crédito: Imagem produzida pelos alunos da Licenciatura em Educomunicação – ECA-USP |
“Educomunicação na Práxis Social: Perspectivas epistemológicas em debate, na Europa e no Brasil” é o seminário avançado que se realizará entre 29 e 31 de agosto de 2016, no Departamento de Comunicações e Artes da ECA USP. São 80 vagas e, garantindo presença em no mínimo 80% do seminário, é possível receber o certificado de 32 horas.
O seminário oferece aos pesquisadores e profissionais voltados à interface Comunicação / Educação a oportunidade de participar de um diálogo em profundidade com o Prof. Dr José Ignacio Aguaded Gómez, da Universidade de Huelva, Espanha, bem como com pesquisadores e promotores da área, sobre suas respectivas abordagens teórico-metodológicas em torno ao conceito e à prática da Educomunicação, na Europa e no Brasil.
Para tanto, o programa inclui, além de palestras do professor visitante sobre a natureza do conceito, uma série de exposições e debates enfocando experiências significativas de sua aplicação, analisadas à luz do pensamento de pioneiros do campo, bem como do resultado de pesquisas implementadas junto a Programas de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e em Educação da ECA/USP, assim como de outras universidades brasileiras, ao longo dos últimos 15 anos.
Serão consideradas particularmente as contribuições das revistas Comunicar (Huelva, Espanha) e Comunicação & Educação (CCA/ ECA/USP) e da coleção Educomunicação da Paulinas Editora.
Pré-inscrição: Os interessados podem fazer sua pré-inscrição, preenchendo o formulário de ficha de inscrição, clicado aqui. Período para a pré-inscrição: mês de julho até 19 de agosto de 2016.
A composição do grupo obedecerá a ordem cronológica de inscrição. Os pré-inscritos cujos nomes forem confirmados serão notificados no dia 15 de agosto, com a solicitação de que confirmem imediatamente o interesse em participar. A partir do dia 23 de agosto, as vagas não confirmadas serão distribuídas a pré-inscritos em fila de espera.
PROGRAMA
29/08
09hs – 12h00 – Abertura:
Coordenação: Profa Dra. Roseli Fígaro, Chefe do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP
Palestras:
A Educomunicação: as perspectivas epistemológicas em debate, na Europa – Prof. José Ignacio Aguaded Gómez
A Educomunicação: as perspectivas epistemológicas em debate, no Brasil – Prof. Ismar de Oliveira Soares
14hs-17hs – Práxis educomunicativa: educação midiática e mobilização social
Coordenação: Prof. Marciel Consani
– Educação midiática: Vivências de Educomunicação no Educom.TV
– Eliany Salvatierra Machado (UFF).
– Educação midiática: A Educomunicação nas pesquisas do Curso de Especialização em Mídias na Educação, UFPE-USP/MEC) Richard Romancini.
– Mobilização social: Protagonismo midiático juvenil em redes colaborativas – Vania Correia & Lilian Romão (Viração/RENAJOC)
– Mobilização socioambiental: Gestão educomunicativa no Parque Nacional da Serra da Mantiqueira) – Débora Menezes (Labjor-Unicamp)
Observações do professor José Ignacio Aguaded Gómez
30/08
09hs – 12h00 – Perspectivas epistemológicas em debate, análise a partir da produção autoral de protagonistas no campo
Coordenação: Prof. Claudemir Viana
– Educomunicação, na perspectiva da Linguagem: o campo da comunicação/educação em Citelli/Baccega – Eliana Nagamini (GT Comunicação Educação, INTERCOM)
– Educomunicação, na perspectiva das mediações: o ecossistema comunicativo em Martín Barbero – Claudia Mogadouro (NCE/USP)
– Educomunicação, na perspectiva da cultura digital em Roberto Aparici – Luci Ferraz (NCE/USP)
– Educomunicação, na perspectiva da gestão comunicativa em Ismar Soares – Cláudia Lago (Licenciatura em Educomunicação, ECA/USP)
Observações do professor José Ignacio Aguaded Gómez
14hs-17hs –Os caminhos da Educomunicação
Coordenação: Profa. Eliany Salvatierra (UFF)
– O caminho da Educomunicação: da Rede CEP à articulação do Mais Educação/MEC (2004-2008) – Alexandre Sayad (MEL – Media Education Lab)
– A Educomunicação como prática, no Programa Mais Educação/MEC (2013) – Daniele Próspero (NCE/USP)
– A Educomunicação na pesquisa acadêmica, no Brasil (2013) – Rose Pinheiro (NCE/USP)
– A educomunicação nos grupos de pesquisa das sociedade científicas, no Brasil (2011) (Claudio Messias)
– A Mídia Educação na rede municipal de educação RJ, 2016 – Gerência da Mídia-Educação da SME/RJ.
Observações do professor José Ignacio Aguaded Góme
31/08
09hs – 12h00 – Abordagens das relações Comunicação / Educação: perspectivas no âmbito das políticas institucionais
Coordenação: Prof. Claudemir Viana
– Educom.rádio: o diálogo da universidade pública com o cotidiano escolar – Patrícia Horta (UFPE)
– Práticas institucionais: Educação midiática nas políticas de ensino de São Paulo e Rio de Janeiro – Elisângela Costa (NCE/USP)
– A Educomunicação nos cursos de Pedagogia e de Comunicação da UNEB, Campus de Juazeiro, BA (Ceres Santos e Francisco Assis)
– Práticas interinstitucionais: O projeto Educom.GeraçãoCidadã.2016 (Verônica Martins Cannata, Colégio Dante Alighieri & Cristina Barroco, DRE Campo Limpo, SME/SP)
14hs-17hs – Reflexões sobre a disseminação de conhecimentos relativos às diferentes interfaces Comunicação / Educação
Coordenação: Profa. Maria Cristina Costa (Curso de Especialização em Educomunicação)
– A contribuição da revista Comunicar – José Ignacio Aguaded Gómez (Diretor da Revista Comunicar, Huelva, Espanha)
– A contribuição da revista Comunicação & Educação– Roseli Fígaro (Editora da Revista Comunicação & Educação, CCA/ECA-USP)
– A Contribuição da coleção Educomunicação – Paulinas Editora – Adilson Odair Citelli (Licenciatura em Educomunicação, ECA/USP)
18hs-21hs – Apontamentos sobre os avanços da Educação Midiática e da Educomunicação, na Espanha e no Brasil.
Coordenação: /USP
Roda de conversa:
– NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da USP
– Grupo Comunicar, Universidad de Huelva, Espanha
– Rede Alfamed – Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigación sobre Competencias Mediáticas para la Ciudadania
– ABPEducom- Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação.
Celebração de convênios.
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Atividade complementar (11hs): Leitura da bibliografia e apresentação de monografia sobre um dos subtemas tratados, com entrega prevista para 30 de setembro de 2016.
José Ignacio Aguaded Gómez
Profesor de educación en medios de comunicación y
de nuevas tecnologías aplicadas a la educación
en la Universidad de Huelva, UHU
Vicerrector de Tecnologías, Innovación y Calidad de la Universidad de Huelva, es también profesor de educación en medios de comunicación y de nuevas tecnologías aplicadas a la educación en esta Universidad. Doctor en Psicopedagogía, maestro y licenciado en Ciencias de la Educación y en Filología Hispánica, es el presidente fundador del Grupo Comunicar, colectivo andaluz, veterano en España en la educación en medios de comunicación. Es también director de la revista científica iberoamericana de comunicación y educación «Comunicar», que se distribuye en Europa y América; y asesor científico de distintas revistas nacionales e internacionales.
Es director del Grupo de Investigación «Agora» dentro del Plan Andaluz de Investigación (HUM-648), desarrollando distintos proyectos de investigación (I+D del Ministerio de Ciencia y Tecnología), «Interreg III» y «E-learning» (de la Unión Europea, con Italia, Bélgica y Portugal), INTI (UE), Alargamento (UE), etc.
Ha participado en múltiples actividades formativas y de investigación en el ámbito del uso didáctico de los medios de comunicación y dictado conferencias en foros y congresos de universidades nacionales y extranjeras, y participado con ponencias en masters, de diferentes universidades españolas, así como en centros de investigación extranjeros de diferentes países: Argentina, Chile, Portugal, Venezuela, Brasil, Bélgica, Suecia, México, Italia, etc.
Entre sus múltiples publicaciones e investigaciones destacan de manera especial «Comunicación audiovisual en una enseñanza renovada» (Comunicar, 1993), «Descubriendo la caja mágica. Enseñemos y aprendamos a ver la televisión» (Comunicar, 1998), «Convivir con la televisión. Familia, educación y recepción televisiva» (Paidós, 1999), «La Educación en medios de comunicación. Panorama y perspectivas» (KR, 2000), «Televisión y telespectadores» (Comunicar, 2001), «Educar en Red. Internet como recurso para la educación» (Aljibe, 2002), «Jóvenes, aulas y medios de comunicación» (La Crujía, Argentina, 2002), Tecnologías para la educación: diseño, producción y evaluación de medios para la formación docente (Alianza, 2003), Universitari@s y redes: el uso de las TICs en alumnos principiantes de las universidades» (GEU, 2004) y «Pantallas sanas» (2005), Geohistoria.net (2006).
Ha sido, además, organizador y presidente de diferentes comités científicos de eventos académicos, como jornadas, seminarios, simposios, como los eventos internacionales «Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación: «Luces en el laberinto audiovisual» en 2003 (700 investigadores de 19 países); «Congreso Hispanoluso: La televisión que queremos. Hacia una televisión de calidad» en 2005 (450 investigadores de 16 países), «foro RTVE: Educar la mirada» (Madrid, 2007, Radiotelevisión Española).
Fonte: http://www.ull.es/publicaciones/latina/_2008/12_19_Huelva/cv_Aguaded.html