Acaba de estrear a segunda temporada da série Idade Mídia, que trata de educação midiática com foco em como consumir, analisar e produzir informações de forma consciente. Apresentada pelo educador, escritor e jornalista Alexandre Sayad, que é conselheiro da ABPEducom, a atração veiculada pelo Canal Futura ganha novo formato, com a participação de estudantes de várias regiões do Brasil.

O programa fala sobre como a mudança de comportamento a partir do uso da tecnologia amplia as possibilidades de aprendizagem, colocando o estudante numa posição ativa em busca de conhecimento, e como a educação tradicional está desalinhada com a realidade dos jovens. A presença da mídia é analisada não só sob a perspectiva da escola, mas da comunidade e da família.

O primeiro episódio, que aborda a educação híbrida, tem a participação do professor, pesquisador e conselheiro da ABPEducom Ronaldo Nunes Linhares. A série debaterá também outros temas: como as mídias podem reaproximar a escola dos estudantes e criar uma aprendizagem que faça sentido; o uso de memes como recurso de educação; estratégias que desenvolvem autonomia dos estudantes; o papel da mídia na popularização da ciência; os limites do cotidiano multitelas para crianças e jovens; e a utilização de recursos abertos da internet para aprendizagem.

No novo formato, os universitários do Laboratório de Mídias Aplicadas à Educação (Lab.me) não só participam dos debates, mas também produzem conteúdo para os episódios. Eles foram selecionados por edital, dentre mais de 1.100 candidatos, e interagem no formato remoto, o que possibilitou a inclusão de jovens de várias partes do país.

O Idade Mídia vai ao ar no Canal Futura todas as segundas-feiras, às 21h30. Os episódios também estão disponíveis nos aplicativos Canais Globo e Globoplay.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]