Até o dia 31 de maio, a Mostra Itinerante em celebração aos 100 anos de Mario Kaplún e Ana Hirsz, pioneiros da comunicação educativa e comunitária na América Latina, fará parte da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências Humanas e de Educação (FAED), na escadaria ao lado dos serviços gerais. Organizadores da mostra acreditam que esta é uma oportunidade para homenagear o trabalho extraordinário desse casal de uruguaios e para refletir sobre o poder transformador da educação e comunicação comunitária e popular.

A mostra, que começou em abril no Centro de Comunicação e Artes (CCA) da Universidade Federal de Santa Caratina (UFSC), contou com mesa de abertura, oficinas e mesa de debate protagonizadas pelo filho do casal Gabriel Kaplún,  professor e pesquisador da Universidad de la República Uruguay (UDELAR). Já a mesa “Desafios da Educomunicação e Educação Midiática na atualidade”, teve a participação de Gabriel Kaplún (UDELAR), Ademilde Silveira Sartori (UDESC) e Mônica Fantin (UFSC), com mediação do professor Rafael Gué Martini (UDESC). Esta última foi gravada na íntegra e está disponível no Youtube do CEAD/UDESC.

A organização e coordenação dos eventos e da mostra é resultado de uma parceria entre o Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA) e do Centro de Educação a Distância (CEAD) da UDESC com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), O Curso de Jornalismo da UFSC, o Projeto de Extensão Jornalismo e Ação Comunitária (JAC/UFSC), o Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA), o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e a Associação de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom).

Mais informações pelo e-mail: lela.cead@udesc.br ou pelo telefone (48) 99129-8990.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]