No próximo domingo, 8 de dezembro, acontece a cerimônia do ECOCINE 2024, a 32ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos. Durante o evento, que acontece a partir das 19h no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, será entregue pela primeira vez o Troféu Bem-Te-Vi – Prêmio Ecocine ABPEducom Jovem Educomunicador, iniciativa que marca a união da Associação ao ECOCINE para promover a expansão das produções audiovisuais educomunicativas realizadas por organizações nacionais da sociedade civil. Ismar de Oliveira Soares,  presidente da ABPEducom, estará presente na cerimônia para representar a entidade e destacar a importância dessa nova parceria.

Criado em 2005 pela cineasta Ariane Porto, o Projeto Bem-Te-Vi é uma iniciativa educomunicativa que já produziu mais de 130 filmes de animação, ficção e documentário com crianças e adolescentes dos 5 continentes. Desde 2020 vem sendo produzida uma série de audiovisuais com o tema “O conteúdo somos nós”, com crianças, adolescentes e jovens de diversas regiões do Brasil, sobre questões sócio ambientais. Com a coordenação de Ariane Porto e dos novos coordenadores Michele Marques e Mauricio Virgulino, Diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada e Vice-presidente da ABPEducom, respectivamente, o Bem-Te-Vi comemora 20 anos de existência em 2025.

Idealizado por Ariane Porto, dirigido por Marcelo Gomes e produzido por Gregory Pena, o Ecocine é pioneiro no Brasil ao abordar a intersecção entre meio ambiente e direitos humanos. Ao longo de mais de 30 anos de histórias, o projeto reafirma seu papel como um espaço livre, onde a diversidade de vozes pode ecoar em uníssono, em um apelo urgente por uma vida sustentável. O ECOCINE é realizado em parceria com o SESI-SP, e tem o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo através da Lei Paulo Gustavo. Para conhecer todos os membros do júri e os profissionais envolvidos no Festival, acesse o website da iniciativa.

Todos os filmes selecionados para o festival estão disponíveis gratuitamente na plataforma online de streaming Tao Play, e foram exibidos em diversos eventos presenciais espalhados por várias cidades de São Paulo. As sessões tiveram o acompanhamento de palestrantes, rodas de conversa e oficinas, visando formar um público engajado nas questões de meio ambiente e direitos humanos, além de ampliar o conhecimento sobre os DESCA – Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da ONU.

Serviço:
Sobre a Cerimônia: A cerimônia do ECOCINE 2024 acontecerá no Teatro Sérgio Cardoso, na sala Paschoal Carlos Magno, a partir das 19h.
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010

 

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.