Promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a live “Mostra de videoclipes ambientais com música da Amazônia” contou com a presença da associada da ABPEducom Vânia Beatriz de Oliveira, que falou sobre sua pesquisa em Educomunicação Socioambiental e apresentou videoclipes produzidos por alunos, professores e jovens educadores ambientais em oficinas ministradas por ela no Programa Embrapa & Escola.

O discurso literário musical amazônico e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram os temas do encontro online, que também contou a participação da engenheira ambiental e pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, no Pará, Michelliny de Mattos Bentes; da cantora Carla Visi, mestranda em Ecologia Humana pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa (Portugal); e do músico Zé Miguel, mestrando em Educação pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). 

Durante o encontro, Visi falou sobre sua pesquisa em que analisa o discurso ambiental de canções sobre a natureza. Já Zé Miguel abordou o processo de criação da música “Pérola azulada”, de sua autoria.

Dentre as cinco apresentações exibidas na Mostra, está o videoclipe “ODS 6 – Nossos sonhos sem água”, produzido por estudantes da Escola Estadual Murilo Braga, de Porto Velho (RO), a partir da música “Sede”, de Nilson Chaves e Marcos Quina. 

Segundo Beatriz, a produção de videoclipes com música amazônica é uma prática educomunicativa com o objetivo de que os participantes, em interação com os discursos científicos e musicais, possam refletir e produzir conteúdo vinculados à realidade local. 

A live foi organizada pelo grupo de trabalho de Comunicação da Rede ODS da Embrapa e está disponível no canal do YouTube da estatal.

Programa Embrapa & Escola

Desenvolvido em 46 unidades descentralizadas da empresa, o programa pretende integrar a Embrapa e as instituições de ensino do país, com o objetivo de estimular nos jovens o interesse e a curiosidade pelo conhecimento científico. Também visa promover o conhecimento e a reflexão acerca da sustentabilidade ambiental.

Atuante no programa, Beatriz é pesquisadora da Embrapa Rondônia. A comunicóloga e mestre em Extensão Rural incorpora práticas educomunicativas no seu trabalho, como as oficinas de produção de videoclipes.

 

Foto: Neil Palmer (CIAT)/Wikimedia Commons

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]