No último mês de março, o tema da Educomunicação foi objeto de debate no Salão de Atos da Universidade de Huelva, Espanha. A pesquisadora brasileira Marcia Koffermann defendia, no dia 28 de março, sua tese doutoral intitulada: “Educomunicação para a formação integral em contexto de infodemia: uma análise da Rede de Escolas Salesianas Brasil”. A pesquisa foi co-orientada pelos professores José Ignacio Aguaded (Um. de Huelva) e Ismar de Oliveira Soares (USP).
Em seu trabalho, Koffermann refletiu especificamente sobre a educomunicação no contexto da sociedade da informação, tendo como campo uma amostragem significativa das aproximadamente 100 escolas mantidas pela congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, em todo o território brasileiro. Os resultados da pesquisa indicaram que, durante o tempo de sua realização, a Infodemia teve efetivo poder de impactar diretamente o cotidiano escolar, mas que, em contrapartida, seus efeitos foram contrabalançados de acordo com a profundidade do trabalho educomunicativo desenvolvido em cada comunidade.
Summa cum laude!
A banca julgadora da tese foi constituída pela Dra. María Luisa Sevillano García (UNED, Madrid); pelo Dr. Donaciano Bartolomé Crespo (Un. Complutense, Madrid) e pela Dra. Gabriela Borges da (Un. de Algarve), contando com a presença dos co-orientadores Ignacio Aguaded e Ismar Soares, além de docentes e alunos do Programa Doutoral em Comunicação da Universidade de Hueva, e de religiosas salesianas de diversos países. Na sentença final, o tribunal julgador anunciou a aprovada com a distinção máxima de “outstanding cum laude”.
Com a Educomunicação, desde o ano de 2000
O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), ao qual Márcia Koffermann pertence tem a Educomunicação como linha transversal na sustentação teórica de seu trabalho no âmbito educativo. O primeiro contato entre a instituição e o conceito da Educomunicação deu-se, na verdade, no ano de 2000, em seminário ocorrido em Caracas, Venezuela, com a participação de 54 irmãs salesianas vinculadas à área da comunicação, nas três Américas, e que contou com a assessoria do prof. Ismar de Oliveira Soares, com a função de socializar as conclusões da pesquisa sobre o novo campo, promovida entre 1997 e 1999, pelo NCE/USP. No ano subsequente, em encontro realizado na cidade de Cumbayá, Equador, a Educomunicação foi oficialmente incorporada ao projeto pedagógico da instituição em toda a América Latina. Já em 2010, o FMA acabou adotando o conceito e sua prática como referencial para todas as suas obras educativas, em 70 países dos cinco continentes.
Teses documentam o avanço do conceito entre as salesianas
A pesquisa de Koffermann é, na verdade, o terceiro trabalho acadêmico sobre a educomunicação no universo salesiano, na América Latina, nos últimos dez anos. As anteriores foram a dissertação de mestrado de Antônia Alves Pereira sobre A Educomunicação e a Cultura Escolar Salesiana (ECA/USP, 2012) e a tese doutoral de Rosa Ventura Mollo Freytas, intitulada Praxis de la misión educativa de las FMA a partir del referente teórico de la educomunicación), (Universidad Femenina del Sagrado Corazón en Lima, Perú, 2013). Os diferentes trabalhos oferecem visões sobre aspectos peculiares da prática educomunicativa presente nas escolas mantidas pelas FMA.
Educomunicação e o Pacto Educativo Global
A mais recente iniciativa das FMA foi a produção, em português, com tradução para o italiano, o inglês, o francês e o espanhol do documento “A educomunicação no Pacto Global pela Educação”, uma iniciativa do Papa Francisco no sentido de sensibilizar a sociedade para uma educação voltada para as necessidades prementes de justiça e solidariedade, como documenta o o site do instituto, com sede em Roma <https://www.cgfmanet.org/infosfera/educomunicazione/educomunicazione-nella-prospettiva-del-patto-educativo-globale/ >
Acesso à tese
Os interessados em contar com um subsídio para melhor compreender o pensamento salesiano sobre a educomunicação podem contar com o livro Educomunicação Desafio à Família Salesiana (acessível gratuitamente no link: http://edbbrasil.org.br/a-literatura-salesiana/educomunicacao).
Já o acesso à tese de Marcia Koffermann pode ser feito na plataforma de teses da Universidade de Huelva, a partir do link: https://www.doctorado-comunicacion.es/ficheros/doctorandos/marcia_C_501.pdf .
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