Na segunda quinzena de março, o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo anunciou o lançamento do curso “Imprensa Jovem: Estudante Mediador dos ODS/UNESCO”, iniciativa voltada à formação de educadores e estudantes interessados em fortalecer suas práticas educomunicativas, por meio da criação de projetos com ênfase na Emergência Climática e em seis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto metas e objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, focados em desafios como educação, desigualdades de gênero, pobreza, mudanças climáticas, dentre outros.

O curso, que terá início em maio, se estrutura na abordagem de estratégias de comunicação voltadas à mobilização social, combinando atividades assíncronas e encontros ao vivo. Dentre os ODS abordados na iniciativa estão: Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Ação contra a Mudança Global do Clima e Parcerias e Meios de Implementação. Para obtenção da certificação, os participantes do curso deverão aplicar os conhecimentos articulados no desenvolvimento de propostas de intervenção social.

Como destacado pela organização do curso, a formação contempla temáticas relevantes à Educomunicação e ao jornalismo estudantil, dentre elas:

  • Imprensa Jovem e Imprensa Mirim – A experiência das agências de notícias escolares
  • Cobertura jornalística e entrevistas – Técnicas para uma apuração eficaz
  • Podcast e produção jornalística – Conteúdos multimídia na educação
  • Leitura crítica da mídia – Como interpretar e questionar narrativas
  • Telejornalismo e fotojornalismo – A importância das imagens na informação
  • Emergências Climáticas e os ODS – Projetos para conscientização e ação nas escolas

O Imprensa Jovem

O projeto Imprensa Jovem, idealizado por Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da prefeitura de São Paulo, promove a criação de agências de notícias em escolas do Ensino Infantil e Fundamental da capital paulista, em que estudantes protagonizam processos de criação de pautas, pesquisa e edição de conteúdos midiáticos. A iniciativa teve início em 2005, em uma escola da zona leste da cidade, e atualmente se aproxima da casa dos 100 mil beneficiados na rede municipal de ensino de São Paulo.

Ao longo de quase duas décadas de atuação, o Imprensa Jovem, que se consolidou como o mais importante projeto de alfabetização midiática e Informacional da América Latina, trouxe relevantes contribuições à educação pública paulistana. 

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *