Acima: Jornada Pedagógica teve a presença da prefeita Moema Gramacho
Tendo como tema “Escola, Cultura Digital e BNCC”, a Jornada Pedagógica 2019, da Secretaria de Educação (Semed) de Lauro de Freitas (BA), reuniu um grupo de 800 professores nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2019, com a meta de promover “uma relação crítica, reflexiva e ética” da educação com a nova cultura emergente.
Foram convidados para a sessão de abertura dois especialistas: os professores Silvana Ferreira, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e Ismar Soares, da Universidade de São Paulo (USP), presidente da ABPEducom.
Ferreira debruçou-se sobre o tema das desigualdades do acesso da juventude ao mundo digital e da necessidade de o sistema educacional prover formação adequada e eficiente, permitindo superar as desigualdades existentes nessa área, no país.
Por sua vez, Soares lembrou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui, entre as metas propostas aos educadores, compromissos programáticos tais como: (1) estimular a aplicação do projeto pedagógico à vida real dos jovens; (2) valorizar o contexto para dar sentido ao que se aprende; (3) favorecer o protagonismo do estudante; e (4) ampliar a capacidade de expressão dos alunos.
O professor acrescentou, ainda, que tais metas ganham aplicabilidade quando se identifica a natureza educomunicativa das competências gerais esperadas, entre as quais a de número 4 — “Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações”; a de número 5 — “Compreender, utilizar e criar tecnologias de informação e comunicação” e a competência de número 9 — “Exercitar a empatia, o diálogo, para a resolução de conflitos e a cooperação”.
Soares elaborou um esboço temático em PowerPoint, a ser distribuído aos docentes após o evento, abordando três subtemas: (1) “Existe espaço para a Educomunicação na BNCC?”; (2) “O Digital, lá onde os jovens se encontram!”; e (3) “Os caminhos da Educomunicação”. Este esboço destina-se a facilitar aos professores o acesso ao pensamento educomunicativo que vem se expandido Brasil afora, a partir de políticas públicas bem sucedidas, em áreas como a da educação básica; a da educação em direitos humanos; a dos cuidados com a saúde; e a área da sustentabilidade (Educomunicação Socioambiental), em nível federal, estadual e municipal.
Prefeita quer Educomunicação garantindo ensino de qualidade
Na sessão de abertura da Jornada, a importância da Educomunicação para a melhoria da prática educativa em Lauro de Freitas foi lembrada tanto pela prefeita Moema Gramacho (pela segunda vez na chefia da cidade) quanto pelo secretário municipal de Educação, Paulo Gabriel Nacif, que convidou os docentes a promoverem práticas de educação midiática, formando seus alunos para conviver adequadamente com o mundo da cultura digital. Por sua vez, a professora Cristina Kavalkievicz, coordenadora do Núcleo de Educação Básica da Semed, assinalou, em sua intervenção, o fato de a prefeitura de Lauro de Freitas estar permanentemente preocupada em garantir aos professores subsídios para que possam oferecer um ensino contextualizado e atualizado — como o proposto pela prática educomunicativa — na contramão do retrocesso que muitos querem impingir à educação no Brasil.
Tecnologia e Educomunicação em Lauro de Feitas
Os esforços das autoridades municipais já se faz presente na prática educomunicativa que vem se firmando na cidade, sob a especial liderança da professora Gabriella Santana, coordenadora do Núcleo de Educomunicação da Semed, responsável pelo I Seminário EducaDigital, realizado em setembro de 2018. Santana destaca o desenvolvimento de três projetos em particular:
– Educa 7 Minutos, com os jovens, voltado à formação para a produção e socialização de curtas-metragens. Os jovens passam por um ano de formação e, ao final, participam de uma mostra, recebendo certificação e bolsas de estudo.
– Formação de professores, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira, voltada à preparação para o uso de mídia e tecnologias. Em 2018, por exemplo, a formação enfatizou o audiovisual e a web-rádio.
– Infraestrutura, com a construção da plataforma para armazenamento de recursos educacionais produzidos por professores e alunos da rede. Projeto em desenvolvimento, previsto para pleno funcionamento no início do segundo semestre deste ano.