Ismar de Oliveira Soares, professor titular sênior da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e presidente da ABPEducom, assina o prefácio do livro “Tamo junto: O argumento estudantil e sua gramática em uma arena de conflitos”, escrito pela jornalista Patrícia Guimarães Gil e lançado em junho pela Editora Appris. 

A obra conta a experiência de debates com jovens do ensino médio em São Paulo em meio aos protestos estudantis contra a reordenação da rede estadual de ensino em 2015. O livro é fruto da pesquisa de doutorado da autora pela USP, cujo objetivo foi entender de que maneira a comunicação poderia ajudar na resolução de microviolências no espaço escolar. 

O estudo teve como um dos seus principais temas a comunicação pública, compreendida como aquela que favorece a expressão dos cidadãos e o reconhecimento de seus direitos através do diálogo. 

O presidente da ABPEducom enfatiza a relevância da obra para a promoção de políticas públicas na interface da comunicação e educação. Soares também afirma que uma das inovações da publicação é o destaque dado para a voz dos estudantes.

O contexto do movimento político de ocupação das escolas, dos casos de depredação do patrimônio escolar e das brigas violentas entre alunos compôs o ambiente de realização da pesquisa, que teve como um dos seus resultados evidenciar a contribuição da práxis comunicativa para o desenvolvimento da educação pública.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]