A Revista “Comunicação & Educação”, mantida pelo Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CCA/ECA/USP), acaba de ser classificada como A2 em novo Qualis da Capes, numa classificação correspondente aos anos de 2017-2019, passando, desta forma, a ocupar lugar entre as mais altas avaliações da área. A classificação ainda é provisória, pois o resultado será discutido em setembro entre as coordenações dos programas de pós-graduação, durante seminário em Brasília.

O Qualis Capes é um sistema de classificação da produção científica brasileira, baseada nos artigos publicados em periódicos de todas as pós-graduações do país. Na nova classificação, as notas são divididas em oito conceitos: A1 (a melhor categoria), A2, A3, A4, B1, B2, B3 e B4.

A revista

Comunicação & Educação abrange as inter-relações Comunicação/Cultura/Educação e mantém regularidade e continuidade de publicação. Em duas décadas, constitui um acervo de qualidade com artigos resultados de pesquisa, de reflexão e de proposição decisivos para os estudos relativos à interface Comunicação/Educação, assim como para áreas contíguas, chegando a ser considerada uma das quatro revistas mais acessadas por estudantes de pós-graduação em Comunicação, no Brasil.

Como um dos periódicos mais longevos da área, a revista registra, hoje, reconhecimento de instituições nacionais e internacionais. Foi, por exemplo, referendada na introdução de recente livro intitulado “Media Education in Latin América“, publicado em Londres, com autores latino-americanos, sob a coordenação de Teresa Quiroz, Julio Mateus e Pablo Sola, que consideraram a importância da revista nos debates em torno do conceito da Educomunicação.

A última edição do periódico (vol. 24, número 1, 2019), inclusive, teve a publicação do artigo “Expressão comunicativa por meio da Arte: construindo e refletindo sobre uma área de intervenção da Educomunicação”, de autoria dos pesquisadores Claudemir Viana (secretário executivo da ABPEducom) e Maurício Silva.

Metodologia

O coordenador da Área de Comunicação e Informação da CAPES, Edson Dalmonte, ao noticiar a nova avaliação da revista, afirmou que o Qualis Periódicos 2017-2019 levou em conta o número de citações do periódico dentro de três bases: Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto) e Google Scholar (índice h5). Foi levada em consideração, nesse contexto, a categoria em que cada base enquadra o periódico e a sua posição relativa dentro dela.

Para Dalmonte, “é inevitável que sistemas de métricas sejam utilizados nesses processos de avaliação e nossa Área tem total competência e maturidade para transitar do modelo anterior, centrado em presença em Bases Indexadoras e aspectos formais, para um modelo mais dinâmico”. E explica: “Sabemos todos que o modelo proposto pela Capes ainda precisa de ajustes, mas o uso de indicadores de acesso e citação seguramente passa a integrar os sistemas de classificação e avaliação”.

Número comemorativo dos 25 anos de fundação

Os atuais editores de Comunicação & Educação, professores Adilson Citelli e Roseli Fígaro, em colaboração com a editora executiva Claudia Nonato, preparam uma edição especial comemorativa dos 25 anos de fundação do periódico, que ocorrerá em 2020. O número especial contará com artigos escritos por pesquisadores vinculados ao CCA/ECA/USP — departamento responsável pela criação, em novembro de 2009, da Licenciatura em Educomunicação na mesma universidade. A revista foi fundada pela professora Maria Aparecida Baccega, sucedida, em sua função de editora, pela professora Maria Cristina Costa.

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