Os pesquisadores Francisco de Assis Silva e Emanuel de Andrade defenderam teses de doutorado sobre ações da Igreja Católica na área da Educomunicação, nos dias 17 e 25 de junho, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Silva apresentou o trabalho de Dom José Rodrigues de Souza como precursor do campo, na época do regime militar, enquanto Andrade estudou o papel exercido por Dom Helder Câmara, na defesa dos Direitos Humanos, especialmente o direito à expressão, durante o mesmo período.

Os trabalhos são resultantes do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP e o Departamento de Ciências Humanas da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), localizado no campus de Juazeiro.

A tese “Educomunicação no sertão do São Francisco: o papel do Acervo Dom José Rodrigues de Souza em Juazeiro da Bahia” identifica as perspectivas educomunicativas presentes na comunidade católica por meio das práticas do “bispo dos excluídos” nas décadas de 1970 e 1980. Sob orientação de Ismar Soares, professor da ECA/USP e presidente da ABPEducom, Silva investigou o conjunto de ações comunicativas com intencionalidade colaborativa e cidadã presentes em três ações específicas: a Política de Educação Popular, o Projeto de Comunicação Social e a construção de uma biblioteca a serviço das pastorais e dos comunicadores da Diocese. Hoje, essa coleção tem o nome de Dom José e está sob os cuidados da UNEB.

Segundo a pesquisa, o que distinguia tais ações não era a intervenção direta do bispo, mas as condições por ele criadas para que os moradores da região assumissem seu próprio protagonismo ao se manifestarem sobre temas de interesse público e comum, principalmente no período da construção da barragem de Sobradinho (BA). Assim, Dom José precedeu, em quatro décadas, o que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil viria a definir como meta para ação da Igreja somente em 2014: a Educomunicação.

Já Andrade, em sua tese “Dom Helder Câmara: Igreja e imprensa durante a ditadura militar”, analisa a trajetória do arcebispo de Olinda e Recife (PE) no período da ditadura civil-militar. Mesmo com seu nome vedado para circulação nos órgãos da imprensa, o religioso foi considerado um dos mais convincentes oradores de seu tempo, estimulando seus interlocutores a defender os Direitos Humanos.

Nesse estudo histórico e documental, sob orientação da professora Sandra Reimão, da ECA/USP, o pesquisador teve acesso aos documentos da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (de Pernambuco), a reportagens jornalísticas  e a correspondências pessoais do arcebispo. Andrade aborda ainda a relação direta e constante do “bispo vermelho” com a comunidade, além de seu contato com artistas como Milton Nascimento, Elis Regina e Henfil.

As duas teses foram debatidas em live no dia 7 de julho, transmitida pelo Canal EcuSS Cultural no YouTube. O encontro virtual contou com a coordenação do professor Josemar Martins, da UNEB, e teve a participação dos autores e do orientador Ismar Soares.

Imagem em destaque: Dom Hélder Câmara e Dom José Rodrigues de Souza (Reprodução)

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4 respostas a “Pesquisas identificam lideranças católicas como precursores da Educomunicação”

  • O nosso próximo passo é fortalecer a Educomunicação no Nordeste. Um grupo de educadores estão organizando núcleo da ABPEducom no Nordeste.

  • Muito bom ir às raízes da Educomunicação, que está em lideranças e comunidades cristãs e católicas, com características fundamentais como a participação, o diálogo, a promoção das pessoas com sujeitos do processo. Minha pesquisa no Sepac (Serviço à Pastoral da Comunicação) identifica um centro de formação, que foi berço da Educomunicação, conforme o prof. Ismar de Oliveira Soares.

    • Com certeza professora Helena. O seu trabalho e pesquisas fortalecem mais esse vínculo entre as lideranças católicas e a Educomunicação.

  • Ótimo resgate histórico dos pioneiros da educomunicação no Brasil. Parabéns aos novos doutores! Muito relevante este vínculo com a atitude crítica presente nos movimentos eclesiais de base, num momento em que a ação da igreja foi importante no combate à opressão. Exemplo a ser seguido pelas instituições religiosas nos dias de hoje. Outro educomunicador que merecia ser estudado é Humberto Mauro, considerado como cineasta que inventou um cinema genuinamente brasileiro.

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