A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) disponibiliza para download um manual de treinamento voltado ao fortalecimento do ensino de jornalismo e construção da informação de qualidade nas mídias digitais. Em tempos de desinformação e descrédito do trabalho jornalístico, a publicação reúne contribuições teóricas e práticas do campo para discutir os efeitos desses fenômenos ao trabalho profissional e à sociedade. A obra tem como objetivo auxiliar profissionais, professores e, em especial, estudantes de jornalismo no enfrentamento das fake news por meio de um material educativo e de distribuição gratuita e online. 

O manual organizado pela Unesco nasce do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC, na sigla em inglês), que abriga, em um dos seus eixos de atuação, a linha de trabalho “Iniciativa Global para Excelência em Educação em Jornalismo”, um dos principais focos da organização no contexto atual. Outros programas da agência, como o de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL, na sigla em inglês), apesar de atuarem em segmentos semelhantes ao do IPDC, ainda são mais voltados aos usuários finais e consumidores de conteúdos e informações nas mídias. Portanto, têm menor abordagem de formação a profissionais e estudantes. 

Capa do livro da Unesco

O manual trata da soma de forças para o envolvimento efetivo das áreas de ensino, pesquisa e prática no campo do jornalismo sob um olhar crítico e voltado ao interesse público. A partir de uma perspectiva global, acompanhada de uma discussão sobre as boas práticas de trabalho com a informação, a obra consolida as possibilidades de aplicação e reflexão sobre o próprio trabalho jornalístico no mundo. Além disso, o manual permite ao IPDC o fortalecimento do monitoramento global de indicadores ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda de ações da Organização das Nações Unidas para o ano de 2030 que, dentre suas metas, prevê a garantia do acesso público à informação e proteção das liberdades fundamentais de acordo com legislações e acordos internacionais.

O manual

O material está dividido em duas partes. Na primeira, os três primeiros módulos tratam do problema das fake news em uma perspectiva ampla e situada em múltiplos contextos de discussão, como os conceitos de verdade no jornalismo e as noções de falta de informação, desinformação e má informação. As quatro últimas seções da segunda parte, por sua vez, se concentram nas respostas à desinformação e má informação, com ênfase para o processo de fact-checking e recursos para verificação nas mídias sociais, além de um módulo dedicado ao enfrentamento de perseguição online de jornalistas e suas fontes.

O manual é editado pelas jornalistas e pesquisadoras Cherilyn Ireton, diretora executiva do Fórum Mundial de Editores da Associação Mundial de Jornais e conselheira da Rede de Jornalismo Ético, e Julie Posetti, acadêmica australiana e pesquisadora sênior do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo na Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O documento publicado pela Unesco tem ainda algumas metas educativas, como o fornecimento de um modelo de currículo de base internacional, aberto à adoção e adaptação por parte das instituições locais.

Acesso

O livro está disponível no site da Biblioteca Digital da Unesco com sete opções de idioma, dentre elas português, inglês e francês. Dúvidas sobre o manual e o IPDC podem ser encaminhadas ao e-mail ipdc.secretariat@unesco.org.

Imagem: Unesco/Divulgação

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