No último dia 19 de setembro, a Revisa Comunicação & Educação, editada pelo CCA-ECA/USP comemorou seus 30 anos de atividade e os 1329 artigos publicados em 72 edições durante Colóquio realizado no auditório Lupe Cotrim do edifício central da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professores fundadores do periódico e demais colaboradores estiveram presente na festividade, como o presidente da ABPEducom, Ismar de Oliveira Soares.
A editora da revista, Claudia Nonato, em sua intervenção no evento, informou que, até a presente data, haviam sido registrados um milhão e meio de acessos/downloads no site da revista. Adiantou, igualmente, que a Comunicação & Educação, fundado em 1994, pela Profa. Maria Aparecida Baccega, ocupa, hoje, uma boa posição no ranking de revistas “h5” do Google Scholar de 2024, com fator de impacto 8, ou seja: trata-se de um veículo consolidado no meio científico.
A comemoração foi aberta, às 16hs, pela professora Maria Cristina Mungioli, que representou os professores do Departamento de Comunicações e Artes (CCA/ECA), o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), do qual é vice coordenadora, e ainda o Comitê Gestor da revista. Em seguida, a professora Roseli Figaro, atual diretora editorial, deu as boas-vindas a todos os presentes, passando a palavra ao Prof. Adilson Citelli, para que ministrasse a palestra “Do analógico ao digital – 30 anos de Comunicação & Educação”, onde fez um paralelo entre a revista e o desenvolvimento do campo da Comunicação durante esse período.
Como tela de fundo, o professor exibiu a capa e o sumário da primeira edição da revista, tecendo comentários a respeito dos temas discutidos naquela época e hoje em dia. Com o bom humor habitual, o professor encerrou a palestra comentando: “Esperamos que a revista Comunicação & Educação mantenha, nos anos vindouros (quando comemorar o seu jubileu de ouro, e alguns de nós estivermos lendo, talvez no mundo quântico, os textos por ela postos em circulação) a mesma vitalidade e capacidade de disponibilizar pesquisas, reflexões, proposições que associem o analógico e o digital a uma possível nova nomenclatura capaz de revelar, menos a euforia tecnossolucionista e mais a busca de um mundo marcado pela justiça, pela fraternidade, pela democracia participativa”.
A seguir, uma nova mesa foi formada, para homenagear professores e professoras que contribuíram para a produção da revista ao longo desses 30 anos. Foram eles: o professor Adilson Citelli, membro permanente da equipe editorial desde a fundação da revista e as professoras Maria Cristina Castilho Costa, editora da revista por mais de dez anos; Maria Ignes Carlos Magno, responsável pelas resenhas sobre telenovela e cinema por todo esse tempo e, finalmente, a professora Ruth Ribas Itacarambi, que, ao longo do mesmo período, contribui com a coluna “Atividades em Sala de Aula”. Os quatro receberam placas comemorativas e deram os seus depoimentos.
A idealizadora e fundadora de revista, ao lado dos professores do CCA, Maria Aparecida Baccega, foi especialmente lembrada em vários momentos pelos integrantes da mesa e pela professora Roseli Figaro, que também homenageou nominalmente os integrantes das equipes que deram sustentação às edições da revista ao longo dos trinta anos.
Os professores Ismar de Oliveira Soares e Maria Immacolata Vassalo de Lopes, presentes ao evento, também foram lembrados. Lopes, pela introdução, nas páginas da revista, da análise da telenovela brasileira, na perspectiva dos estudos de recepção e Soares – jornalista responsável pela revista – por sua colaboração, mediante a produção regular de uma bibliografia especializada em Comunicação/Educação, além de ter buscado apoio da Editora Salesiana e da Editora Paulina para a impressão do periódico, em diversas ocasiões.
Nos debates que se deram, ao longo do Colóquio, dois fatos foram lembrados: (I) o editorial da primeira edição, em 1994 , intitulado “Do mundo editado à construção do mundo”, escrito por Baccega e que passou a reger os princípios editoriais da revista até hoje; assim como (II) a manchete do número inaugural (“Leitura Crítica da Comunicação”), apontando para a sintonia da revista com o movimento latino-americano de educação para a comunicação, prática que estava na raiz da emergência do conceito a Educomunicação, hoje título do curso de licenciatura mantido pelo CCA-ECA/USP. Tais histórias e momentos de emoção demonstram a importância da revista Comunicação & Educação para a ECA/USP e para todos e todas que criaram e mantiveram o projeto.
O encerramento foi feito com um coquetel, com direito a bolo de aniversário, e muitas conversas sobre os 30 anos da publicação.
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