Dando continuidade ao ciclo de lives de 2021, a ABPEducom anuncia mais uma transmissão. Com o tema “Cinema e Educomunicação”, a atividade acontece no dia 29 de junho (terça-feira), a partir das 17h, e terá a presença de:

  • Sandra Raquew dos Santos Azevêdo, professora associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com graduação em Jornalismo, especialização e mestrado em Educação e doutorado em Sociologia, todos os cursos pela UFPB. Atua no Departamento de Jornalismo da instituição, nas áreas de Educomunicação e Estudos de Gênero e Mídia. É autora dos livros “Perfis em Jornalismo Cultural”, publicado pela Editora Ideia, e “Mulheres em Pauta: gênero e violência na agenda midiática”, “Cartografias: escritos sobre mídia, cultura e sociedade” e “Gênero, Rádio e Educomunicação: caminhos entrelaçados”, publicados pela Editora da UFPB. Azevêdo integra o Grupo de Pesquisa sobre Comunicação Comunitária e Mídia Local da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e coordena o Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Gênero e Educomunicação (Objor-Semiárido/UFPB).
  • Diego Balbino, fotógrafo com graduação em Artes Visuais (Licenciatura em Educação Artística). Ele atuou como educador em diversas instituições de ensino, como Senac, Fundação das Artes e Casa do Olhar, além de ter realizado trabalhos junto às Prefeituras de Santo André, de São Paulo e de Diadema. Na área de projetos, também atuou em parceria com o negócio social AfroeducAÇÃO como arte-educador e educomunicador, tendo publicado o livro “Carolinas” e mediado o projeto “Revirando Memórias”, com foco no uso do audiovisual para o combate ao genocídio da juventude negra e periférica brasileira, que resultou no documentário de curta-metragem “De quem é essa história?”. Balbino também foi educador de multimeios na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha e atuou como formador de professores no Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP). Durante a live, o arte-educador apresentará também o estudante Ericles, de 22 anos, responsável pela gravação de áudio do curta “De quem é essa história?”.
  • Cláudia Mogadouro, sócia-fundadora da ABPEducom e historiadora com especialização, mestrado e doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM/USP), além de ser formadora audiovisual de professores no Núcleo de Educomunicação da SME-SP. Mogadouro criou e coordena o Grupo Cinema Paradiso, o Coletivo Janela Aberta e a divisão paulista do Cineduc, grupo pioneiro de cinema e educação que iniciou suas atividades no Rio de Janeiro, em 1970.

A mediação e curadoria do ciclo de lives são de Paola Prandini, diretora cultural da ABPEducom e cofundadora da AfroeducAÇÃO, e de Mauricio Virgulino, vice-presidente da Associação e doutorando em Artes Visuais pela USP.

A transmissão é realizada pelo canal da ABPEducom no YouTube. O público pode interagir com perguntas e comentários por meio do chat. A gravação ficará disponibilizada no mesmo espaço. Haverá interpretação simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O evento tem o apoio do NCE/USP e do Laboratório de Educação, Linguagem e Arte do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (Lela/Cead/Udesc).

Serviço

Live ABPEducom: Cinema e Educomunicação

Data: 29 de junho (terça-feira)

Horário: 17h

Transmissão: canal da ABPEducom no YouTube

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]