Por Felipe Saldanha
As atividades do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação foram registradas pelos jovens participantes da cobertura educomunicativa. Mais de 50 alunos foram envolvidos, a maioria na faixa etária de 13 a 17 anos, mas incluindo também estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles tiveram o apoio de mais de dez professores e instrutores das instituições participantes, assim como dos estagiários da Licenciatura em Educomunicação da USP e dos integrantes da Comissão de Comunicação do evento, para produzir textos, fotos e vídeos.
A cobertura reuniu um “pool” de instituições públicas e privadas da cidade de São Paulo, tanto acadêmicas quanto da sociedade civil organizada: escolas municipais que participam do programa Imprensa Jovem, as de ensino fundamental (EMEFs) Professor Jairo de Almeida e Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Anhanguera, o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Perus I e o Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Jaraguá; a Escola Estadual Mauro de Oliveira; o Colégio Dante Alighieri, particular; os Escoteiros do Brasil – Região São Paulo e a ONG Viração Educomunicação.
Segundo o coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Carlos Lima, responsável pela supervisão do Imprensa Jovem em todas as escolas da rede, o trabalho integrado com outras redes e organizações foi um “plus” especial do Congresso. “Para as equipes de Imprensa Jovem, foi um canal de intercâmbio importantíssimo para o aprendizado, já que colaboradores profissionais e estudantes de Comunicação apoiaram com seus expertises”, completa Lima.
Por sua vez, a equipe do projeto Dante em Foco, realizado pelo Dante Alighieri, destaca o interesse e o empenho dos alunos do colégio desde a etapa de preparação, durante a qual fizeram pesquisas sobre os convidados do evento. A instituição levou para o Congresso o seu estúdio móvel, instalado em um ônibus adaptado. “O fato de estarem em um ambiente diferente, com pessoas de outros países e, sobretudo, na USP, encantou os alunos, que se esforçaram muito para personalizarem as entrevistas e captarem imagens do evento”, comenta a equipe em nota enviada à ABPEducom, na qual conta também as dificuldades enfrentadas. “O ritmo do evento é muito imprevisível (Quem chegará no estúdio? Estaremos preparados? Será que vão me entender? Vou conseguir me expressar bem em outro idioma?) e isso o tornou ainda mais desafiador para os alunos”.
A analista de comunicação dos Escoteiros SP, Natália Freitas, revela que, apesar do “receio em relação a como os jovens atuariam quando percebessem a densidade do evento”, percebeu que todos se saíram muito bem, com muito aprendizado e dedicação. “Alguns se manifestaram no nosso grupo de WhatsApp agradecendo pela oportunidade e elogiando a experiência. O mais legal, para mim, foi ver que alguns não tinham a menor intenção de seguir na carreira de comunicação, mas tinham senso crítico apurado, o que na verdade é necessário em qualquer área de formação”, diz Freitas. “Percebi também uma empolgação na maioria dos jovens em estar dentro da USP, conhecendo aquele espaço. Poucos já haviam visitado a USP em outras ocasiões. Pareceu uma aproximação muito positiva para eles”.
Confira algumas das produções desenvolvidas pelos jovens participantes da cobertura educomunicativa:
Entrevista do repórter jovem Lucas Nicoletti, dos Escoteiros SP, com alunos da USP
“Entendendo a educomunicação”: matéria da Agência Jovem de Notícias (Viração)
“A opinião dos jovens importa”: matéria da Agência Jovem de Notícias (Viração)
Vídeo produzido pelos alunos do projeto Escola na Tela, da Escola Estadual Mauro de Oliveira:
Vídeo produzido pelas guias Fernanda Maffi e Beatriz Cirello, repórteres jovens dos Escoteiros SP:
Entrevista das crianças da Imprensa Jovenzinha, da escola de ensino infantil CEI Jardim Reimberg, aos alunos da Imprensa Jovem, da escola de ensino fundamental CEU Parque Anhanguera, ambas da rede municipal de São Paulo:
Vídeo produzido pelos alunos da EMEF Professor Jairo de Almeida:
Um dos tweets da cobertura produzida pelo projeto Imprensa Jovem +, do CIEJA Perus I:
#ComEdu2018 A aluna repórter Gicélia Pires viveu no dia 13 de novembro a emoção de fazer a cobertura jornalística do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO. pic.twitter.com/5xAGygdjRk
— CIEJA PERUS I (@ciejaperus1) November 14, 2018
Entrevistas de convidados internacionais do Congresso aos alunos do Dante em Foco, do Colégio Dante Alighieri:
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