Ao longo dos últimos 17 anos, muitas manifestações marcaram a prática educomunicativa, Brasil a fora. Muitas destas manifestações vieram acompanhadas por sentimentos de admiração e de respeito. Algumas revelaram conquista de identidade ou uma paixão incontida!

É o que revela o professor Ismar, revendo seus arquivos.

  1. Hino à Educomunicação

Em 2004, no auge do Educom.Rádio, a Profa Lizete Carmen Viesser, especialista no campo dos estudos sobre a pedagogia do ensino religioso no ensino formal (autora da Editora Vozes, Petrópolis, RJ), produziu – sob o impacto dos resultados da aplicação do conceito da Educomunicação e das transformações que este havia trazido à rede pública de São Paulo – um Hino à Educomunicação, exaltando o lado místico do conceito. “Sagrado” é quem o pratica e quem por ele é beneficiado; e ele próprio, o conceito, enquanto um novo paradigma, iluminando os caminhos da educação para a cidadania:

  1. Um namoro com o Educom

Em 2008, ocorreu o V Encontro de Jovens Educomunicadores, uma iniciativa do NCE/USP  junto com a FUNDHAS – Fundação Helio Augusto de Sousa, com a qual o Núcleo de Comunicação e Educação manteve uma parceria profícua, entre 2006 a 2011. Título do evento: ”Um Namoro com o Educom”.

O cartaz de passou a simbolizar o evento deixou uma herança carregada de significados: que mais bacana poderia envolver meninos e meninas, na pré-adolescência, do que suas tentativas de namoro! Namoro com quem? – Com o Educom!!!

Sobre o evento, vale a pena uma visita à página … da obra… EDUCOMUNICAR É PRECISO Os Caminhos da Educomunicação em São José dos Campos, de Edilene Faria Juliana Miranda < http://biblioteca.univap.br/dados/00002c/00002c60.pdf >, a partir da pg. 61.

 

  1. Jigles em linguagem de animação, na Bahia e em santa Catarina

3.1 – Na Bahia

A pedido da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, o associado Marcílio Rocha Ramos, em parceria com Davi Sales, acaba de produzir um jingle para difundir o conceito da Educomunicação.

Trata-se de um hino que dispara as formações oferecidas pela Secretaria a 27 diferentes territórios do estado nordestino, onde estão sendo desenvolvido as ações do Programa Bahia Produtiva, num programa patrocinado pelo Banco Mundial.

A principal destas atividades é o Cinemação, uma prática educomunicativa, nascida em Salvador e que já chegou aos estados de São Paulo e Ceará, e que permite a grupos de adolescentes e jovens produzirem mensagens de formação colaborativa a partir do uso da linguagem audiovisual, pelo acesso aos novos recursos da comunicação digital, especialmente do celular.

Segundo Marcílio, que promete para 2018 um livro dedicado ao seu projeto, o Cinemação inspira-se na metodologia de Paulo Freire (rodas para seleção de palavras geradoras) e no paradigma da Educom, que privilegia o protagonismo das jovens gerações, em sua arte, criatividade e compromisso com as mudanças sociais.

Confira a animação da Bahia:

 

3.2 – Em Santa Catarina

Já em Santa Catarina, os jovens do Projeto Educom.cine, liderados por Rafael Gue Martini, professor da UDESC e membro da ABPEducom, criaram e disponibilizaram na internet um jingle em homenagem ao Educom:

Confira a animação produzida pela equipe do Educom.cine, de Santa Catarina:


O Prof. Rafael é igualmente responsável pelo
Ciclo de Oficinas em Educomunicação Audiovisual, tendo como tema a proteção da Baía Babitonga, em Joinville, Santa Catarina.

Veja dois exemplos:

https://www.babitongaativa.com/single-post/2016/10/07/Ciclo-de-Oficinas-em-Educomunicação-Audiovisual-resulta-na-produção-de-seis-Curta-Metragens-sobre-a-Ba%C3%ADa-Babitonga

https://www.babitongaativa.com/single-post/2016/03/16/Oficinas-de-captação-audiovisual-mobilizam-comunidade-do-entorno-da-Ba%C3%ADa-Babitonga

Mais detalhes sobre o Educom.cine, na página: https://www.facebook.com/educom.cine/

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Educom tem um hino, um declaração de namoro e dois jingles!”

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