O Conselho de Mídia Católica (Cameco, na sigla em inglês) publicou um guia com pesquisas recentes sobre comunicação e mídia. Intitulada “Media Development Literature” (Literatura sobre Desenvolvimento da Mídia, em tradução livre), a publicação do segundo semestre de 2020 reúne 300 estudos realizados em diversos países, incluindo o Brasil. Pesquisas sobre desinformação e confiança na imprensa integram a seleção.

Em um dos artigos, os aplicativos de mensagens instantâneas aparecem como a principal fonte de notícias falsas. Já a falta de confiança na imprensa é o foco do projeto “Trust in News” (Confiança nas Notícias), que entrevistou jornalistas do Brasil, Índia, Reino Unido e Estados Unidos para entender o que eles pensam do assunto.

A publicação se divide em 23 seções que abordam tópicos como comunicação internacional, minorias, política, religião, mídia comunitária, infância e juventude, conflitos e construção da paz. A relação da pandemia de covid-19 com a mídia também é tema de alguns artigos.

Duas vezes por ano, o Cameco, organização internacional de consultoria especializada em comunicação, seleciona pesquisas para integrar o manual. A maioria dos títulos está em inglês, mas também há publicações em português, espanhol, alemão e francês. O guia apresenta autores, resumo, data e acesso aos artigos completos que, em sua maioria, estão disponíveis online. A publicação mais recente e as anteriores podem ser acessadas no site da organização.

Serviço

Publicação: Media Development Literature

Ano: 2020

Custo: gratuito

Acesso: site do Cameco

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]