A Educomunicação frequentou páginas da mídia ou manteve contato com seus dirigentes, ao longo de novembro e início de dezembro de 2016.

A primeira matéria no período foi publicada no dia 8 de novembro, pelo jornal “A Crítica” de Belém, PA, tendo como tema o seminário ocorrido em Brasília, no espaço do CCS, no dia anterior, onde a educomunicação havia sido objeto de exposição pela mesa redonda que contou com a presença de Alton Grizzle, representante da UNESCO.  Clique aqui e leia a reportagem completa.

Já o último contato com a mídia, no período em foco, ocorreu em Osasco, SP, no dia 2 de dezembro, momento em que o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) recebeu, para um diálogo com seus dirigentes, um total de 22 jovens educomunicadores do Colégio Dante Alighieri e da EMEF CEU Casa Blanca, vinculados ao Educomgeraçãocidadã.2016.

Estudantes e professores vinculados ao “Educom.geraçãocidadã.2016” vistam a redação do SBT


A Visita ao SBT

A visita dos jovens educomunicadores, acompanhados por seus professores orientadores, por dois estagiários da Licenciatura em Educomunicação, assim como pela Dirigente da DRE Campo Limpo da SME-SP,  Cristina Barroco, ocorreu em virtude de um convite da emissora e contou coma presença das principais lideranças do SBT, entre as quais José Roberto Maciel, vice-Presidente; Roberto Franco, Diretor de Rede e Assuntos Regulatórios e  Rodrigo Hornhardt, diretor de jornalismo.

Na primeira fila, José R. Maciel, Vice-Presidente do SBT ouve a Profa. Lucilene Varandas

Coube ao Sr. Roberto Franco conduzir o painel de debates quem deu início à visita, informando que a formulação do convite ao projeto interinstitucional para que realizasse uma visita à emissora ocorria no contexto de um debate nacional sobre a relação entre os meios de comunicação e a infância, em torno ao dilema: proibir ou educar.


Roberto Franco, Diretor de Rede, ao lado de Maria Eduarda (Imprensa Jovem)  e Clarice (Dante em Foco)coloca  em debate: “Proibir ou Educar?

O
painel de debates contou com a presença de Patrícia Blanco, do Instituto Palavra Aberta; Ismar Soares, Presidente da ABPEducom e das estudantes Clarice Villari (Dante Alighieri) e da Maria Eduarda Silva de Oliveira (CEU EMEF Casa Blanca). Patrícia ressaltou a importância de se garantir a liberdade de expressão, substituindo a atitude controladora do estado pela auto-regulamentação e pela formação cidadã dos consumidores da mídia.
Diretor Ricardo Mantoanelli explica decisão do SBT de produzir novelas para crianças

O prof. Ismar lembrou a necessidade do sistema educativo incluir em suas metas o favorecimento ao exercício da liberdade de expressão por parte dos alunos, garantindo, desta forma, a formação de cidadãos conscientes de seus papéis sociais numa sociedade em transformação. Coube às alunas Clarice de Maria Eduardo apresentar, com desenvoltura e segurança, duas produções em vídeo que documentam o desenvolvimento do projeto Educom.geraçãocidadã.2016. Ao longo dos debates tomaram a palavra, a pedido do coordenador, as professoras Verônica Canattá (Dante) e Lucilene Varandas (Casa Blanca).

Ao longo das intervenções, o conceito da educomunicação foi debatido como uma possibilidade concreta de garantir o protagonismo das crianças, adolescente e jovens nas práticas formativas de análise de mídias. O Presidente da ABPEducom ressaltou a importância do diálogo entre o sistema de ensino e o sistema de mídias, no Brasil, no contexto da responsabilidade social que cabe a cada um dos setores envolvidos com processos de educação e de formação das novas gerações.
Uma visita aos bastidores da emissora seguiu-se aos debates, tendo a delegação do Educom.geraçãocidadã.2016 conhecido o setor dos estúdios, a área de jornalismo e a área de produção de telenovelas. As visitas foram acompanhadas por profissionais responsáveis pelos diferentes setores, com apresentações sobre os procedimentos que compõem o dia-a-dia da produção televisiva.
Projeto pioneiro, da década de 1990, foi lembrado nos corredores do SBT
Durante a visita, o diretor de redação Rodrigo Hornhardt lembrou ao Prof. Ismar que ambos haviam trabalho juntos, em meados dos anos da década de 1990, na produção de um programa de TV denominado Convocação Geral, produzido pelo Colégio Arquidiocesano, com a participação de estudantes e profissionais de comunicação, exibido, por nove anos, na grade da Rede Vida de TV. Os dois profissionais reafirmaram o pioneirismo educomunicativo daquela experiência e lamentaram o fato da Rede Marista de Ensino não ter dado continuidade à proposta.
A matéria da TV Câmara
No dia 28 de novembro foi a vez da TV Câmara de são Paulo dedicar espaço ao tema da educomunicação, com a matéria: “Estudantes de escola pública desenvolvem programa de rádio”.
O documentário traduz-se numa ilustração da natureza educomunicativa do projeto Imprensa Jovem da Prefeitura de são Paulo. Trata-se de um relato sobre como a EMEF Solano Trindade, do Jardim Boavista, respondeu a uma crítica de um de seus alunos, que em seu trabalho de conclusão do ensino fundamental havia concluído que  “a escola não era tão democrática como acostumava se apresentar”. A explicação foi dada pela Profa. Simone Aguiar, orientadora da experiência.
De acordo com a matéria da TV Câmara, produzida pelo repórter Felipe Brozco, os alunos e professores desta escola municipal na zona oeste de São Paulo estão desenvolvendo um programa de rádio que “tem provocado mudanças na comunidade local”. Para comprovar o que afirma o jornalista conversa com os pais dos alunos e com os moradores, especialmente os dirigentes da Rádio Comunitária local, que garantiram que a produção dos adolescentes não se destina apenas a cobrir o espaço interno da escola, mas que chega a toda a comunidade que circunda a EMEF Solano Trindade. A diretora Silvana Ribeiro confirma as mudanças que vêm ocorrendo na gestão das relações na escola e da escola em relação à comunidade, confirmando a natureza educomunicativa do projeto. Educar?

Assista à reportagem completa:

Jornal “A Crítica”, de Belém, PA, relata discussões do seminário sobre Educação Midiática, no Congresso Nacional
Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)