Gestão 2012-2014


Diretoria eleita na Assembleia da ABPEducom de 27/10/2012

Presidente: Prof. Ismar de Oliveira Soares (SP)

Vice-Presidente: Profª Rosane Rosa (RS)

Secretário Executivo:Claudemir Viana (SP)

Secretário de Finanças: Lilian Romão (SP) [2013…]
Cristina Uchôa (SP) [2012-2013] | 

Diretor de Comunicação: Antonia Alves (MT) [2013…]
Cristiane Parente (DF) [2012-2013]

Diretor Cultural: Silene Lourenço (SP)

Diretor de Assuntos Profissionais e Formação Continuada: Ademilde Sartori (SC)

Conselho Fiscal:Alexandre Le Voci Sayad (SP); Paola Prandini (SP); Luci Ferraz (SP) e Tatiana Gianordoli (MG)

Veja abaixo o currículo de cada membro da diretoria:


Presidente da ABPEducom

Ismar de Oliveira Soares

Jornalista formado pela Cásper Líbero e graduado em Geografia e História. Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), pós-doutor pela Marquette University (USA). Professor Titular da ECA/USP, chefiou o Departamento de Comunicações e Artes por 8 anos. Atuou como professor do Ensino Médio, em escolas públicas e privadas nas décadas de 1970 e de 1980. No ensino superior, atuou na Universidade Metodista de São Paulo.

Fundou e coordena o NCE – Núcleo de Comunicações e Artes (USP). Coordena a Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP. Esteve à frente da pesquisa que definiu e sistematizou, entre 1997 e 1998, o conceito da educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica na interface comunicação/educação. Promoveu, a partir do ano de 2000, 18 congressos, simpósios e encontros nacionais sobre a temática. É jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação, tendo colaborado ativamente para fundação da revista Viração. 
Vem colaborando, ao longo das duas últimas décadas, para que o conceito da educomunicação seja operacionalizado em níveis municipal, estadual e federal, através de políticas públicas, permitindo novas formas de gestão da comunicação nos processos educativos sejam implementadas. Para tanto, contribui para projetos como: o “Educom.TV” (2002), o “Educom.rádio”, (2001-2004) e o Curso a distância “Mídias na Educação” (2006-2012).
Presidiu a UCBC – União Cristã Brasileira de Comunicação Social entre 1980 e 1986. Foi presidente da UCIP – Unión Catholique Internationale de la Presse (Genebra, Suíça) entre 2001 e 2009, articulando eventos em todos os continentes destinados à formação de jornalistas no campo da ética, da cidadania e da sustentabilidade.

Conheça mais detalhes do perfil do professor Ismar de Oliveira Soares.

Estatuto da ABPEducom faz atribuições da Presidência – para conhecê-las, clique aqui!




Vice-presidente da ABPEducom

Rosane Rosa


Graduada em Relações Públicas e Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990; 1992). Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2000) e Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009).

Atuou por mais de dez anos na área de Comunicação de interesse público, no Primeiro, Segundo e Terceiro Setor (1989-2001). Iniciou suas atividades no ensino superior em 2001, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC/PR (2001 -2008). Em 2004 e 2005 participou como coordenadora do jornalismo impresso no Brasil da pesquisa “Conhecer para intervir: infância violência e mídia”, desenvolvida para o projeto “Vozes por um continente sem violência”.Promovido pela Oficina Internacional Católica da Infância (BICE), o projeto contou com a participação de pesquisadores de universidade de oito países (Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru).

Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM desde 2008. Leciona as disciplinas Comunicação e Cidadania e Mídia e Políticas Públicas (graduação); Mídia e Pluralismo (POSCOM). Além disso, integra o Colegiado do Mestrado Profissional Tecnologias Educacionais em Rede e é pesquisadora CAPES na Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Especialização EAD Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação.

Coordena, desde 2009, o Programa Educação Com&para Mídia (Conexão de Saberes – MEC/UFSM) e 2011 e 2012 o Projeto Educomunicação e Cidadania Comunicativa (Novos Talentos – CAPES).

Em 2010 e 2011 integrou o Projeto Tecnologia social para apropriação do fazer midiático por associações de rádios comunitárias (PROEXT/MEC).

Conquistou, em 2011, o Premio “Mérito Extensionista – Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho”, como reconhecimento público ao trabalho realizado de contribuição à comunidade local e regional.

Enquanto coordenadora do Núcleo de Comunicação, Políticas Públicas e Cidadania, foi responsável pela realização do I EDUCOM SUL, em maio de 2012, na UFSM. Participaram 386 profissionais e pesquisadores das áreas de comunicação e educação dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná.

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Secretário Executivo da ABPEducom

Claudemir Edson Viana


Bacharel e Licenciado em História (USP). Mestre e Doutor em Comunicação (ECA/USP), com pesquisas sobre Educomunicação, Mídia e Criança, O Lúdico e a Aprendizagem na Cibercultura, Jogos digitais e Internet no cotidiano infantil. 

Atuou por 10 anos como Educador em escolas públicas e privadas, atuou por 11 anos como Diretor Acadêmico no Ensino Superior Particular, e como pesquisador por 16 anos no LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação  (ECA/USP) É pesquisador colaborador nos projetos de educomunicação do NCE -Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP) desde 2001. 

Atualmente orienta monografias do curso de Especialização semi-presencial Mídias na Educação, parceria MEC/UFPE/ECA-USP. Atua desde 2003 na ONG CENPEC como gestor de redes sociais educativas, de  onde também é co-autor da Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital. É professor convidado nos cursos de Educomunicação da ECA/USP e Presidente da Associação dos Terapeutas Sem Fronteiras.  

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Secretária de Finanças da ABPEducom

Lílian Romão (2013…)

Lília Cristina Ribeiro Romão é mestranda em Ciências da Comunicação (ECA-USP), especialista em Gestão de Assuntos Públicos (PUC-PR), graduação em Comunicação Social/Jornalismo e Letras (PUC-PR). 
Foi integrante da equipe da Viração Educomunicação como Diretora Executiva até julho de 2014.
Foi fundadora da Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência, onde atuou por dez anos em projetos e ações relacionados à comunicação para temáticas sociais, como ações da Rede Andi, Plano de Comunicação para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil na Tríplice Fronteira, e de educomunicação, como Navegando nos Direitos e Luz, Câmera, Paz!
Possui experiência em ações de comunicação popular pela Aditepp – Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos, onde coordenou o plano de comunicação e projetos de comuicação para outras organizações de Curitiba.
Desenvolveu projetos de comunicação para outras organizações de Curitiba, fazendo a coordenação de publicações nas áreas de saúde, comunicação e direitos humanos.

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Diretora de Comunicação da ABPEducom

Antonia Alves Pereira (2013…)


Jornalista (UFMT), Especialista em Educação a Distância – EAD (Senac-RJ) e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) e professora pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Atua na inter-relação Comunicação/ Educação desde 1998 quando participava da Inspetoria Nossa Senhora da Paz (InsPAZ, Cuiabá-MT, até 2003) em articulação com a rede americana e mundial das Salesianas.

Gerenciou projetos educomunicativos, jornalísticos e de EAD no Portal Educacional Aprendaki entre 2003 e 2010. Como jornalista, atuou com assessoria de comunicação, editora/redatora de jornais e revistas institucionais e de sites noticiosos e institucionais, além de coordenar eventos e cursos. Enquanto educadora na educação básica, desenvolveu atividades como docente, coordenadora e vice-diretora de escolas no Estado de Mato Grosso, articulando projetos pedagógicos e interdisciplinares, dando ênfase à proposta de Educomunicação. Ainda, atuou como tutora e orientadora de monografias no curso de especialização Mídias na Educação (MEC-UFPE-NCE/USP).


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Diretora de Cultura da ABPEducom

Silene de Araujo Gomes Lourenço

Graduada em História (Fundação Valeparaibana de Ensino). Especialista em Marketing e Propaganda e Mestre em Comunicação e Mercado (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero). Doutoranda em Ciências da Comunicação (ECA/USP), área de pesquisa: Comunicação e Educação; Educomunicação. Longa experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior da Rede Pública e Particular. 

Atualmente é colaboradora do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais (UFSCAR), tutora e orientadora do Programa Mídias na Educação – curso de formação continuada à distância da Secretaria de Educação à Distância (MEC), supervisora do Programa EJA Mundo do Trabalho da Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP), tutora do Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB II da Escola de Formação de Professores (EFAP).  

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Diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom

Ademilde Silveira Sartori


Graduada em Física e Mestre em Educação pela UFSC. Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. 

Responsável pela disciplina Educação e Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Educação e pela disciplina Mídia e Educação do curso de Pedagogia da UDESC. 

Coordenadora do Laboratório de Mídias e Práticas Educativas da FAED/UDESC e Coordenadora do Obsevatório Iberoamericando de Educomunicação – Bernunça 2.0. Atualmente é coordenadora do GP Comunicação e Educação da Intercom. 

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Membros do Conselho Fiscal da ABPEducom

Alexandre Le Voci Sayad

Jornalista e educador. É atualmente diretor social da plataforma MyFunCity e também coordenador de projetos e consultor dos colégios Bandeirantes, Lourenço Castanho e Gracinha. É consultor na área de investimento social de empresas e projetos sociais, como o Instituto Claro, B.I International e o Instituto Criar. Escreve como articulista no Portal Aprendiz, na Gazeta do Povo e no O Estado de SãoPaulo (Estadao.edu). É também coordenador do programa Open City, em parceria com a Universidade de Harvard, MIT e Colégio Bandeirantes.


Foi por sete anos coordenador de educação e mídia da organização Cidade Escola Aprendiz e um dos fundadores e secretário executivo da Rede CEP (Rede de Experiências em Educação, Comunicação e Participação), que reúne treze projetos que envolvem mídia e educação no Brasil e também da Rede Andi Brasil.

Editou publicações específicas na área de educação, como para as editoras Abril, Nova Cultural e Segmento, além do portal Compuserve no Brasil. Foi colunista da Rádio Brasil 2000 FM. Edita livros na área de educação como Mídia e Escola (de Fernando Rossetti, para o Unicef) e Aprendiz do Futuro (de Gilberto Dimenstein, para a Editora Ática).É autor do livro “Idade Mídia: A Comunicação Reinventada na Escola”, de (Editora Aleph/ 2012). É também membro da agência REPENSE, como “Repensador” na área de educação. 



Paola Prandini 

Jornalista pós-graduada em Gestão da Comunicação e mestranda em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. 


Proprietária da consultoria AfroeducAÇÃO e integrante da Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP), faz parte do  Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro (NEINB) da USP. 

Autora do livro “Cruz e Sousa”, parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, da Selo Negro Edições e co-autora do livro “Carolinas”,em parceria com o fotógrafo Diego Balbino.






Tatiana Gianordoli
Consultora associada da Associação Brasileira de Consultores Políticos – ABCOP/SP; membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação _ INTERCOM, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor e autora de artigos publicados em periódicos, jornais de notícias e capítulos de livro. Jornalista diplomada pela UFES- Universidade Federal do Espírito Santo. 

Mestre em Comunicao pela PUC/SP. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Profissionais em Educomunicação -ABPEducom. Pesquisadora do Grupo de Pequisa Opiniao Publica, Marketing Politico e Comportamento Eleitoral da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG.

Reside em Belo Horizonte – MG, onde atua na área de comunicação ambiental, no desenvolvimento de pesquisas socioeconômicas, na interface empresa-comunidades, por meio de ações mediadoras que visem a consolidação desse relacionamento. Foi Professora Orientadora do Programa Mídias na Educação do Núcleo de Comunicação e Educação da USP/UFPE/MEC e na UFOP/ MEC.


Luci Ferraz 

Doutoranda e Mestre em Comunicação, sob a linha de pesquisa Comunicação e Educação (Educomunicação), pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, estuda as práticas educomunicativas no ensino formal. 


Especialista em Gestão de Organizações de Terceiro Setor, com ênfase em Marketing Social, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, pela EAESP – Fundação Getúlio Vargas. Cursos de extensão em Planejamento e Gestão de EAD, Docência e Tutoria pela EBAPE/FGV-RJ, é professora-tutora e mentora da Fundação Getúlio Vargas (Programa FGV Online) e professora convidada do curso Especialização em Educomunicação, ECA/USP (curso presencial). 

Atua como consultora pedagógica para projetos de educação presencial com mediação tecnológica junto à Hughes Telecomunicações, que trabalha o modelo de transmissão via satélite bidirecional integrado a outros modelos educacionais. 

Orientadora junto ao curso Mídias na Educação, do MEC, e pesquisadora do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação, da USP, desenvolve estudos sobre práticas educomunicativas ligadas ao ensino formal. Membro do Conselho de Ética e do Grupo de Educação Corporativa da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e do Comitê de Comunicação da Revista Comunicação e Educação, ECA/USP.

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Outras diretoriasGestão 2011-2012 – para conhecer a Diretoria Interina, clique aqui!Gestão 2012-2013 – alteração nas Diretorias de Comunicação e Secretária de Finanças, clique aqui!