Cultura infantojuvenil na perspectiva da Educomunicação

Authors

Claudemir Edson Viana (ed)
Juliana Pádua Silva Medeiros (ed)
Michele Marques Pereira (ed)

Synopsis

A coletânea Cultura Infantojuvenil na perspectiva da Educomunicação reúne artigos que resultaram de investigações realizadas por discentes da disciplina "Educomunicação na cultura infantojuvenil: do convívio com a mídia ao protagonismo crítico", ministrada pelo prof. Dr. Claudemir Edson Viana (Secretário Executivo da ABPEducom e coordenador do NCE/USP) na Escola de Comunicações e Artes da USP de 2015 a 2018. São dezessete  capítulos que abordam temas relacionados à interação de crianças e adolescentes com mídias tradicionais e, principalmente, a internet e os produtos culturais de interesse deste público. As investigações e análises foram realizadas a partir de observação de sujeitos e de dados tomados de pesquisas do Cetic.br/CGI (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação / Comitê Gestor da Internet no Brasil): Tic Kids Online Brasil e Tic Educação, realizadas nos últimos cinco anos. A partir do paradigma da Educomunicação, os estudos apresentam reflexões sobre o uso que crianças e adolescentes fazem de tecnologias da informação e comunicação e os produtos culturais do interesse delas, e sobre como mediações culturais (escola, família, etc) podem atuar para garantir qualidade e segurança nestas práticas, aprendizagens significativas e protagonismo crítico deste público em especial.

Chapters

  • O poder da fala às crianças e aos adolescentes, porque eles têm um mundo a construir
    Ismar de Oliveira Soares
  • Apresentação
  • Cultura infantojuvenil contemporânea na perspectiva da educomunicação: investigações sobre crianças e jovens quanto ao uso de mídias e internet
    Claudemir Edson Viana
  • Educomunicação e Educação Formal
  • Quando o coletivo vai à escola: educomunicação e juventudes no extremo sul da cidade de São Paulo
    Juliana Salles Souza
  • Educomunicação e o desafio do uso das TICs em sala de aula: um diálogo entre os saberes docentes e discentes
    Christiane Pitanga
  • A educomunicação como alternativa de aproximação entre a escola e o mundo midiatizado: Estudo comparado sobre o uso de mídias digitais e o acesso à internet por crianças e jovens
    Wellington Nardes
  • Protagonismo infantil na internet e o lugar da escola: Análise de dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil
    Lara Chaud Palacios Marin
  • Público infantojuvenil: orientações dos professores sobre o uso da internet
    Gláucia Silva Bierwagen
  • Redes sociais digitais e educomunicação: protagonismo e participação de jovens na Rádio JMS
    Douglas Calixto
  • O potencial do rádio no processo educativo e dialógico
    Isys Helfenstein Remião
  • Sobre exercícios de ver e de produção midiática: O conceito de MUNDO EDITADO abordado em sala de aula
    Juliana Pádua Silva Medeiros
  • A experiência educomunicativa no Colégio Educarte: oficinas de criação de jornal-escolar para o facebook
    Felipe dos Santos Schadt
  • La Casa Amarilla: um olhar sobre a abordagem pedagógica da escola peruana e sua aproximação com a Educomunicação
    Suéller Costa
  • Culturas, Mídias e Educomunicação
  • Percepções sobre os desenhos animados na primeira infância e a mediação parental
    Michele Marques Pereira
  • De que forma e com quais benefícios poderia ocorrer a (re)interpretação da obra “Harry Potter” por meninas de 12 anos
    Vanessa da Silva Brenner Slongo
  • Diferentes abordagens sobre mudanças climáticas em mídias televisivas: posicionamentos de estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de São Paulo
    Mariana Tambellini Faustino
  • Audiovisual e educação: possibilidades na criação de contextos dialógicos
    Valter Vicente Sales Filho
  • Segurança na rede: a dificuldade no acesso produz usuários com perfis diferentes e mais suscetíveis aos perigos da internet?
    Renata Robazza
  • Propaganda infantil on-line: levantamento de princípios educomunicativos na literatura internacional
    Lealis Vaz Meleiro Lopes

Downloads

Published

November 2, 2020

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-87460-01-7