O Prof. Ismar Soares acaba de receber da Agência USP de Inovação o convite oficial para receber o Prêmio USP “Trajetória pela Inovação”, instituído pela Resolução USP no7.184, de 17.03.2016. A solenidade, presidida pelo Magnífico Reitor da USP, será realizada em 23/08/2018, às 10h30min, no Anfiteatro do IEE, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 – Cidade Universitária – São Paulo – SP.
A I Edição 2017 do referido prêmio contou com 43 indicações de nomes de Docentes da Ativa e 09 “In Memoriam”, as quais foram propostas pelo conjunto de Unidades, Museus e Institutos Especializados da Universidade de São Paulo.
O Conselho de Pesquisa, em sua 149a Sessão, de 06/12/2017, referendou a indicação de 5 docentes da ativa, com a justificativa de que “se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações, tecnológicas culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do país”. São eles:
- Prof. Dr. Glaucius Oliva (IFSC – Instituto de Física de São Carlos);
- Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (ECA – Escola de comunicações e Artes);
- Prof. Dr. Jose Roberto Postali Parra (ESALQ Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”);
- Prof. Dr. Kazuo Nishimoto (EP – Escola Politécnica);
- Prof. Dr. Marcelo Britto Passos Amato (FM – Faculdade de Medicina).
O Magnífico Reitor, mediante proposta desta Comissão Coordenadora, concedeu ao Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (IFSC) o Prêmio USP – “Trajetória pela Inovação” – “In Memoriam”.
Um prêmio à Educomunicação
A concessão do Prêmio ao Professor Ismar deveu-se ao seu envolvimento com a inter-relação Comunicação/Educação desde seu ingresso na USP (1988), e do protagonismo que exerceu na criação do NCE- Núcleo de Comunicação e Educação (1996), responsável pela sistematização do conceito da educomunicação (1999), e de sua disseminação pelo Brasil e América Latina (a partir do ano 2000), culminando com a adoção da prática como política pública em níveis municipal, estadual e federal, especialmente em áreas como Educação não formal, Ensino Formal, Sustentabilidade e Saúde.
Um primeiro reconhecimento público ao trabalho do NCE/USP adveio em 2004, quando o Prof. Ismar foi convidado pela Multirio a integrar a equipe promotora do Summit Media for Children, a ser realizado no Rio de Janeiro. Ao assumir a coordenação da programação acadêmica do evento, o Prof. Ismar promoveu um diálogo entre as diferentes correntes que, no mundo, trabalhavam com o tema da relação entre Mídia e Educação. No ano subsequente, a INTERCOM concedia ao NCE o Prêmio “Grupo Inovador”, outorgado em seu congresso realizado na mesma cidade do Rio de Janeiro.
Ao longo dos últimos 20 anos, pesquisadores de 90 centros de Pós-Gaduação do país somaram-se ao esforço da ECA/USP, com a adoção do conceito da educomunicação como tema ou referencial de pesquisas, do que resultou na produção de aproximadamente 300 investigações científicas, em nível de mestrado e de doutorado (Banco de Tese da CAPES, levantamento a partir da expressão Educomunica*).
O reconhecimento da USP aos resultados deste trabalho coletivo ficou explicitado, em novembro de 2009, com a aprovação, pelo Conselho Universitário, da Licenciatura em Educomunicação, implementado, a partir de fevereiro de 2011, no CCA/ECA-USP.
O reconhecimento da USP aos resultados deste trabalho coletivo ficou explicitado, em novembro de 2009, com a aprovação, pelo Conselho Universitário, da Licenciatura em Educomunicação, implementado, a partir de fevereiro de 2011, no CCA/ECA-USP.
Prêmio coletivo
Em mensagem ao Diretor da ECA, Prof. Eduardo Monteiro e à Chefe do CCA, Profa. Cristina Mungioli, o Professor Ismar creditou o prêmio aos professores e pesquisadores do Departamento de Comunicações e Artes e da própria ECA, lembrando que o tema da relação Comunicação/Artes/Educação faz-se presente em todos os departamentos que compõem a unidade. Lembrou, ainda, que docentes e estudantes da ECA integraram os grandes projetos implementados pelo NCE/USP junto à prefeitura de São Paulo (2001 e 2004), ao Estado de São Paulo (2002), aos Estados do Centro-Oeste (2005-2007) e ao MEC (2006-2012). No caso específico de São Paulo, o esforço da ECA gerou uma prática ainda presente nas escolas do município, chegando-se, hoje, a 750 projetos na área, numa ação que vem sendo intensificada e consolidada com a recente criação do Núcleo de Educomunicação da Secretaria de Educação.