A cidade de Santarém (PA) sedia, no período de 15 a 17 de junho de 2022, a 3ª Conferência Amazônica sobre Educomunicação, com o tema “A escola como espaço de ecossistemas educomunicativos”. Professores da Universidade de São Paulo (USP), do Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac/Paulinas) de São Paulo e das Universidades Federais do Amazonas (UFAM) e do Pará (UFPA) estão entre os conferencistas. Ao mesmo tempo, acontece o Pré-Fórum Amazônico Educom, em preparação para o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, a ser correalizado pela ABPEducom na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, no segundo semestre deste ano.

Serão destaques, nas reflexões regionais, os desafios vividos no Baixo Tapajós, região que envolve os municípios de Aveiro, Belterra e Santarém, onde vivem cerca de 13 povos indígenas, em 26 aldeias ressurgidas e reorganizadas. Entre esses desafios, está a preservação do rio Tapajós e as reservas em sua margem direita — a Floresta Nacional do Tapajós (Flona) e o maior aquífero de água doce do planeta, em Alter do Chão — e à esquerda — a Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns. A coordenação do evento é de Everaldo de Souza Cordeiro, professor da UFPA.

A abertura da Conferência, que será hibrida, acontece na quarta-feira (15), às 18h30, na Escola Complementar de Educação Ambiental — Escola do Parque, e contará com a presença de diretores, pedagogos, professores e estudantes, representando quatro escolas da rede estadual de ensino em Santarém: Escola Aluísio Lopes Martins, Escola Antônio Batista Belo de Carvalho, Escola Júlia Gonçalves Passarinho e Escola Terezinha de Jesus Rodrigues — esta sediará o evento nos dias 16 e 17 de junho.

A atividade pode ser acompanhada no canal da Innov Mídia no YouTube.

Histórico

A 1ª Conferência Amazônica sobre Educomunicação aconteceu em 30 de abril de 2014, tendo como convidado Ismar Soares, presidente da ABPEducom, foi realizada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da então Diocese de Santarém e sediada na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Já a segunda edição ocorreu em 3 de maio de 2016, no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), também em Santarém, com Fabio Fonseca de Castro, professor da UFPA.

Ouça o áudio da Rede de Notícias da Amazônia sobre o evento:

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]