Os mais de 11 mil exemplares do livro “A cor na voz”: identidade Étnico-Racial, Educomunicação e Histórias de Vida”, escrito pela diretora da ABPEducom, Paola Prandini, foram distribuídos, em abril deste ano, para as bibliotecas de todas as escolas da cidade de São Paulo. A aquisição da obra, lançada em 2018, foi feita pela Rede Municipal de Educação da capital paulista. 

Fruto da dissertação de mestrado “A cor na voz: linguagem e identidade negra em histórias de vida digitalizadas por meio de práticas educomunicativas”, pela qual Prandini buscou analisar como se dá a construção da identidade negra de jovens, por meio da coleta de discursos de alunos da 8ª série de uma escola pública São Paulo, o livro, segundo a jornalista, tem caráter interdisciplinar e, portanto, pode ser trabalhado em qualquer disciplina da grade curricular das instituições públicas de ensino durante qualquer ano letivo. 

“É uma grande conquista e honra para mim, uma vez que a pesquisa foi realizada no chão da escola e precisava retornar para esse ambiente”, afirma Prandini. 

“O livro busca fazer uma reflexão em torno do processo de construção da identidade étnico-racial, por meio da produção de histórias de vida digitalizadas, em uma proposta educomunicativa para a promoção da equidade étnico-racial”, completa a educomunicadora sobre a contribuição que a obra pode promover para o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, previsto em lei.

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

3 respostas a “Livro escrito pela diretora da ABPEducom ganha espaço nas bibliotecas das escolas municipais de São Paulo”

Os comentários estão desativados.