A Faculdade de Educação da USP prestou, na tarde do dia 25 de maio de 2015, uma homenagem aos 200 anos de nascimento de Dom Bosco, no contexto do II Encontro de História da Educação e Religião. O evento teve como objetivo rememorar e celebrar a contribuição de pensadores católicos ao campo da educação mundial.

O seminário centrou seu foco nas contribuições de Jan Hus (lembrando os 600 anos da morte), Dom Bosco (os 200 anos do nascimento) e Thomas Merton (os 100 anos do nascimento).
Palestra
A palestra sobre Dom Bosco foi proferida pela Mestra Débora Maria Marcondes Querido que apresentou um panorama do contexto histórico-sócio-eclesial do surgimento da Congregação Salesiana, por ele fundada, na Europa e de seu ingresso na América Latina, pela Patagônia e pelo Brasil. Demonstrou a peculiaridade da proposta de Dom Bosco no atendimento à infância e à juventude das diferentes classes sociais, dando preferência para as classes populares, opção pela qual é reconhecida historicamente. Ressaltou a contribuição que o resgate permanente da memória tem ajudado a organização salesiana a retomar seus fundamentos na reavaliação dos contextos decorrentes das transformações político-econômico-religiosas pela quais vem passando a sociedade contemporânea.

Educomunicação & Amorevolezza
Após a palestra, o professor Ismar de Oliveira Soares, docente da ECA/USP e ex-aluno salesiano, sinalizou para o fato de Dom Bosco, ao lado de outros teóricos e educadores de diferentes tendências, como Célestin Freinet, Janus Korczak e Paulo Freire, ser considerado como precursor da prática da educomunicação, conceito pesquisado e sistematizado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, e presente na proposta educativa de muitas escolas salesianas, em todo o mundo, particularmente na América Latina. A contribuição de Dom Bosco para a educomunicação está marcada, segundo o Núcleo de Comunicação e Educação da USP pelo conceito de “amorevolezza”, parte substantiva do sistema preventivo salesiano.

O Mestrado foi sobre o Liceu Coração de Jesus
A palestra da professora Débora Querido tomou como base sua dissertação de mestrado, defendida em 2011, com o título: “A implantação do sistema preventivo em São Paulo: a especificidade de sua aplicação no Liceu Coração de Jesus”, acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18052011-085718/pt-br.php (acesso à dissertação no final da ficha, em dois arquivos).