos, influencia em espaços políticos, participação em movimentos da sociedade, dentre outros. Esta função na diretoria tem responsabilidades jurídicas e fiscais em tudo que diz respeito às práticas da Associação. Também por isso, sinto a responsabilidade de apresentar a renovação mais uma vez de minha candidatura ao cargo de secretário executivo da ABPEducom 2025-2027.
Graduada em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro e em Pedagogia pela Faculdade Prof. Carlos Pasquale. Tem especializações pela Mackenzie, UFJF e UFF. Mestra em Comunicação Educacional e Multimedia pela Universidade Aberta de Portugal. Foi professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e Rede Estadual de São Paulo, tutora em cursos EaD, incluindo o Mídias na Educação (MEC/USP/UFPE). Integra o grupo de pesquisa Alpha (FEUSP) e o NCE/USP. Recentemente lançou uma obra que sintetiza reflexões sobre Educomunicação e uso de Mídias Digitais na Educação.
Meu desejo é sempre contribuir por acreditar que as práticas educomunicativas fazem uma enorme diferença na vida dos estudantes de qualquer idade. Além disso, gostaria de contribuir na formação de professores para serem ainda melhores nas suas área de ensino.
Candidatas à Diretoria Cultural

Ivana Esteves Passos de Oliveira
Pós-Doutorado em Estratégias de Leitura com Literatura Infantil (Unesp-PP/SP); Doutorado em Letras (UFES); Mestrado em Letras (UFES); especialização em Marketing, com foco em Produção Cultural e Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) e Licenciada em Pedagogia. CEO da editora de Livros Infantis (Muqueca Editorial) e da Diálogo Comunicação e Marketing, atuando com assessoria de comunicação, editoração de livros para versão impressa e digital, revisão textual, e ainda, com escrita de projetos culturais, captação de recursos e gestão da cultura.
Me inscrevo pela admiração que nutro pela associação, que desejo ver se expandir ainda mais em suas realizações. Como atuo com gestão da cultura, penso ser possível o enlace cada vez maior com o setor cultural, a fim de que os projetos possam captar mais apoio e aporte financeiro, o que penso ser uma necessidade dessa associação.
Professora universitaria há 25 anos e uma das fundadoras da primeira graduação em Educomunicação na UFCG. Com graduação em Comunicação Social- Jornalismo, mestrado em Serviço Social sobre a Comunicacao como política pública e Doutorado em História Social pela USP. Pesquisadora em mídia, infância e educação. Atuado na docência, pesquisa, extensão e gestão na graduação de Comunicação Social - Educomunicação, da Universudade Federal de Campina Grande há mais de 15 anos.
MInha motivação é retomar o trabalho iniciado na Diretoria Cultural da ABPEducom, para que, neste momento de maior experiência e consolidação das atividades da Associação, eu consiga colaborar mais e desenvolver atividades em parceria com qualquer pessoa associada que se interesse por esse campo!
Cláudia Rodrigues Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1991. Fez mestrado em Comunicação e Cultura (UFRJ) e doutorado em Educação (UCP). Atualmente, é professora no Departamento de Técnicas Profissionais e Conteúdos Estratégicos da Faculdade de Comunicação da UFJF, onde atua em regime de dedicação exclusiva. Cláudia Rodrigues Castro possui contribuições significativas na área de mídias na educação e educomunicação socioambiental. Ela participa do curso de especialização lato sensu em Mídias na Educação e do Curso de Escolas Resilientes- Preparação para desastres, oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além disso, desenvolveu estudos sobre educação à distância e atua na formação de professores, refletindo sobre o ensino e a aprendizagem em ambientes virtuais. Orientou diversos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) relacionados ao audiovisual, incluindo documentários e análises de mídia. Entre os projetos orientados, destaca-se o "Documentário Baixai Como Uma Rosa: Incorporação na Umbanda" (2022). Essas iniciativas refletem seu compromisso em integrar as tecnologias de comunicação ao processo educacional e à produção acadêmica.
Doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estagiária em doutoramento pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre junho e novembro de 2024, mestre em políticas públicas pela UMC, especialista em mídias digitais, MBA em e-business e tecnologia da informação e graduada em comunicação social, com habilitação em jornalismo. Integra o grupo de pesquisas CNPq do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo Nephi-Jor e o grupo de estudos e pesquisas em Paulo Freire ComFreire. Participa também, como associada, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR); e Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom). Como prestadora de serviços, foi consultora pedagógica e autora de livros didáticos da Cogna (antigo Grupo Kroton de Educação) e professora convidada da Faculdade Impacta de Tecnologia. É professora e gestora do programa de cursos de comunicação, marketing e negócios digitais De Olho na Rede. Foi professora mensalista do Centro Universitário Senac e coordenadora dos cursos de pós-graduação em Mídias Digitais, Comunicação Integrada e Produção e Gestão Jornalística. Desenvolveu no Senac-SP os cursos de pós-graduação E-Commerce e Marketing Digital e Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Foi gestora de projetos de comunicação e diretora do Instituto Devir Educom, atuando no projeto Memórias em Rede. Desenvolveu pesquisa sobre o uso das mídias digitais como ferramentas de transparência entre o poder público e o eleitor. Já foi repórter, editora e assessora de imprensa. Atuou por mais de dez anos em grandes organizações, como Banco ABN Amro. É docente desde 2004, tendo atuado também na Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Cidade de São Paulo e IPOG. É autora do livro "Soluções em Internet" e colaboradora dos ebooks Para Entender as Mídias Sociais volumes 1, 2 e 3. No Senac-SP também é idealizadora e atuou no desenvolvimento dos cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e Marketing Digital e e-Commerce. Pesquisadora e parecerista de comunicação pública do Intercom e associada da Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom). Atua em projetos sociais como Memórias em Rede, que leva o jornalismo para escolas públicas da cidade de Santos, SP e PAPO [de] #Educomunicação que são, lives sobre o tema com especialistas, estudiosos e pesquisadores em educação e comunicação.ORCID: 0009-0009-7578-4667
Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira é Mestre em Extensão Rural (UFV). Publicitária (Ufpa), Jornalista ( Uniron) com especialização em Jornalismo Científico ( Univap).Desde 1989, trabalha na Embrapa na Amazônia, focando em comunicação e desenvolvimento rural sustentável, com ênfase em práticas educomunicativas de produção de videoclipes ambientais e valorização da sociobiodiversidade amazônica. Recebeu prêmios por iniciativas em educação e comunicação científica, incluindo o Prêmio Samuel Benchimol em 2018 , a certificação de Tecnologia Social Educativa em 2021 e Profissional de Comunicação da Ciência (Cofap 2022/2023)
Gostaria de colaborar com a formacão de uma Rede de Comunicação que integre todos os educomunicadores da ABPEducom.
Emerson Lopes Barbosa é doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Governança e Regulação da Internet (Universidad de Mendoza), especialista em Educação Profissional e Tecnológica (IFES) e bacharel em Comunicação em Mídias Digitais também pela UFPB. Atua como pesquisador nas áreas de Antropologia das Tecnologias, Comunicação Pública e Políticas de Extensão Universitária, com ênfase na formulação de políticas públicas a partir da interlocução dialógica entre universidade, Estado e sociedade civil.
Participou da implementação de grandes programas institucionais como a Rede Rizoma: Tecnologia em Extensão no IFPB e sua política de Educomunicação, além de ter atuado em iniciativas como o Programa “UFPB no seu Município”, onde desenvolveu metodologia imersiva de mapeamento de redes extensionistas e seus impactos territoriais, do Programa Institucional de Internacionalização da UFPB - CAPES PrInt UFPB e da implantação do Programa SUS Digital pela SEIDIGI/Ministério da Saúde. É autor de publicações voltadas à análise das práticas educomunicativas e da cultura extensionista em ambientes de gestão pública e educacional. Tem experiência na área de educomunicação aplicada à produção audiovisual e à mediação de processos comunicativos com foco na participação social.
Minha candidatura à Diretoria de Comunicação da ABPEducom é motivada pela convicção de que a comunicação é um espaço estratégico para o fortalecimento de redes colaborativas, práticas educomunicativas e articulações institucionais comprometidas com a transformação social. Ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional, venho desenvolvendo pesquisas e projetos que integram extensão universitária, políticas públicas e educomunicação como práticas de escuta, diálogo e participação.
Acredito que a ABPEducom pode e deve ampliar suas formas de presença e diálogo com seus associados e com a sociedade civil, valorizando experiências locais, visibilizando práticas pedagógicas inovadoras e fortalecendo o intercâmbio entre pesquisadores, educadores e comunicadores. Quero contribuir com uma comunicação que seja mais do que informativa: que seja afetiva, política e mobilizadora.
Coloco minha candidatura como um gesto de compromisso com essa construção coletiva. Que a comunicação da ABPEducom siga sendo uma ponte entre ideias, territórios e pessoas.
Jornalista amiga da CRiança (ANDI/Unicef), Pedagoga e Consultora Unesco em Comunicação e Educação (Educação Midiática / Educomunicação).
Bolsista Capes PosDoc (Educomunicação e Engajamento Público com a Ciência) no PPG/FAC/UnB/ Rede Biota Cerrado. Doutora em Comunicação (Universidade do Minho - Portugal); Mestre em Educação, Tecnologias e Comunicação (Universidade de Brasília - UnB); Mestre em Comunicação, Cultura e Educação (Universidade Autônoma de Barcelona); MBA em ESG (IBMEC).
Professora (Graduação e Pós-graduação) do Centro Universitário IESB/EAD. Professora colaboradora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, onde criou a disciplina optativa Educação Midiática e Educomunicação, em 2021.
Membro da Unesco MIL Alliance Working Groups; Special Adviser da Global Youth and News Media (2024 - 2026); Membro do COLO - Coletivo de Jornalismo InfantoJuvenil, da Rede Nacional de Combate à Desinformaçãoção - RNCD. Sócia-Fundadora da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Diretora da Iandé Comunicação e Educação.
Faço parte da ABPEducom desde seu início e, em apenas uma vez, fiz parte da sua diretoria, no seu primeiro ano. Depois disso, apesar de sempre estar ligada à associação, defender o conceito, levá-lo comigo - na teoria e na prática, no coração e na mochila - a todos os lugares em que vou, não me candidatei a nada. Mas como costumamos dizer, Educom é Amor e Luta. E neste momento, o Amor precisa ceder um bocadinho de espaço para a Luta, para que ocupando alguns espaços institucionais no Planalto Central, mas também no Brasil e exterior - o que já fazíamos extra-oficialmente - a gente consiga alcançar mais espaços e benefícios para a associação. Uma jornada que não queria seguir individualmente, mas de forma coletiva e colaborativa, porque é assim que sei, gosto e quero trabalhar. Sendo assim, coloco-me a serviço da causa e da nossa ABPEducom.
Ariane Porto Costa Rimoli
Endereço para acessar cv lattes: http://lattes.cnpq.br/6926375892160011
ID Lattes: 6926375892160011
www.arianeporto.com
www.taoproducoes.com.br
@arianeportorimoli
Formação:
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela UNICAMP (1988), mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo - USP (1993), doutora em Artes pela Universidade de São Paulo - USP (2003), pós doutora em Comunicações e Artes na ECA - USP (2012), mestrado em Ciência Quântica (Universidade de Tecnologia de Jaipur - 2022), pós doutra pelo Brain, Belief and Behaviour Lab, Coventry University, Inglaterra (2024). Professora do Instituto de Artes da UNICAMP.
Atividades:
Sócia Fundadora da TAO Produções Artísticas Ltda, da ABPEducom - Associação Brasileira de Profissionais Pesquisadores em Educomunicação, do Teatro de Arte e Ofício de Campinas, do Centro Cultural São Sebastião tem alma. Atuou como consultora para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Membro do Centro de Estudos de Pragmatismo. Experiência na área de Comunicação com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, comunicação e meio ambiente, cinema, crianças, meios e culturas digitais e meio ambiente.
Em artes:
Escritora, cineasta, roteirista, produziu e dirigiu longas metragens: "Guaiá dos Mares" (1997) "A Ilha do Terrível Rapaterra" (2006), "Topografia de um Desnudo" (2009), “Bem-te-vi” (2011), "O Crime da Cabra" (2016), “Bye, bye Desemboque! Lima Duarte e suas veredas (2021), “Palavras ao mar” (2021), “Mama minha!” (2022, Melhor longa festivais de Paris, Nova Iorque, Santa Monica, Chicago), criadora de séries televisivas ("Assembleia dos Bichos", "TV Povos do Mar", "As Joias da Princesa"), co-produziu séries documentais com a TV Brasil ("Travessia" 2009) e SESC TV ("Na sombra da História" 2014). Produtora e Diretora de teatro, cinema e televisão, atuando desde os anos 80, já produziu e dirigiu mais de 30 espetáculos teatrais, 40 curtas metragens e ganhou vários prêmios. Diretora de audiovisual do projeto “Pensamento da floresta” Coventry University, Inglaterra.Presidente do ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, criado em 1992. Livros publicados: Caiçara uma cultura que resiste, Teresa Aguiar e o Rotunda - 4 décadas em cena, Criança e audiovisual- metodologia educomunicativa Bem-te-vi, Brigitte olhos de estrela, O banho de Cleópatra, O pesadelo de Morfeu
Seguir à disposição para contribuir , o que não implica em ser eleita . A contribuição seguirá sendo um desejo, independente de qualquer coisa. Educomunicar é amar o coletivo.
Gostaria de seguir colaborando no conselho deliberativo, gostei de fazer parte das discussões da associação, bem como em colaborar com a realização do X Educom. A troca e compartilhamento do grupo é um ponto forte e sinto que posso também auxiliar mais de perto estando no conselho.
Estou na ABPEducom desde sua fundação, como membro da diretoria, e tem sido uma linda jornada poder colaborar com o desenvolvimento da Associação, participar da criação de novas ações e acompanhar o seu crescimento. Foram anos de aprendizados, trocas e compartilhamentos neste espaço tão lindo de construção coletiva. Nesta nova eleição, gostaria de continuar colaborando em uma nova função, como conselheira, a fim de dar todo o apoio necessário para a continuidade das ações e à nova gestão que assumir à direção. Acredito que minha atuação pode fortalecer a ABPEducom e os planos futuros que serão desenhados.
Com 27 anos de experiência nas áreas de Comunicação, Educação e Desenvolvimento Humano, dedico minha carreira a promover o aprimoramento contínuo e a transformação positiva tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Ao longo dessa trajetória, tive a oportunidade de atuar em diversos campos, integrando conhecimentos e práticas para gerar impacto real e significativo. Minha expertise abrange desde o planejamento estratégico de comunicação e marketing até a implementação de soluções inovadoras em ambientes corporativos, além de uma sólida atuação na educação e desenvolvimento humano. Lecionei em instituições renomadas como USP, FMU e UNIP, e fui aprovado em primeiro lugar no concurso para a USCS, onde, embora não tenha atuado, mantenho um vínculo profundo com a área acadêmica. Nos últimos 7 anos, venho me especializando na área clínica, com foco no Desenvolvimento Humano e nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, incluindo Neurociência, Psicanálise, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, entre outras abordagens que visam o bem-estar integral do indivíduo. Formação Acadêmica e Especializações:> Mestre em Comunicação;> MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação;> MBA em Gestão de Pessoas e Liderança de Equipes;> Especialista em Políticas e Estratégia;> Especialista em Jornalismo / Divulgação Científica;> Especialista no Ensino da Filosofia;> Especialista em Neurociência;> Especialista em Psicopedagogia;> Especialista em Neuropsicopedagogia;> Especialista em PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde);> Bacharel em Comunicação / R.T.V.;> Master Practitioner em P.N.L.;> Psicanalista Hipnólogo / Hipnoterapeuta;> Mindfulness Life Coach Practitioner;> Acupunturista / Auriculoterapeuta Massoterapeuta;> Radialista Profissional (Registro: 0027307/SP);> Jornalista (Registro: 0071839/SP). Pesquisador e Contribuições Acadêmicas: Pesquisador no Núcleo Interdisciplinar de Políticas e Estratégia da USP (20032008), com foco em Inteligência e Estratégia. Participação ativa no Núcleo de Divulgação Científica / Jornalismo e Filosofia da Comunicação da USP. Conhecimentos Técnicos e Complementares: Expertise em manutenção de computadores, servidores e redes (Windows, Linux e Android). Profundo conhecimento em webdesign, mídias digitais, webmaster e linguagens de programação. Formação em Artes Cênicas, Retórica/Argumentação e Semiótica. Conhecimento avançado em Comunicação Não Violenta, Mediação de Conflitos e Conciliação. Minha Proposta de Valor: Minha atuação combina a profundidade acadêmica com uma abordagem prática e integrada, seja no mundo corporativo, na educação ou no desenvolvimento humano. Busco transformar vidas e organizações através de um trabalho que vai além do convencional, abordando as múltiplas dimensões do ser humano e promovendo uma evolução verdadeira e sustentável. Com uma formação ampla e multidisciplinar, estou preparado para oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades e desafios, proporcionando resultados concretos e duradouros. Se você busca crescimento, transformação e inovação, estou aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. "Desperte seu potencial. Direcione seu presente. Construa seu futuro."
Prezados Associados,
É com grande entusiasmo e compromisso que venho apresentar minha candidatura à Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom). A decisão de me candidatar para integrar esta respeitada associação é motivada pela crença profunda no poder transformador da educomunicação e no impacto positivo que ela pode gerar no processo de ensino-aprendizagem, no fortalecimento das comunidades e na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Ao longo da minha trajetória profissional, tenho me dedicado à pesquisa, à prática e ao desenvolvimento de ações educacionais que articulam a comunicação como ferramenta pedagógica e inclusiva. A educomunicação, para mim, é uma ponte que une teoria e prática, promovendo um ambiente de aprendizado mais interativo e colaborativo, onde todos, sem distinção, têm voz ativa e participativa.
Acredito que, ao integrar a ABPEducom, poderei contribuir de maneira significativa para o avanço e o fortalecimento da área, por meio da troca de experiências, do apoio a iniciativas inovadoras e da promoção de pesquisas que explorem as novas possibilidades da comunicação no contexto educacional. A educação é um campo em constante evolução e, com o uso estratégico das tecnologias e das práticas comunicativas, podemos criar ambientes mais engajadores e significativos para os estudantes, professores e comunidades.
Minha candidatura também é movida pela necessidade de fomentar um diálogo mais profundo sobre a inclusão e a acessibilidade nas práticas de educomunicação, além de fortalecer as redes de apoio aos profissionais que atuam nesse campo. Estou convencido de que a colaboração entre pesquisadores, educadores, comunicadores e demais profissionais da área é essencial para a construção de um futuro mais inclusivo e plural.
Por fim, reitero o meu compromisso em trabalhar para que nossa associação continue a ser um espaço de aprendizado contínuo, de troca de saberes e de fortalecimento do campo da educomunicação no Brasil. Conto com o apoio e a confiança de todos para, juntos, fazermos a diferença na formação de cidadãos mais críticos, criativos e conscientes.
Forte abraço;
Professor Edgard Guarda

Felipe Gustavo Guimarães Saldanha
Professor do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenador de Comunicação do ICTP-SAIFR, centro internacional de pesquisa sediado na UNESP. Foi professor da Graduação em Jornalismo da UFU nas disciplinas Jornalismo Digital, Planejamento Gráfico, Tecnologias da Comunicação, Projeto Interdisciplinar em Comunicação, entre outras. Elaborou o curso Cultura Digital e Narrativas Gráficas para Educadores para o Instituto Singularidades. Ministrou o módulo Mídias Digitais Gráficas nos Cursos de Aperfeiçoamento em Educomunicação da ABPEducom. Foi diretor e conselheiro da ABPEducom e da SOCICOM. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFU. Possui MBA em Marketing pela ESPM. Tem experiência profissional com design gráfico, desenvolvimento web, análise de dados e gestão de projetos.
Nas últimas duas gestões, tive o prazer de servir à ABPEducom como Diretor de Comunicação (2019-2022) e membro do Conselho Consultivo Deliberativo (2022-2025). Apresento minha candidatura à recondução como membro do CCD com o propósito de seguir colaborando junto à Diretoria para o desenvolvimento de ações e programas em prol do fortalecimento da Educomunicação.
Relações Públicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), com experiência de 15 anos em comunicação corporativa e institucional. Doutorando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com tese em desenvolvimento sobre as práticas intercontextuais entre comunicação e educação indígenas e não indígenas de Jovens Comunicadores da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Pós-graduando na Especialização em Jornalismo de Dados, Inteligência Artificial e Pesquisa Netnográfica pela mesma universidade. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFPA, percurso formativo onde iniciou os estudos e e a facilitação em práticas educomunicativas com estudantes do Ensino Médio Integrado residentes em Breves-PA, na Ilha do Marajó. Especialista em Marketing, Propaganda e Comunicação Integrada pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Gerenciamento de Projeto pelo Senac-SP.
A Educomunicação, diante da pluralidade cultural dos regiões brasileiras, precisa ratificar em cada iniciativa a relevância de mediações que expõem a versatilidade e o dinamismo das práticas educomunicativas. Como pessoa amazônida, candidato-me ao Conselho Consultivo e Deliberativo com o intuito de motivar a valorização da diversidade e da plurivocalidade dos povos que se apropriam da Educomunicação em todas as ações, projetos e empreitadas da ABPEducom no Brasil e na América Latina, a fim de estimular o reconhecimento das especificidades sócio-histórico-político-culturais regionais e locais.
Graduada Tecnóloga em Processamento de Dados, pós graduada em (MBA) e Gestão de Políticas de Assistência Social, pós graduando em Educomunicação pelo Centro Universitário de Lins – UNILINS. Colaborou na elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo (PEEDHSP). Membro da Girawa - organização educativa em Saúde Planetária – onde idealizou o Projeto Clube Juvenil Saúde Planetária na cidade de Lins-SP e contribui na expansão do Projeto em Sri Lanka, Quênia e Reino Unido.
Gostaria de seguir contribuindo com a ABPEducom.
Associada da ABPEducom. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com pós-doutorado pelo Programa de Doutorado Interuniversitário em Comunicação da Universidade de Huelva (Espanha). Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp. Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Líder do Grupo de Pesquisa EpisCom, que pesquisa epistemologia da educomunicação, vinculado à UFCG.
Acredito no poder transformador da educomunicação e vejo a crescente necessidade de vê-la integrada aos sistemas sociais sob a forma de políticas públicas. Assim, almejo estar mais ativa dentro de nossa associação, representando as necessidades da região nordeste.
Educomunicadora (USP), Psicóloga (CRP 06/193494), Psicopedagoga, Psicodramatista (PUC SP), Jornalista (MTB 57249), Professora (PUC SP), Mestrado em Educação (CEETEPS)
Estar ainda mais próxima da luta pela Educomunicação.
Michele Marques Pereira é doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com especialização em Educomunicação: Comunicação, Mídias e Educação. Atua como educomunicadora, pesquisadora e formadora, desenvolvendo ações junto a escolas, coletivos, instituições públicas, movimentos da sociedade civil e iniciativas do terceiro setor, sempre em diálogo com as áreas da educação, comunicação, infância, juventude, audiovisual, saúde e assistência social.
Durante duas gestões (2019–2025), contribuiu como diretora de Formação Continuada da ABPEducom, colaborando com a criação e coordenação do projeto de formações à distância da associação — uma proposta construída com muitas mãos, que buscou ampliar o acesso, o diálogo entre territórios e fortalecer redes de atuação educomunicativa.
Atualmente coordena o projeto Bem-te-Vi: Infância e Audiovisual e integra grupos de pesquisa que se dedicam a pensar as linguagens, as epistemologias plurais, os direitos das crianças e os sentidos ético-políticos da comunicação. No doutorado, investiga os retratos das infâncias nas produções audiovisuais seriadas nacionais para crianças. No mestrado, pesquisou a fotografia como meio de expressão, escuta e reflexão educomunicativa nas escolas públicas municipais de São Paulo.
Com experiência em formação de professores(as), especialmente na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, colabora com projetos de educomunicação em diferentes contextos e territórios. Co-dirigiu o filme Educomunicação: O Nascimento e segue comprometida com a construção de práticas comunicativas que aproximam, escutam, cuidam e criam caminhos mais justos e sensíveis para todos(as)(es).
Sou Michele Marques Pereira, educomunicadora, pesquisadora, formadora e integrante da ABPEducom. Acredito profundamente na educomunicação como prática ética, política, sensível e coletiva — uma aposta no diálogo, na escuta e na potência das redes que nos formam e transformam.
Atuei como diretora de Formação Continuada da ABPEducom entre 2019 e 2025, período em que idealizamos, junto a colegas queridas(os)(es), o projeto de formações à distância da associação. Nosso objetivo sempre foi ampliar acessos, multiplicar vozes, cruzar territórios e fortalecer vínculos — entre pessoas, instituições e práticas educomunicativas diversas, em todas as regiões do Brasil e também fora dele.
Atualmente, coordeno o projeto Bem-te-Vi: Infância e Audiovisual, integro grupos de pesquisa que discutem educomunicação, linguagens, epistemologias plurais, direitos das infâncias e sentidos ético-políticos da comunicação, e sigo atuando em projetos junto à escolas públicas, coletivos, universidades e movimentos sociais, dentro e fora do Brasil. Levo comigo o compromisso de fazer da comunicação uma ponte — e não uma barreira.
Integrar o Conselho Consultivo da ABPEducom é, para mim, uma oportunidade de seguir contribuindo com escuta, afeto, diálogo intergeracional e compromisso com as lutas sociais que nos atravessam. É também um gesto de devolutiva e cuidado com essa associação que me formou tanto — e da qual sigo aprendendo sempre.
Coloco meu nome à disposição com o desejo de fortalecer ainda mais os vínculos que nos sustentam e de contribuir para que a ABPEducom siga sendo uma rede viva, plural, comprometida com a democracia, a justiça social, a diversidade de vozes e a transformação coletiva.
Com carinho e respeito,
Michele Marques Pereira
Jornalista pela Unisinos. Mestre em Educação pela Udesc. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, em Portugal. Professor efetivo da Udesc. Diretor de fotografia autônomo. Consultor em Educomunicação do Painel Brasileiro para o Futuro dos Oceanos.
Acho muito importante contribuir para a associação como voluntário em alguma frente de trabalho. No momento, posso colaborar no conselho consultivo.
Formada em Comunicação Social (Rádio e TV) e com experiência em projetos audiovisuais, produção, edição, finalização e Motion Graphics, há mais de 10 anos. Atua como Produtora Audiovisual na Fundação Carlos Chagas há quase dois anos, e como Colaboradora no do NCE e ABPEducom desde 2015. Junto com sete tutores, foi Tutora no projeto Educom.Saúde-SP em seus 4 anos de atividade.
Espero poder continuar juntamente aos/às demais queridos e queridas colegas de associação, empregando esforços e ideias, sugestões e diálogo em projetos da ABPEducom e parceiros/as, em favor de ações que promovam educação, diálogo aberto e plural com a sociedade.