Há 20 anos, precisamente em maio de 1998, um evento marcou a trajetória do CCA/ECA/USP e do NCE/USP, a realização do I Internacional Congress on Communication and Education ocorrido em São Paulo, com o apoio do WCME – World Council for Media Education, tendo como tema Multimedia and Education in a Globalized World.

A importância da iniciativa foi destacada pelo pesquisador hindu Joseph Sagayaraj DEVADOSS, presente na ocasião e que, em 2004, mencionou o evento em sua tese doutoral, classificando o Congresso de São Paulo como uma das cinco reuniões internacionais mais decisivas para a área da Media Education mundial, na década de 1990. E, foi neste momento que nasceu a Educomunicação.

No âmbito interno do país, atividades voltadas para o tema tiveram como resultado o estabelecimento de políticas públicas em Educomunicação, nas áreas da educação formal, educação socioambiental e educação em direitos humanos. A difusão do conceito e da prática educomunicativa após o I Congresso Internacional pode ser constatada, igualmente, pela a multiplicação das pesquisas no campo (dissertações e teses doutorais), nos últimos 20 anos

Os projetos de intervenção social, de um lado, e as pesquisas acadêmicas, de outro, garantiram as bases teórico-práticas para a emergência, no início da segunda década do século, dos primeiros cursos de graduação na área, em nível de licenciatura (na ECA/USP) e de bacharelado (UFCG, na Paraíba).

É importante notar que, ao longo da última década, tendo como espaço de diálogo os Encontros Brasileiros de Educomunicação, os promotores e pesquisadores das áreas da Mídia-Educação e da Educomunicação iniciaram um processo de aproximação que vem possibilitando uma efetiva integração nos debates em torno de práticas de formação para a competência midiática a serviço das políticas públicas.

Finalmente, frente aos resultados positivos alcançados, em seu trabalho, após o evento internacional de 1998, no Brasil e na América Latina, o NCE decidiu associar-se à ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, para promover, entre 12 e 14 de novembro de 2018, o II CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO, conjuntamente com o VIII ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO.

A parceria Educomunicação e Mídia-Educação

Registramos os avanços das práticas e pesquisas em torno da educomunicação, nas últimas duas décadas, como um fenômeno vinculado à história cultural latino-americana. O fato coincidiu com uma concentração de esforços de especialistas da área da Educação, tanto na Europa e América do Norte, quanto em toda a Iberoamérica, em torno da educação para a competência midiática, em consonância com a UNESCO. Na última década, intensificou-se um diálogo produtivo entre os diferentes movimentos. O fato justifica que o II Congresso Internacional Brasileiro de Comunicação e Educação seja compartilhado pelos promotores e pesquisadores tanto Educomunicação quanto da Mídia-Educação (Media Education). É o que fica constatado na proposta de Programa do evento.

A natureza transdisciplinar das atividades educomunicativas e mídia-educativas justifica, pois, trazer para o evento a contribuição de universidades e organismos públicos ou privados, instituições, empresas e associações, nacionais e internacionais que trabalham na área da educomunicação e/ou da educação para a competência midiática e informacional, garantindo, desta forma, a viabilização da iniciativa e uma ampliação dos diálogos a serem estabelecidos na programação do congresso.

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