Com o título “Só mais 5 minutos, pai!”, a tese de doutorado defendida por Wagner da Silveira Bezerra, membro do Conselho Consultivo Deliberativo da ABPEducom, debate a interação social em ambientes de jogos digitais, em virtude da produção de sentidos realizada por um grupo de adolescentes que gostam de jogar videogames, nas modalidades online e off-line, em atividades individuais ou coletivas. O trabalho foi apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e orientado pela professora Adriana Andrade Braga.

O problema de pesquisa foi delineado com vistas à exploração de aspectos culturais inerentes à ação própria das tecnologias, ao enfatizarem ou negligenciarem valores e princípios, a partir de ambientes que transformam e são transformados pelos/as seus/suas usuários/as. O quadro teórico contemplou a Ecologia das Mídias e os Game Studies, tematizados pelos Estudos das Mídias, na perspectiva da Educomunicação e da Alfabetização Midiática Informacional (AMI).

A coleta de dados foi realizada em 2020, utilizando a técnica de grupos focais, em ambiente escolar, com participantes na faixa etária de 12 a 18 anos, estudantes de escola pública no Rio de Janeiro (RJ). As categorias de análise emergiram dos relatos dos sujeitos participantes, a partir da observação de padrões resultantes da sistematização das recorrências encontradas.

Os dados permitiram a estipulação de quatro categorias analíticas relacionadas à interação social, infraestrutura tecnológica, família, identidades culturais, gênero e representação. São elas: “Jogar o jogo: tecnologia e diversão”; “Interações sociais: vivendo e aprendendo a jogar”; “Gamer: ser ou não ser”; e “Avatares: representação e gênero”.

Segundo Ismar Soares, presidente da ABPEducom, a pesquisa de Bezerra soma-se aos estudos relacionados à área de intervenção da Educomunicação denominada “Mediações Tecnológicas nos espaços educomunicativos”, prestando um relevante serviço à formação dos novos profissionais que trabalham na interface Comunicação/Educação. 

A tese pode ser acessada na coleção digital da PUC-Rio.

Imagem: Deeana Arts/Pexels

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]