A redação do projeto “YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital”, iniciativa coordenada por Maria José Brites, associada da ABPEducom, convida jovens de todo mundo a enviarem, até setembro deste ano, produções jornalísticas de temas de seu interesse, desde que relacionados à Agenda 2030. O projeto, vinculado à Universidade Lusófona e ao Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT), tem como foco principal os interesses, necessidades e processos de socialização envolvidos no consumo de notícias em diferentes âmbitos, como família e escola, por exemplo.

Mensalmente, são lançados no website do projeto desafios temáticos interligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, como educação gênero, a redução das desigualdades, mudanças climáticas, direitos humanos, extremismos e desinformação, temáticas em que os jovens proponentes devem se basear em suas produções. O tema proposto entre os meses de junho e julho, por exemplo, desafia os autores a promover a diversidade, os direitos humanos e a desconstrução de estereótipos, com textos que apresentem histórias de resistência e luta por direitos e inclusão de grupos marginalizados socialmente. Já a proposta mais recente, que aceita envios até o dia 30 de setembro, motiva os jovens a escreverem sobre a importância da media education e do jornalismo, levando em consideração o crescente cenário de desinformação no âmbito das mídias digitais. Todos os desafios publicados podem ser consultados no site da iniciativa

Por meio de uma dinâmica participativa, a YouNDigital incentiva um exercício crítico de cidadania entre as juventudes de diferentes nacionalidades. “Pretende-se que a diversidade facilite a expressão e o diálogo de pontos de vista amplos, motivo pelo qual a redação está aberta à participação de jovens de todo o mundo. São aceitas contribuições em Português, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano. A redação YouNDigital pretende promover a ação participativa dos jovens, comprometida com uma atitude ativa e crítica. Esta redação pode conter notícias com recursos sonoros, vídeos e outras imagens, hyperlinks e texto, e ir ao encontro do estatuto editorial. O segredo é deixar a criatividade fluir”, destacam Maria José Brites e Margarida Maneta, integrantes da organização do projeto. 

Serviço:

Para maiores informações, acesse a página inicial do projeto. Para enviar seu texto, entre na página de acesso da iniciativa e crie/entre em sua conta do site. 

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.