Histórias inspiradoras que dão vez e voz à rica diversidade dos professores da educação pública do país. Este é o objetivo do interprograma Professor Presente, retomada em agosto, pela TV Escola, para ir ao ar todas as quartas feiras, às 20h45. O material encontra-se disponível também no Youtube (youtube/tvescola). Nesta nova temporada, o programa entrevista 38 profissionais de diferentes cantos do país. Os educadores contam as melhores práticas pedagógicas que já desenvolveram, destacando os objetivos, acertos, desafios, erros e (re)descobertas..

As narrativas são apresentadas em primeira pessoa por professores que haviam sido contemplados na 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Ao final de cada filme, os professores convidam seus pares a compartilharem suas experiências com a TV ESCOLA.

 

O primeiro episódio, de em Itambé, PE
https://www.youtube.com/watch?v=Vy57Ty2fkUg
No primeiro episódio, é apresentado o projeto “Vamos encurtar esta história?”, do professor Jayse Ferreira, da Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando, em Itambé, interior de Pernambuco. Jayse Ferreira pediu para seus estudantes do Ensino Médio revisitarem as narrativas de filmes, séries e games que mais gostavam, reescrevendo assim novos finais para as histórias. O desafio foi aceito: os estudantes acabaram produzindo curtas metragens. “Harry Potter, o recomeço” foi um dos primeiros curtas. Alcançando um grande sucesso (em uma semana, o vídeo teve mais de 20 mil visualizações no site oficial do Harry Potter Brasil). Outro que conquistou fãs foi “Minecraft, apocalipse”. O projeto terminou com a produção de uma peça autoral que abordou a questão do alcoolismo.


Segundo episódio, de Itanhangá, MT

https://www.youtube.com/watch?v=UGqNBRK56Kw

Neste programa, a professora Daisy Selinger, da Escola Municipal Paulo Freire, em Itanhangá, Mato Grosso, apresenta o projeto “Carrinhos de rolimã: herança dos nossos pais!”, desenvolvido com estudantes do Ciclo de Alfabetização. O projeto surgiu depois de os estudantes realizarem uma pesquisa na comunidade local. Eles queriam saber quais eram as brincadeiras que as pessoas mais gostavam quando crianças.

Na exibição do resultado. os pais foram à escola e partilharam seus conhecimentos. A partir do interesse, Daisy também viu a possibilidade de trabalhar diferentes conteúdos, como geometria, física, produção de texto, sinalização de trânsito e inglês. “O maior desafio era fazer com que os pais entendessem a riqueza do projeto. Era hora de aproximar pais e filhos. Para isso criamos uma corrida de carrinhos de rolimã na cidade, onde pais e estudantes tiveram que unir esforços para participar do evento. Tirar a criança da frente da TV, do celular e os pais, do trabalho. Oportunizar um tempo para os dois. Um tempo para a família”, conta Daisy.

 

Veja aqui os programas da primeira temporada
https://www.youtube.com/playlist?list=PLjzl1Kvpa9BIVhPT6JCjktHVIH2NsHWCG

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]