Se preferir, acesse a programação em PDF.
Convidamos todos os participantes a postarem nas redes sociais sobre sua participação no evento usando #ComEdu2018
DIA 12/11/2018
MANHÃ
8h15-9h30 Abertura do evento
Local: Auditório do CDI
Abertura do Evento
Prof. Dr. Vahan Agopyan – Magnífico reitor da Universidade de São Paulo. Recital Eduardo Henrique Soares Monteiro interpreta: |
9h30-12h30 Mesa-redonda I: 20 anos de educação midiática: perspectivas históricas
Local: Auditório do CDI
A primeira Mesa Redonda destina-se a recuperar a memória histórica das reflexões e práticas que caracterizaram as iniciativas e as políticas de educação midiática, em nível internacional e no Brasil, nas duas últimas décadas (1998-2018). A recuperação histórica buscará identificar mais especificamente as especificidades programáticas que presidiram o desenvolvimento da educação midiática em quatro diferentes países (Canadá, Itália, Espanha, Brasil e México). É importante saber que cada um dos expositores coordena redes de especialistas em educação midiática, em seus próprios países ou mesmo no contexto internacional.
Coordenação: Ismar de Oliveira Soares Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. São Paulo, SP. Carolyn Wilson Gianna Maria Cappello José Ignácio Aguaded Goméz Guillermo Orozco Gómez Relatora: Rose Mara Pinheiro, UFMS. |
TARDE
13h30-16h15 (exceto Painel 03)
Local: Prédio Central da ECA
PAINÉIS TEMÁTICOS
PAINEL 01 – Educação midiática e liberdade de expressão
SALA: Auditório Paulo Emílio– 2º. Andar
Este Painel destina-se a promover um diálogo entre os promotores de iniciativas em favor da liberdade de expressão e os programas de mídia-educação e educomunicação, no Brasil e no mundo reconhecendo a importância de se assumir o direito à expressão como uma conquista inerente ao artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, gerando demandas que aliam os diferentes setores sociais (do midiático ao educacional) em torno de propostas de ampliação dos espaços de comunicação e de livre circulação do pensamento, em diferentes esferas da vida em sociedade.
Coordenação: Maria Cristina Castilho Costa - Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP - OBCOM-USP.
Participantes:
Patrícia Martignoni Blanco Belmonte - Instituto Palavra Aberta. São Paulo, SP.
Adauto Cândido Soares - Setor de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil. Brasília
Olivia Bandeira de Melo Carvalho - Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. São Paulo, SP.
Paulo Saldaña - JEDUCA - Associação de Jornalistas de Educação. São Paulo, SP.
Maria Immacolata Vassallo de Lopes - Observatório Ibero-Americano de Ficção Científica OBITEL/USP. São Paulo, SP.
Christine Nyirjesy Bragale - The News Literacy Project, Washington D.C, USA.
Relator: Felipe Gustavo Guimarães Saldanha, ABPEducom
PAINEL 02 – Educomunicação e mídia-educação como políticas públicas
SALA: 203, 2º. Andar
Este painel destina-se a um diálogo sobre propostas paradigmáticas de práticas em educação midiática denominadas de mídia-educação e de educomunicação, convertidas em políticas de ação em diferentes redes públicas de ensino. O Painel identifica as singularidades das políticas implementadas nas duas últimas décadas, reconhecendo a importância estratégica de políticas em implantação nas capitais e no interior do país.
Coordenação: Daniele Próspero - Núcleo de Comunicação e Educação da USP. São Paulo, SP.
Participantes:
Patrícia Horta Alves, Departamento de Comunicação Social UFS. Aracaju, SE.
Elisangela Rodrigues da Costa – PPGCOM Escola de Comunicações e Artes da USP. São Paulo, SP.
Carlos Alberto Mendes de Lima - Núcleo de Educomunicação da SME-SP. São Paulo, SP.
Raph Gomes Alves - Diretoria de Currículos e Educação Integral – MEC. Brasília, DF.
Elisângela Lopes de Lima Carvalho – PPGCOM Universidade Federal de Mato Grosso. Jaciara, MT.
Marcílio Rocha Ramos – Rede Rizoma. Salvador, BA.
Relatora: Isabel Pereira dos Santos, ABPEducom
PAINEL 03 – Redes nacionais e internacionais de articulação da educação midiática na Iberoamérica
HORÁRIO: 14h00-18h00
SALA: Lupe Cotrim – 1º andar
Este painel destina-se a reconhecer a existência de redes internacionais e dialogar sobre suas contribuições no âmbito da educação midiática e da educomunicação. O Painel levará em conta articulações mundiais assim como as redes ibero-americanas, latino-americanas e brasileiras que reúnem promotores e pesquisadores da educomunicação e da mídia-educação.
Coordenação: Soraya Maria Ferreira Vieira - UFJF e ALFAMED. Juiz de Fora, MG.
Ismar de Oliveira Soares - ABPEducom e Mobilização Latino Americana pela Educomunicação
Participantes:
Alexandre Le Voci Sayad (São Paulo, SP), diretor da Zeit-Geist - Education, Culture, Media; representante da GAPMIL - Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy, para a América Latina e Caribe. São Paulo, SP.
Carlos Alberto Ferraro (Buenos Aires, Argentina), presidente da SIGNS-AL e coordenador da RedEducom América Latina, com sede em Bogotá, Colômbia.
José Ignácio Aguaded Goméz (Huelva, Espanha), diretor da revista Comunicar e coordenador da ALFAMED - Rede Interuniversitária Euroamericana de investigação sobre competências midiáticas para a cidadania.
Manuel Joaquim Silva Pinto (Braga, Portugal), coordenador do CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho; coordenador da MilObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia.
Márcia Koffermann (Porto Alegre, RS) representa a rede mundial de escolas do instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que adotou a educomunicação como referência para sua prática pedagógica, nos cinco continentes, numa iniciativa coordenada desde Roma (Itália).
Relator: Marciel Aparecido Consani e Cristiane Parente de Sá Barreto
PAINEL 04 – A Mídia-educação e a educomunicação nos planos de educação em direitos humanos, no Brasil e no mundo
SALA: 205, 2º. Andar
Este painel destina-se a discutir a mobilização da mídia-educação e da educomunicação para a implementação de políticas públicas para a educação em direitos humanos no Brasil e no exterior. O Painel abordará os esforços para definir políticas públicas de Educação em Direitos Humanos (EDH) nos âmbitos local, regional, nacional e global
Coordenação: Maria Célia Giudicissi Rehder - ABPEducom, São Paulo, SP.
Participantes:
Francisca Rodrigues de Oliveira Pini - Instituto Paulo Freire. São Paulo, SP.
Maria Nazareth Cupertino – CONDEPE – Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana. São Paulo, SP.
Fernanda Brandão Lapa - IDDH – Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos. Joinville, SC.
Mário Volpi – Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. Brasília, DF.
Fábio Rogério Nepomuceno – EMEF Luiz David Sobrinho, São Paulo – SP.
Janaina Soares Gallo - NCE/USP.
Relatora: Raíra Torrico, USP. São Paulo, SP.
16h30-19h00
Local: salas da ECA USP
GRUPOS TEMÁTICOS
GT 01 – TRAJETÓRIA - Políticas públicas em Mídia-Educação e Educomunicação
Local: Prédio II da ECA – CRP – Relações Públicas, Propaganda e Turismo
Sala: 03, térreo
Coordenação: Claudemir Edson Viana, Coordenador do NCE/USP, São Paulo, SP.
Educomunicação e Currículo: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular
Milene Mary Martins, Diva Souza Silva. UFE. Uberlândia, MG.
Ciclo de políticas de mídia-educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Rosália Maria Duarte e Rita Migliora; Joana Milliet, Rita Migliora. PUC-Rio. Rio de Janeiro, RJ.
Juventude em Comunicação: A promoção do direito à comunicação pelo Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) para as juventudes de Fortaleza.
Francisco George Costa Torres. UFC. Fortaleza, CE.
Meu querido diário… A história da Educomunicação contada a partir do Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
Guilherme Yazaki, ABPEducom, São Paulo, SP
Educomunicação como eixo da política pública do Estado de São Paulo no âmbito da Educação em Direitos Humanos.
Claudemir Edson Viana, Licenciatura em Educomunicação, ABPEducom, São Paulo, SP.
GT 02 - TRAJETÓRIA - Construindo caminhos, a partir da prática educomunicativa
Local: Prédio central da ECA. 2º. andar
Sala: 205
Coordenação: Isabel Pereira dos Santos, NCE/USP e ABPEducom. São Paulo, SP.
Retratos da vivência amazônica: contribuição da prática educomunicativa no aperfeiçoamento da representação da realidade marajoara.
Hericley Serejo Santos, Elias Santos Serejo e Luã Caldas de Oliveira. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA. Ananindeua, PA
A inserção da linguagem radiofônica no espaço escolar numa perspectiva contemporânea para a construção de práticas pedagógicas educomunicativas: resultados de uma pesquisa-ação.
Simone de Souza Alves De Bona Porton. Escola Técnica de Comércio de Tubarão, Tubarão, SC. .
Educação Midiática por Meio de Tecnologias Avançadas de Produção e Visualização de Informação: Uma Análise de Uso no Ensino Fundamental.
Jorge Ferreira Franco, Universidade Presbiteriana Mackenzie e PMSP-SME-ESB, São Paulo, SP. .
Educomunicação na prefeitura de São Paulo: relato de experiência com o edital do Governo Aberto.
Tatiana Garcia de Carvalho (Luz), Andressa Caprecci e Janaina Soares Gallo. Licenciatura em Educomunicação, Cca-ECA/USP. São Paulo, SP.
Educomunicação e o Programa Imprensa Jovem da Prefeitura de São Paulo.
Isabel Pereira dos Santos, Maria Salete Prado Soares,Carlos Alberto Mendes de Lima. NCE/USP e ABPEducom. São Paulo, SP.
GT 03 - TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Letramentos, com professores e estudantes. Experiências no Brasil e em Moçambique
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala:201
Coordenação: Agnaldo Arroio. FE-USP. São Paulo, SP.
Práticas Educomunicativas e Multiletramento: pontos de contato e aplicação na era digital
Ana Paula Guimarães, pós-graduação em Linguística da USP. São Paulo, SP.
Letramento na Educação de Jovens e Adultos: Grupo focal com alunos do Colégio Estadual Conselheiro Carrão.
Beatriz Pozzobon Araujo e José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná.
Gramática visual dos vídeos digitais didáticos, acadêmicos e culturais em Libras: por uma análise da produção da surdo-memória.
Cristiane Correia Taveira e Luiz Alexandre da Silva Rosado. Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Rio de Janeiro, RJ.
Letramento midiático apoiando o desenvolvimento profissional docente através da produção de vídeo na República de Moçambique.
Agnaldo Arroio. FE-USP. São Paulo,SP.
A contribuição do SEPAC - Serviço à Pastoral da Comunicação para o universo da educação midiática, na perspectiva da Educomunicação.
Helena Corazza, diretora do SEPAC - Paulinas Editora
GT 04 - TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Educomunicação: identidades e representações
Local:Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala:208
Coordenação: Diva Souza Silva, UFU, MG.
Mídia, educação e a leitura de preconceitos
Alice Mitika Koshiyama. ECA/USP. São Paulo, SP.
A Construção identitária e as representações da Mulher Negra na revista ELLE Brasil.
Ana Luiza Pereira Costa e Diva Souza Silva. UFU. Uberlândia, MG,
Comunicação para transformação social: estratégias comunicativas do projeto A Cor da Cultura.
Ana Paula Brandão. Canal Futura. Rio de Janeiro, RJ.
Agricultura Familiar: Educomunicação e Protagonismo feminino.
Carla Beatriz de David Ernesto e Merli Leal Silva. UNIPAMPA. São Borja, RS.
Mídias Negras: Cultura Negra, Tecnologias e Inovações.
Denysberg Carvalho Alves de Resende e Francisco de Assis Beserra Wanderley Junior. UNB. Brasília, DF.
GT 05 - FORMAÇÃO - Comunicaçao e educação: inovações em busca de um sentido
Local: Prédio II da ECA – CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala:22
Coordenação: : Jenny Margoth de la Rosa. Universidad de Huelva, Espanha
Professores, alunos e aparelhos celulares: Os desafios do professor universitário na era da cultura digital – TIC
Fernanda de Freitas Capella e Antônio Álvaro Soares Zuin. UFSCar. São Carlos, SP.
Reflexiones sobre la necesidad de reflexionar.
Sabrina Alcaraz e Amparo Manzuelli. Fundación Kine Cultural y Educativa. Buenos Aires, ARG.
"Com vocês e por vocês, fazia e fez completo sentido”: o Whatsapp unindo os mundos discente e docente para uma comunicação interconectada de ótimas intencionalidades.
Samuel Moraes Cecconi, Ana Maria Cervato Mancuso e Ligia Ferreira Gomes. USP. São Paulo, SP.
Para além da tela: como Taturana Mobilização Social, Maria Farinha Filmes e Canal Futura elaboram estratégias de formação para o audiovisual
Vanessa Teixeira Pipinis. FE-USP. São Paulo, SP.
Lectura interpretativa de la novela El Síndrome de Ulises, mediada por la herramienta RouteXL – TIC
Yanoad Flórez Naranjo. Universidad Tecnológica de Pereira. Colômbia Risaralda.
GT 06 - FORMAÇÃO - Educomunicação enquanto formação específica e complementar, no Brasil e na Argentina
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 211
Coordenação: Amauricia Lopes Rocha Brandão, IFCE, Campus Acaraú, CE.
O currículo do bacharelado em Educomunicação como proposta de formação cidadã no Nordeste do Brasil.
Iasmin Araújo Bandeira Mendes e Danielle Andrade Souza. UFGC. Campina Grande, PB.
A formação de educomunicadores no Vale do Paraíba/SP: um estudo de caso - ensino superior
Neide Aparecida Arruda de Oliveira, Maria Cristina Marcelino Bento, Luciani Vieira Gomes Alvareli, Jefferson José Ribeiro de Moura. Centro Universitário Teresa D'Avila. Lorena, SP.
Educomunicação: contribuições na formação dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Acaraú.
Amauricia Lopes Rocha Brandão e Marcelle Tácita Oliveira. IFCE – Campus Acaraú. Acaraú, CE.
Aproximaciones a las trayectorias prácticas de la Cátedra “Taller de Planificación y Producción en Comunicación/Educación”
Celina Valeria Morisse, Gabriela Amalia Bergomás, Mariana Perticará, Valeria Warinet. Facultad de Ciencias de la Educación - Universidad Nacional de Entre Ríos, Argentina. Entre Rios, ARG.
Pesquisa e práxis em Educomunicação no DCH III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Céres Marisa Silva dos Santos, Edilane Carvalho Teles e Elis Rejane Santana da Silva. UNEB. Juazeiro, BA.
GT 07 - MEIO AMBIENTE - Educação ambiental na perspectiva da educomunicação
Local: Prédio central da ECA, 1º. andar
Sala: Congregação
Coordenação: Lucilene Cury, ECA/USP.
Educomunicação socioambiental do reducionismo de descartes a complexidade de Morin.
Carmen Lúcia Melges Elias Gattás. NCE/USP. São Paulo, SP.
Relato de uma Experiência Interdisciplinar no âmbito do Curso de Educomunicação da ECA/USP – Avanços e Desafios.
Lucilene Cury, Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP e Carmen Lúcia Melges Elias Gattás. CCA – ECA/USP. São Paulo, SP.
A influência do sentimento de beleza nas práxis de educadores e agricultores familiares no Sudoeste de Goiás.
Mariana Crepaldi de Paula, Homero Tártari Feijó. Programa de Pós Graduação em Geografia da UFG. Jataí, GO.
A Educomunicação Socioambiental e sua legitimação na esfera pública.
Patricia Zimermann. PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP.
Docência em Cenário de Aceleração e Incerteza – Desafios Formativos para o Cuidado Socioambiental.
Sandra Pereira Falcão. PPGCOM ECA/USP e Centro Educacional Objetivo. São Paulo, SP.
GT 08 - MEIO AMBIENTE - Educomunicação em práticas de educação ambiental
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 212
Coordenação: Marcia Cristina Bacic, Secretaria de educação do Estado de São Paulo, São Paulo, SP.
Gestão de redes sociais e educação ambiental: Um estudo da fanpage do Ministério do Meio Ambiente.
Bárbara Marranquiel Henriques e Sibila Rocha. Universidade Franciscana. Santa Maria, RS.
Rádio como promotor de divulgação científica e educação ambiental: o caso do programa Cantores Bons de Bico.
Lourival da Cruz Galvão Júnior. Universidade de Taubaté e Centro Universitário Módulo – Caraguatatuba. Taubaté, São Paulo.
Critérios para a escolha e/ou produção de mídias socioambientais para uso como recurso pedagógico na educação básica.
Marcia Cristina Bacic e Rosana Louro Ferreira Silva. SE do Estado de São Paulo, São Paulo, SP.
Mentalidade ambiental e cibercultura: a educação de qualidade leva o mundo para a sala de aula.
Priscila Lenci Boccia e Marili Moreira da Silva Vieira. UPM. São Paulo, SP.
GT 09 - PROTAGONISMO JUVENIL - Participação X Vulnerabilidade Social, o papel da Educomunicação
Local: Pédio II da ECA – CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala:24
Coordenação: Vânia Beatriz V. de Oliveira. Embrapa, Rondônia -ABPEducom.
A construção do direito à participação e da comunicação da juventude.
Lilian Cristina Ribeiro Romão. NCE/USP e ABPEducom. São Pauo, SP.
Educomunicação e participação social da juventude para o alcance das metas da agenda 2030.
Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira. Embrapa Rondônia. Porto Velho, RO
Comunicação para mobilização social: o jovem como multiplicador de causas de organizações do terceiro setor.
Natália dos Santos Gonzales. Instituto Oncoguia. São Paulo, SP.
Periferia de São Paulo aos olhos dos jovens educomunicadores.
Natalia Francisca da Silva. Observatório da Comunicação Institucional. Rio de Janeiro, RJ.
Casa Lar Amar é Simples – o papel da educomunicação em contextos de vulnerabilidade social.
Tatiana Maria da Silva. UFSJ. São João del-Rei, MG.
GT 10 - PROTAGONISMO JUVENIL - Mobilização, juventude e tensionamentos, pela Educomunicação
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 204
Coordenação: Rosane Rosa, ABPEducom, UFSM.
Oficinas em Colégios Ocupados: relato e reflexão da prática educomunicativa.
Gustavo Schmid Queiroz e Paulo Otávio Siqueira. UF do Paraná. Curitiba, PR.
Projeto de Mobilização Social: Sarau no Centro Educacional 05 de Taguatinga.
Adriana Gonçalves Botelho, Andressa Paulino, Aurea Guimarães, Benny Leit, Caio Eduardo Almeida, Eliene Dias. UCB. Brasília, DF.
Tensionamentos teóricos sobre a práxis educomunicativa na participação juvenil em movimentos sociais.
Araciele Maria Ketzer e Rosane Rosa. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS.
Protagonismo juvenil e participação cidadã: um estudo sobre a Rede Desabafo Social.
Franciele Viana da Cruz. UNEB. Salvador, BA.
GT 11 - PROTAGONISMO JUVENIL - Protagonismo pela Educomunicação, no Movimento Social, no Ensino Fundamental e na Universidade
Local: Prédio II da ECA, CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo
Sala: 21
Coordenação: Bárbara Endo, Colégio Dante Alighieri. São Paulo, SP.
Um diálogo entre a Educomunicação e a Ciência Cidadã: possibilidades do trabalho com jovens de uma comunidade quilombola no interior da Bahia.
Mariana Rodrigues Sebastião, Rejâne Maria Lira da Silva, Simone Terezinha Bortoliero e Mariana Menezes Alcântara. UFBA. Salvador, BA.
Memórias em Rede: a afetividade pela cidade sob o protagonismo de jovens na função de repórteres.
Andressa Carreira Luzirão Mouta, Ivone Ananias dos Santos Rocha; Caroline Zandomenighe de Avelar e Susan Ribeiro Hortas. Instituto Devir Educom. Santos, SP.
Dante Em Foco: um olhar sobre as fake news e o YouTube.
Barbara Endo, Adriano Augusto Vieira Leonel, Henrique Uyeda de Amaral. Colégio Dante Alighieri. São Paulo, SP.
Jornal Klebinho em Ação: O Protagonismo Juvenil na Produção de Conteúdo em Comunicação no Ensino Fundamental.
Camila Campos Costa e Heitor Antônio Gonçalves. UFSJ. São João del-Rei, MG.
Apropriação de estudantes do Ensino Superior sobre Fake News - uma experiência pedagógica para a checagem de notícias.
Camila Venceslau Meira, Maria Cecília Fonçatti e Claudia Maria de Lima. UNESP, Presidente Prudente – SP.
GT 12 - PROTAGONISMO JUVENIL - Experiências com a mídia Rádio
Local:Prédio II da ECA, CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala: 20
Coordenação: Elisângela Lopes Lima de Carvalho. SEDUC MT.
Rádio na escola: uma vertente da Educomunicação proporcionando o protagonismo juvenil.
Cristiana de Jesus Xavier. UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis. Rondonópolis, MT.
Educomunicação e protagonismo juvenil: contribuições de uma rádio escolar.
Edemilson Gomes de Souza e Ademilde Silveira Sartori. Centro Educacional Marista São José. Florianópolis, SC.
Educomunicação no IFRN: uma análise do protagonismo juvenil através da Rádio Rocal.
Edivânia Duarte Rodrigues, Geraldo Peregrino da Silva Neto, Ellen Cristini de Lima Moreira, Jerusa Vieira do Nascimento, Victor Batista da Silva. IFRN. Natal, RN.
O jornal e a rádio como estratégia de educação cidadã no ensino médio de Jaciara: uma prática educomunicativa.
Elisângela Lopes Lima de Carvalho. SEDUC MT. Jaciara, MT
Do Grêmio Mirim Estudantes de Ouro à Rádio Escola: o protagonismo como meio de conquista da democratização de espaços educomunicativos.
Fatima Dias da Motta, Betânia Biancardi de Carvalho e Maria Aparecida Helmer. SME de Vitória-ES. Vitória, ES.
GT 13 - PESQUISA - A expressão comunicativa por meio da arte
Local: Prédio central da ECA
Auditório Paulo Emílio– 2º. Andar
Coordenação: Maria Christina de Souza Lima Rizzi. PPGAV da ECA/USP.
Se uma árvore cai no meio da floresta e não há ninguém por perto para ouvir, teria realmente a árvore caído? Ou uma primeira leitura educomunicativa da obra de Hilma af Klint sob a perspectiva da Expressão Comunicativa por meio da Arte.
Maurício da Silva e Maria Christina de Souza Lima Rizzi. PPGAV da ECA/USP. São Paulo, SP.
Teorias estéticas da arte e do cinema aplicadas às dimensões estética e de linguagem das competências midiáticas: discussão inicial a partir da análise do filme Antes da Chuva.
Erika Savernini. UFJF. Juiz de Fora, MG.
As transformações dos contos de fadas na sociedade em midiatização: Caso Frozen.
Evelin de Oliveira Haslinger. ABPEducom. Porto Alegre, RS.
Percepções sobre a Presença dos Desenhos Animados na Primeira Infância e Mediação Parental.
Michele Marques Pereira. PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP.
GT 14 - PESQUISA - Mediação tecnológica nos espaços educativos
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala 203
Coordenação: : Alan Queiroz da Costa – SEME/SP, ABPEducom.
Caneta Desmanipuladora: reflexões da competência midiática.
Michelle Oliveira Valle, Gabriela Borges Martins Caravela. Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Juiz de Fora, MG.
Comunicação e Jogos Digitais em ambientes educacionais: Literacias de Mídia e Informação dos professores de Educação Física da cidade de São Paulo.
Alan Queiroz da Costa. Sec. Mun. Esportes e Lazer – SEME. São Paulo, SP.
Educação midiática para o WhatsApp: em busca de uma abordagem educomunicativa e discursiva para leitura crítica de mensagens em meio à desordem da informação.
Felipe Gustavo Guimarães Saldanha. PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP
Youtube, Educação Científica e as possíveis relações existentes em vídeos do canal Manual do Mundo: um estudo de caso.
Juan Mattheus Gil Costa e Agnaldo Arroio. Faculdade de Educação da USP – FEUSP. São Paulo, SP.
Habilidades e competências informacionais: protagonismo que filtra joio de trigo na era digital.
Jaqueline Costa Castilho Moreira. Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP. Presidente Prudente, SP
OFICINAS
13h30-16h15
OF 03 - Produção Colaborativa de Recurso Educacional Aberto (REA) por meio de ferramentas
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 208
20 vagas – inscrições na secretaria do evento
Ministrante: Raquel Scremin, Universidade Federal de Santa Maria, RS.
OF 06 - Educomunicação e histórias em quadrinhos: desaplanando o conhecimento
Local: Prédio Central da ECA - 2 andar.
Sala: 212
20 vagas – inscrições na secretaria do evento
Ministrante: Natália Rosa Muniz Sierpinski e Marciel Aparecido Consani
14h00-18h00
OF 01 - Oficina de Animação e Edição de vídeo pelo celular
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 202
20 vagas – inscrições na secretaria do evento
Ministrante: Ana Luisa Anker, ABPEducom, São Paulo, SP.
OF 02 - Oficina de Leitura Crítica da Mídia para a Educação Ambiental
Local: Prédio II da ECA, CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala: 18
30 vagas – inscrições na secretaria do evento
Ministrante: Fernanda Siebert de Andrade, ProfCIAmb-USP. São Paulo, SP
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Recital na Abertura
Convidado: pianista Eduardo Henrique Soares Monteiro
Horário: 09h00 às 09h20
Local: Auditório CDI
Lançamento da obra "A cor na voz: identidade étnico-racial, educomunicação e histórias de vida"
Organizadora: Paola Diniz Prandini
Horário: a partir das 14h30
Local: Prédio central da ECA/USP - Sala 205, 2º andar
Apresentação BATERECA
Horário: 19h00 às 19h45
Local: Em frente ao prédio do central da ECA
Cinema com Debate
Horário: 20h00 às 22h00
Local: Auditório Lupe Cotrim, 1º andar - prédio central da ECA
Filme: Crime da Cabra
Convidada: Ariane Porto (Diretora do Filme) - taoproducoes@uol.com.br
Banca de livros
Local: Prédio Central da ECA/USP - Térreo
Editora Paulinas
Banca do Daniel – ECA/USP
Feira Educomunicativa
Licenciatura em Educomunicação, CCA-ECA/USP
Local: Prédio Central da ECA/USP - térreo.
DIA 13/11/2018
MANHÃ
8h30-9h00 HOMENAGENS: NCE/USP – Duas Décadas de Educomunicação
Na celebração dos 20 anos da realização do I Congresso Internacional de Comunicação e Educação (São Paulo, maio de 1998), o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo decidiu oferecer, no presente evento internacional, uma distinção, sob o título de “Homenagens NCE/USP – Duas Décadas de Educomunicação”, destinada a reconhecer o trabalho desenvolvido, nas duas últimas décadas, por personalidades internacionais e nacionais dedicadas à interface Comunicação/Educação.
A honraria consistirá em placas comemorativas, homenageando três categorias de prestação de serviços à causa da educação midiática e da educomunicação, a saber:
1ª – Pesquisadores e gestores de programas internacionais de Media Education que prestigiaram o NCE/USP, aceitando convites para estar presentes nas duas edições do congresso, em 1998 e em 2018;
2ª – Membros do NCE/USP que tornaram possível a realização da primeira edição do presente evento internacional;
3ª - Pesquisadores e gestores acadêmicos que emprestaram sua dedicação e entusiasmo para socializar, de forma periódica, no Brasil e em todo o mundo, o pensamento e a prática educomunicativa.
9h00-12h00 Mesa-redonda II: Inovação e Protagonismo Social, na Educação Midiática
Coordenador: Adauto Cândido Soares Setor de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil. Brasília, DF.Para boa parte dos sistemas de ensino, a Mídia-Educação e a Educomunicação aparecem como importantes INOVAÇÕES, vinculadas às tecnologias, a serviço da formação das novas gerações, num mundo altamente competitivo, imerso nas tecnologias digitais. Outros sistemas de educação buscam promover o PROTAGONISMO dos sujeitos sociais, especialmente das crianças e jovens, na construção de projetos colaborativos voltados para a transformação social (novos sujeitos, para uma nova sociedade). Para debater o tema, esta Mesa Redonda reúne especialistas com perfis diversificados: alguns são gestores de políticas públicas de educação midiática, outros são pesquisadores e articuladores de projetos educomunicativos ou mídia-educativos em escala nacional, ou mesmo internacional. Manuel Joaquim Silva Pinto Regina Alcântara de Assis Maria Teresa Del Carmen Quiroz Velasco Márcia Koffermann Relatora: Antônia Alves Pereira, UNEMAT |
TARDE
13h30-16h15 (exceto Painel 09)
Local: Prédio central ECA/USP
PAINÉIS TEMÁTICOS
PAINEL 05 – A contribuição dos programas de pós-graduação como articuladores de pesquisas sobre Educomunicação e mídia-educação
Local: Prédio central da ECA, 1º. andar
Sala da Congregação
Este painel destina-se a reunir coordenadores e participantes de programas de pós-graduação de todo o país que tenham produzido, nas duas últimas décadas, pesquisas nas áreas de Educomunicação e Mídia Educação. O Painel justifica-se pelo registro, no banco de teses da CAPES, da produção, nos últimos 20 anos, de um total aproximado de 275 pesquisas sobre educomunicação e de 140 trabalhos sobre mídia-educação, defendidos em mais de 80 centros de pós-graduação, em todo o país. O tema em discussão leva à pergunta: - Que contribuição epistemológica a reflexão acadêmica tem oferecido ao desenvolvimento da área da educação midiática, no Brasil?
Coordenação: Adilson Odair Citelli – PPGCOM Escola de Comunicações e Artes da USP. São Paulo, SP.
Participantes:
Ademilde Sartori Silveira – Departamento de Pedagogia da UDESC. Florianópolis, SC.
Rosane Rosa - Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. Santa Maria, RS.
Rose Mara Pinheiro - Mestrado em Comunicação da UFMS. Campo Grande, MS.
Ana Gabriela Simões Borges – PPGCOM da UFPR. Curitiba, PR.
Mônica Fantin – PPGE, Centro de Ciências da Educação da UFSC. Florianópolis, SC.
Diva Souza Silva - Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Uberlândia, MG.
Relator: Richard Romancini, CCA-ECA/USP.
PAINEL 06 – Ativismo social juvenil: trajetórias de práticas educomunicativas
Local: Prédio central da ECA, 1º. andar
Sala: Auditório Lupe Cotrim
Este painel destina-se a debater a contribuição dos projetos baseados no exercício paradigmático juvenil na legitimação e consolidação da educomunicação, no Brasil. É importante lembrar que a legitimação do conceito muito deve ao trabalho experimental das organizações sociais, a partir do ano 2000. Compreender seu funcionamento permitirá igualmente o entendimento de como vem sendo possível garantir espaços para o exercício do protagonismo infanto-juvenil, em processos educomunicativos.
Coordenação: Vicente de Paulo Pereira Lima - Viração Educomunicação. São Paulo, SP.
Participantes:
Juliana Cristina Cordeiro - Parafuso Educomunicação. Curitiba, PR.
Stéphanie Habrich - Jornal Joca. São Paulo, SP.
Verônica Cannatá - Educom.geraçãocidadã, Colégio Dante Alighieri. São Paulo, SP.
Lucilene Varandas - Educom.geraçãocidadã, CEU Casa Blanca. São Paulo, SP.
Célio Alves Ribeiro - Projeto Canaan. Trairi, CE.
Relator: Felipe dos Santos Schadt - NCE/USP
PAINEL 07 - Organizações da sociedade civil que atuam com educação midiática
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 212
Este painel destina-se a reunir coordenadores e participantes de instituições voltadas tanto à Mídia-Educação quando à educomunicação. A contribuição destas organizações tem sido significativa para legitimar a prática mídia-educativa e educomunicativa, em todo o país, como ficou atestado pela contribuição oferecida pelo terceiro setor para a definição do macrocampo sobre educomunicação do Programa Mais Educação do Governo Federal, na primeira década do século XX.
Coordenação: Silvana Gontijo – Planetapontocom. Rio de Janeiro, RJ.
Participantes:
Roberta Tasselli - Cidade Escola Aprendiz. São Paulo, SP
Márcia Coutinho Ramos Jimenez – Setor de Difusão e Tecnologias do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária CENPEC. São Paulo, SP.
Paulo Santiago – Associação Novo Olhar. São Paulo, SP.
Camila Andrade Vaz - Escola de Notícias. São Paulo, SP.
Relator: Bruno de Oliveira Ferreira, ABPEducom
PAINEL 08 – Expressão cultural e artística em processos culturais e comunicativos
Local:Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 211
Este painel destina-se a debater sobre a presença da arte nos processos culturais e comunicativos como experiência e expressão críticas. Promovendo uma reflexão sobre a arte, através da pesquisa, vivência e criação enquanto processo capaz de conduzir os educandos a se perceberem como cidadãos críticos, reflexivos, e atuantes na construção da sociedade na qual estão inseridos.
Participantes: Antônio Nolberto de Oliveira Xavier, Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, BA.
Participantes:
Ariane Porto Costa Rimoli - Instituto de Artes da UNICAMP. Campinas, SP.
Maurício Silva - PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP.
Cláudia Mogadouro - Cinema Paradiso. São Paulo, SP.
Isabel A. Marques - Instituto Caleidos. São Paulo, SP.
Fabio Brazil - Instituto Caleidos. São Paulo, SP
Marciel A. Consani - CCA-ECA, São Paulo, SP.
Relatora: Patrícia Zimmermann, NCE/USP.
PAINEL 09 – Vozes das crianças, adolescentes e jovens: experiências em educomunicação e mídia-educação
Horário: 13h30 às 17h30.
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Auditório Paulo Emílio
O painel diferencia-se dos demais pela participação efetiva e exclusiva de crianças, adolescentes e jovens na narração de suas experiências educomunicativas em projetos promovidos quer por organizações sociais e quer pelo próprio sistema de ensino formal.
Para tanto, foram convidados quatro diferentes modelos de programas educomunicativos: 1º. Projetos mantidos por organizações sociais privadas (Associação Escola de Notícias e Escoteiros do Brasil); 2º. Projetos mantidos pelo Estado em diálogo com uma comunidade indígena (Centro de Cultura Indígena, São Paulo); 3º. Projeto de política pública (Imprensa Jovem da SME-SP) e 4º. Projeto desenvolvido em parceria entre Estado, Iniciativa Privada e Universidade (Educom.geraçãocidadã).
Coordenação: Iasmin Araujo Bandeira Mendes – Bacharelado em Educomunicação, UFCG. Campina Grande, PB.
Camila Izidio Costa - Licenciatura em Educomunicação CCA-ECA/USP. São Paulo, SP.
Participantes:
Imprensa Mirim – SEMESP. São Paulo, SP
Imprensa Jovem – SEMESP. São Paulo, SP
Escoteiros do Brasil – SP. São Paulo, SP.
Educom.geraçãocidadã - Colégio Dante Alighieri e DRE Campo Limpo, EMEF Casa Blanca, NCE/USP e ABPEducom.
Centro de cultura Indígena - CECI Krukutú, CECI Tenondé Porã, e CECI Jaraguá- SME. São Paulo, SP.
Associação Escola de Notícias – São Paulo, SP.
Relatora: Tatiana Garcia de Carvalho (Luz), NCE/USP
16h30-19h00
Local: salas da ECA USP
GRUPOS TEMÁTICOS
GT 15 - TRAJETÓRIA - Trajetórias educomunicativas na América do Sul: Argentina, Venezuela e Brasil
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: Auditório Lupe Cotrim
Coordenação: Eliany Salvatierra Machado, UFF, Niteroi, RJ, NCE-USP
"La Guarida del Tigre": Narrativa transmedia y Cultura Libre, en Argentina.
María Claudia Azcarate, Celina Valeria Morisse, Ana Clara Nicola, María Cristina Schwab. Portal Aprender - Consejo General de Educación. Entre Ríos, ARG.
“Educomunicación en clave de Interculturalidad” Propuestas formativas en educación para los medios, a partir de 3 experiencias en comunidades indígenas del sur de Venezuela.
Fernando Carias Pérez. Universidad de Los Lagos, Osorno, Chile.
Educomunicación como alternativa pedagógica: las legislaciones sobre derechos de los inmigrantes en Sudamérica con enfoque en el aspecto laboral.
Jenny Margoth de la Rosa. Universidad de Huelva. Huelva, ESP.
Uma breve história do I Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação (1998): Diálogos, lutas e negociações pela promoção da Educomunicação.
Felipe dos Santos Schadt. PPGCOM-ECA/USP, NCE/USP, São Paulo, SP.
A Educomunicação: trajetórias, um encontro com Jorge Huergo.
Eliany Salvatierra Machado, UFF, Niteroi, RJ.
GT 16 - TRAJETÓRIA - Mídia na educação: olhares sobre produção, recepção e empoderamento
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 205
Coordenação: Cláudia de Almeida Mogadouro, NCE/USP
A programação de TV da Rede Globo voltada para o público infanto-juvenil: 50 anos de história.
Marcus Tadeu de Souza Tavares, Escola Superior de Propaganda e Marketing e TV Escola, Rio de Janeiro, RJ.
Jornalismo infantil e educomunicação: caminhos a partir do Castelo Rá-Tim-Bum.
Heron Ledon Pereira e Lucia Isaltina Clemente Leão. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Palo, SP.
O cinema na escola após a lei 13006/14.
Michelle Caroline Bernardes dos Santos, Cláudia de Almeida Mogadouro e Marcelo Eduardo Lopes. EMEF Saturnino Pereira, São Paulo, SP.
A Educomunicação como forma de efetivação do direito à educação.
Amanda Pereira Souza Diniz. Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA. Cachoeira Paulista, SP.
A contribuição do Planetapontocom para as políticas em mídia-educação no Brasil
Silvana Gontijo, Planetapontocom, Rio de Janeiro, RJ.
GT 17 - TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Educomunicação: equidade racial e de gênero
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 208
Coordenação: Paola Diniz Prandini, NCE/USP. São Paulo, SP.
(Auto)Representação da mulher periférica no projeto midiático “Nós, mulheres da periferia” e aproximação com os preceitos da Educomunicação.
Evelyn Medeiros Kazan. PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP.
Lançando sementes: a igualdade de gênero na educação.
Lorena Gabriela Santos Martins e Vanessa Matos dos Santos. UFU. Uberlândia, MG.
Educomunicação e Equidade Racial e de Gênero no Prêmio Educar para Igualdade Racial.
Paola Diniz Prandini. PPGCOM ECA/USP. NCE/USP, ABPEducom, São Paulo, SP.
O que dizem as Mulheres do Brilho da Lua? Um olhar sobre as percepções das oficinas de letramento digital.
Vitória Facundo Macedo, Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante, Cátia Luzia Oliveira da Silva, Diêgo de Lima Barros. UFC. Fortaleza, CE.
Educomunicação e diversidade: análise do evento científico VI Educom BR e III Educom Sul realizado em Porto Alegre/2015.
Sátira Pereira Machado e Rosane Rosa. UNIPAMPA. Jaguarão, RS.
GT 18 - TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Educom, transformando o ensino superior
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 202
Coordenação: Joadir Antônio Foresti, UCB.
Educomunicação em relatos de experiências didático-pedagógicas no ensino superior.
Ana Claudia Fernandes Gomes. PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP.
Educomunicação como tecnologia assistiva: uma abordagem de métodos mistos sobre a inclusão das pessoas com deficiência na educação a distância nas universidades privadas brasileiras.
Bárbara Chiodini Axt Hoppe, Gabriela Rousani Pinto e Rafael Santos de Oliveira. UFSM-PPGD-CEPEDI. Santa Maria, RS.
Clube de Educomunicação de Brasília: formação de sujeitos ativos.
Joadir Antônio Foresti, Janete Cardoso dos Santos, Juliana Campelo de Oliveira. UCB. Brasília, DF.
Projeto Programa de Bolsas de Graduação (PGB) Educomunicação UFU: experiências a partir de ações midiáticas.
Eduarda Yamaguchi de Moraes, Diva Souza Silva, Juliana Izabel Evangelista, Loise Bergamo Fernandes Monteiro, Sara Oliveira Camelo Costa Morais. UFU. Uberlândia, MG.
Licenciatura em Educomunicação navegando por novos horizontes: relato de experiência com cidadania digital.
Andressa da Cruz Caprecci, Tatiana Garcia de Carvalho (Luz). Licenciatura em Educomunicação, CCA-ECA/USP. São Paulo, SP.
GT 19 - FORMAÇÃO - Mediações tecnológicas nos espaços educativos
Local: Prédio II da ECA, CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala: 20
Coordenação: Roberta Dabdab. PUC de São Paulo.
Educomunicação na prática: reflexões sobre a educação para as mídias nas escolas.
Antônio Nolberto de Oliveira Xavier e Edna Maíle Viana Araújo. UESC, Ilhéus, BA.
A Educomunicação como percurso metodológico da educação midiática e tecnológica do Pedagogo.
Edilane Carvalho Teles, Céres Marisa Santos, Elis Rejane Santana da Silva. Universidade do Estado da Bahia, DCH, Campus III. Juazeiro, BA.
A importância de educar para as novas competências e dispositivos
Roberta Dabdab. PUC de São Paulo, SP.
A Educomunicação na formação e as Metodologias Ativas: caminhos possíveis de intervenção.
Verônica Martins Cannatá e Lilian Bacich. Instituto Singularidades. São Paulo, SP.
GT 20 - FORMAÇÃO - Educomunicação no ensino formal, nas organizações e na prática
Local: Prédio II da ECA, CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala: 03
Coordenação: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante, UFC, Fortaleza, CE
A educomunicação e a formação de professores na Rede Municipal de Educação de São Paulo: Uma perspectiva crítico colaborativa
Sandra Santella de Sousa. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e ABPEducom. São Paulo, SP.
Educomunicação como atividade de trabalho: mediações na atuação profissional do jornalista-educomunicador.
Bruno de Oliveira Ferreira. PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP.
Expedição interdisciplinar 25 anos da Fundação Casa Grande: experiências e aprendizagens.
Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante, Erica Atém Gonçalves de Araújo Costa, Inês Sílvia Vitorino Sampaio. UFC. Fortaleza, CE.
Educomunicação nas organizações: breve compreensão teórica e prática de um cenário de saúde apresentado por experiências de executivos.
Luara Spínola, Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho e Júlio Francisco Blumetti Facó, UFABC. São Bernardo, SP.
A Formação de Educomunicadores na Comunicação Católica, a partir do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.
Mauricio Nascimento Cruz Filho. Mitra Diocesana de Santo Amaro. São Paulo, SP.
GT 21 - MEIO AMBIENTE - Educomunicação, por e pela Natureza
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 212
Coordenação: Ana Beatriz Camargo Tuma – PPGCOM ECA/USP
Transferência de conhecimentos para a sociedade: o caso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Produtos Naturais.
Ana Beatriz Camargo Tuma e André Chaves de Melo Silva. PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP.
Água, Câmera e Ação – cinema ambiental na cidade de Santo André.
Elena Maria Rezende. SEMASA. Santo André, SP.
Projeto “Educação na Natureza” como suporte ao Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Flavio Augusto de Souza Berchez, Carmen Lúcia Melges Elias Gattás, Elvis Zuim, Maria Carolina Las-Casas e Vanessa Cordeiro. UBIO e Parque CienTec, USP. São Paulo, SP.
Projeto Plantar: práticas de educação ambiental e sustentabilidade.
Laura Cintra Labaki, Joaquim Felix Neto e Verônica Martins Cannatá. Colégio Dante Alighieri. São Paulo, SP.
Educomunicação e Educação Ambiental Crítica: uma oficina pedagógica de atualização docente.
Rebeca Baltazar Chaves, Milena de Sousa Nascimento Bento e Ronaldo Figueiró Portella Pereira. CUVR. Volta Redonda, RJ.
GT 22 - MEIO AMBIENTE - Educomunicação, no Brasil e na Europa
Local: Prédio II da ECA, CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala: 22
Coordenação: Vicente de Paulo Pereira Lima, Viração
Comunicação, educação e comunidades sustentáveis.
Andrée Marie Louise de Ridder Vieira. Instituto Supereco. São Paulo, SP e Universidade Fernando Pessoa, Porto - Portugal.
"Arte e lixo - uma possível combinação": análise de experiência de um projeto de extensão universitária em suas convergências com a educomunicação.
Daniely Silva Duarte. Secretaria Estadual da Educação de São Paulo e ABPEducom. São Paulo, SP.
A educomunicação como suporte para a educação ambiental no município de Foz do Iguaçu.
Derliz Hong Hung Moreno, Sônia Inês Vendrame, Anne Carolina Festucci e Rosani Borba. Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC). Foz do Iguaçu, PR.
Do Brasil à Europa: caso-estudo do Projeto de Educomunicação Vamos Cuidar do Planeta.
Giulia De Paoli. Associação Viração&Jangada. Pádua, Itália.
GT 23 - PROTAGONISMO JUVENIL - Produção e análise de mídia: reafirmando o protagonismo juvenil
Local: Prédio II da ECA, CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala: 24
Coordenação: Diego Henrique da Silva. Coletivo Parafuso Educomunicação, Curitiba, PR.
A fotografia enquanto ferramenta educomunicativa indutora de arte.
Sílvia Cristina dos Reis e Filomena Maria Avelina Bomfim . Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. São João del-Rei, MG.
Educomunicação e protagonismo juvenil: experiências em educação pública a partir da Rádio Conexão MB.
Gecilene Magalhães Marinho Barros, Analaura Corradi, Paulo Jorge Martins Nunes, Thiago Almeida Barros. Universidade da Amazônia. Ananindeua, PA.
O protagonismo juvenil na produção audiovisual e o letramento midiático: um mapeamento bibliográfico.
Glaucileide da Silva Oliveira, Agnaldo Arroio. Faculdade de Educação da USP – FEUSP. São Paulo. SP.
O papel do aluno em seu próprio processo educacional: produção de materiais audiovisuais e educação científica.
Daisy de Brito Rezende, Tânia Cristina Vargas Sana, Luiz Guilherme Basílio Novaes e Agnaldo Arroio. Instituto de Química da USP. São Paulo, SP.
Universo Educom: Análise de Mídia Livre Especializada em Educomunicação.
Diego Henrique da Silva. Universidade Federal do Paraná, Portal Universo Educom, Coletivo Parafuso Educomunicação. Curitiba, PR.
GT 24 - PROTAGONISMO JUVENIL - Educomunicação multimidiática, da educação infantil aos centros de juventude
Local: Prédio II da ECA, CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala: 21
Coordenação: Larissa Barreiros Gomes, Anchietanum, SP.
A educomunicação como ativadora da participação infantil proposta pelo Marco Legal da Primeira Infância.
Daniele Próspero. ABPEducom e NCE/USP. São Paulo, SP.
Atendimento Educacional especializado (AEE) na Educação Infantil e Educomunicação: relato de Experiência.
Keila Aparecida Duarte Rufino. UFA. MG.
Educomunicação na infância: experiências, interações e protagonismo.
Silvia Silva dos Santos. EMEI Angenor de Oliveira - Cartola (SME/SP). São Paulo, SP
Projeto educom.radio: uma prática educativa social.
Matheus Henrique Pinheiro Ribeiro, Matheus Henrique Pinheiro Ribeiro e Rosana Maria Pires B. Schwartz. UPM. São Paulo, SP.
Twitter como rede social na mediação dialógica entre alunos e professores.
Larissa Barreiros Gomes e Gislene Rangel Evangelista. Anchietanum, Centro de Juventude da Companhia de Jesus no Brasil. São Paulo, SP.
GT 25 - PROTAGONISMO JUVENIL - Mídia: práticas de produção e análise como aprendizado para a convivência social
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 201
Coordenação: Raquel da Silva Santos, UFPB.
Educação física escolar & cinema: experimentando novas formas de ensinar esporte no ensino médio.
Rafael de Gois Tinôco, Allyson Carvalho de Araújo e Alison Pereira Batista. UFRN. Natal, RN.
Televisão e Aprendizado: Um estudo de caso sobre o uso da televisão por crianças da Educação Fundamental.
Raiane Lívia Bezerra de Lima. CUA de São Paulo. São Paulo, SP.
Semiárido em Tela: processos educomunicativos na produção de documentários sobre convivência.
Raquel da Silva Santos e Sandra Raquew dos Santos Azevedo. UFPB. João Pessoa, PB.
Movimentos de consumo: a influência das revistas Atrevida e TodaTeen e capas produzidas por jovens alunos em uma pesquisa em ambiente escolar.
Robson da Silva Constante, Saraí Patrícia Schmidt, Ana Luiza Carvalho da Rocha e Lucas Graeff. Unilasalle. Novo Hamburgo, RS.
GT 26 - PROTAGONISMO JUVENIL - Mídia para a liberdade da voz: protagonismo de jovens educomunicadores
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 211
Coordenação: Fabiana Grieco C. M. Vetritti, ABPEducom
O protagonismo do aluno no design de tecnologia educacional e a questão da autonomia social.
Delfina Cristina Paizan. UNIOESTE, Foz do Iguaçu, PR.
Educação Musical e Educomunicação: Um estudo midiático-musical.
Eduardo Assad Sahão. UNESP. São Paulo, SP.
Análise do protagonismo discente na agência de conteúdo experimental "Senac em Movimento" à luz das Literacias de Mídia e Informação (MIL).
Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti e Nelson José Urssi. NCE/USP e ABPEducom. São Paulo, SP.
De jovem para jovem – a experiência de universitários na implantação de rádios em escolas públicas no interior de São Paulo.
Ioná Marina Moreira Piva Rangel e Maria Elisabete Rabello. Faculdade Canção Nova. Cachoeira Paulista-SP.
Liberdade na voz: um paralelo entre a oralidade e a poesia marginal do Slam Resistência.
Jhyenne Yara Gomes Santana e Adriana Cristina Omena dos Santos. UFU. Uberlândia, MG.
GT 27 - PESQUISA - Educomunicação: olhares sobre ou a partir do jornalismo
Local: Prédio central da ECA, 1º. andar
Sala: Congregação
Coordenação: Antonia Alves Pereira. Unemat, MT
Jornalismo e Educomunicação pelo olhar de docentes e jornalistas.
Antonia Alves Pereira. Unemat. Alto Araguaia, MT.
Lições estrangeiras: a educação em outros países sob a ótica da Revista Veja.
Cristiele Magalhães Ribeiro. PUC-RS. Porto Alegre, PR.
A mídia-educação no jornalismo econômico impresso para a compreensão do empreendedorismo regional na cidade de Bauru.
Gabriele Rodrigues Alves da Silva. Unesp. Bauru, SP.
O perfil jornalístico aplicado à educomunicação.
José Carlos Fernandes, Amanda Lüder, Gustavo Schmid Queiroz e Maria Fernanda Mileski de Paula. UF do Paraná – UFPR. Curitiba, PR.
Virando a página: de leitores a autores de suas histórias.
Suéller Oliveira da Costa. PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP
GT 28 - PESQUISA - Pesquisas sobre Educação para a Comunicação
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 203
Coordenação: Wagner da Silveira Bezerra - PUC-RJ
Leitura Crítica da Mídia na Perspectiva das Políticas Públicas na Região Sudeste do Brasil.
Ana Cristina Menegotto Spannenberg e Diva de Souza Silva UFU. Uberlândia, MG.
Só mais cinco minutos, pai. Um estudo etnográfico sobre o uso pedagógico e não pedagógico de jogos eletrônicos em ambientes escolares.
Wagner da Silveira Bezerra. PUC-RJ. Rio de Janeiro, RJ.
A dimensão sensível da educomunicação: diálogos para uma abordagem que integre o sentir, o pensar e o agir na educação para a comunicação.
Mariana Ferreira Lopes. UNESP. Bauru, SP.
Círculos de Leitura e cartas-personagem: a experiência de uma metodologia interdisciplinar inspirada em jogos RPG.
Diêgo de Lima Barros, Vitória Facundo Macedo, Cátia Luzia Oliveira da Silva e Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante. UFC. Fortaleza, CE.
Percepção sobre letramento midiático e letramento científico na formação inicial de Professores.
Julia Tomchinsky e Agnaldo Arroio. FE-USP. São Paulo, SP.
13h30 - 16h15
WORKSHOPS
WORK1 - O planejamento da prática educomunicativa em âmbito comunitário: a experiência do SEPAC
Coordenação: Helena Corazza, SEPAC - Serviço Pastoral da Comunicação, São Paulo. SP.
Jonas Luiz de Pádua, Ilanyr Costa, Wellington José. SEPAC, São Paulo, SP.
Local: Prédio Central da ECA – 2º andar
Sala: 203
WORK2 - Diálogo Latinoamericano com Profa. Teresa Quiroz
Coordenação: Lucilene Cury. CCA ECA/USP
Local: Prédio Central da ECA/USP - 2º andar
Sala 205
14h00-18h00
OFICINAS
OF 04 - Oficina de Animação e Edição de vídeo pelo celular
Local: Prédio II da ECA, CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala: 18
20 vagas – inscrições na secretaria do evento
Ministrante: Ana Luisa Anker, ABPEducom, São Paulo, SP.
19h00-21h00
ASSEMBLÉIA DA ABPEDUCOM
Local: Prédio Central da ECA/USP - 1° andar
Sala da Congregação
Coordenação: Ismar de Oliveira Soares - Presidente
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Intervenção Cultural
Horário: 12h00 às 12h30
Local: entrada Auditório CDI
Estúdio móvel Colégio Dante Alighieri
Horário: 14h00 às 18h00
Local: Ônibus estacionado em frente ao Prédio Central da ECA/USP (visitas monitoradas).
Coral USP Mulheres
Horário: 19h15 às 20h00
Local: Auditório Lupe Cotrim - 1° andar – Prédio Central da ECA/USP
Cine Solar - Apresentação do Projeto
Horário: 14h30 às 18h00
Local: Perua Estacionada em frente ao Prédio Central da ECA/USP
Cine Solar - Sessão de cinema ao ar livre
Horário: 20h00 às 21h30
Local: Em frente à antiga entrada da biblioteca da ECA
Banca de livros
Local: Prédio Central da ECA/USP
Editora Paulinas
Banca do Daniel – ECA/USP
Feira Educomunicativa
Licenciatura em Educomunicação, CCA-ECA/USP
Local: Prédio Central da ECA/USP - térreo.
DIA 14/11/2018
MANHÃ
8h30-10h30 Mesa-redonda III: Educação Midiática: Formação cidadã e profissional
Coordenação: Rosane Rosa Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS.Esta mesa-redonda buscará reconhecer a diversidade das experiências no âmbito da educação midiática e/ou educomunicativa, enquanto espaço de formação para a cidadania, examinando: a) A educação midiática a partir de um canal de TV; b) O potencial articulador da juventude na área b) e c) A educomunicação na prática comunitária. Participantes: João Alegria (João Alves dos Reis Júnior) Ró Gilberto Gomes Cá Alma Montoya Chavarriaga Relator: Felipe Saldanha, PPGCOM-ECA/USP |
10h30-12h30 Mesa-redonda IV: Educação Midiática: Formação cidadã e profissional
Coordenação: Maria Cristina Palma Mungioli CCA-ECA/USP. São Paulo, SP.A Mesa IV abordará a formação do profissional da Educomunicação, a partir de duas experiências brasileiras (a Licenciatura, na ECA/USP e o Bacharelado, na UFCG) e da experiência latino-americana (a partir da contribuição das organizações envolvidas com a RedEducom). A mesa redonda pretende jogar luz sobre o problema representado pela carência de especialistas qualificados para atender as demandas que emergem da expansão do conceito e das práticas mídia-educativas no nosso continente. Participantes: Roseli Aparecida Fígaro Paulino Carlos Alberto Ferraro Raíja Maria Vanderlei de Almeida Relatora: Lilian Cristina Ribeiro Romão, ABPEducom |
TARDE
13h30-16h15 (exceto Painel 13)
PAINÉIS TEMÁTICOS
PAINEL 10 – Tecnologias enquanto mobilizadoras de mudanças culturais e civilizatórias
Local: Prédio central da ECA, 1º andar
Sala: Auditório Lupe Cotrim
Este painel destina-se a reunir pesquisadores e integrantes de instituições que articulam ações no âmbito da cibercultura, para refletir sobre a presença das tecnologias enquanto mobilizadoras de mudanças culturais e civilizatórias. Interessa ao evento, que os especialistas avancem no entendimento e explicitação dos novos paradigmas que regem a sociedade midiática, influenciando o cotidiano do processo educativo.
Coordenação: Nelson De Luca Pretto - Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA.
Participantes:
Juliana Doretto - Fiam-Faam Centro Universitário. São Paulo, SP.
Daniela Costa - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação - Cetic.br. São Paulo, SP.
Jamila Venturini - Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits). São Paulo, SP.
Nelson de Lucca Pretto - Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA.
Beatrice Bonami Rosa - Escola do Futuro – USP. São Paulo. SP.
Relatora: Daniela Osvald Ramos, CCA ECA/USP. São Paulo, SP
PAINEL 11 – Educomunicação e mídia-educação, relações étnico-raciais e de gênero
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 201
Este painel destina-se a debater a contribuição de núcleos de pesquisas e de grupos de ativismo social no âmbito étnico racial e de gênero, na perspectiva da mídia-educação e/ou da educomunicação, debatendo a importância do conceito para a implementação das Leis 10.639 e 11.645.
Coordenação: Paola Diniz Prandini - AfroeducAÇÃO. São Paulo, SP.
Participantes:
Grupo de Estudos em Educomunicação e Relações Étnico-Raciais da ABPEducom. São Paulo, SP.
Naine Terena de Jesus – Faculdade Católica de MT, Cáceres, MT.
Guilherme Soares Dias - COJIRA - Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em São Paulo. São Paulo - SP.
Cláudia Lago - Departamento de Comunicações e Artes, ECA/USP. São Paulo, SP.
Ricardo Henriques - Instituto Unibanco. São Paulo, SP.
Relatora: Fernanda de Araújo Patrocínio, ABPEducom
PAINEL 12 – A consolidação das práticas de educomunicação socioambiental no Brasil e sua contribuição para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 203
Este painel destina-se a discutir a evolução das práticas educomunicativas e de mídia-educação no tratamento da educação socioambiental, no Brasil. A adoção dos conceitos ocorreu nos meados da primeira década do século XXI por iniciativa da área de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente do Brasil. A discussão proposta pretende entender a necessidade de fornecer referenciais teórico-metodológicos para a educação em defesa de um futuro saudável para o Planeta Terra.
Coordenação: Vania Beatriz Vasconcelos de Oliveira, EMBRAPA- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Porto Velho, RO.
Participantes:
Débora Menezes - Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Manaus, AM.
Leopoldo Cavaleri Gerhardinger - Instituto Oceanográfico da USP. São Paulo, SP.
Maria Rebeca Otero Gomes - Setor de Educação da UNESCO no Brasil. Brasília, DF.
Sueli Ângelo Furlan - Departamento de Geografia - FFLCH-USP. São Paulo, SP.
Beatriz Truffi Alves – Licenciatura em Educomunicação CCA-ECA/USP. São Paulo, SP.
Cynthia Alário – Projeto Cinesolar. São Paulo, SP.
Relatora: Filomena Maria Avelina Bomfim, ABPEducom.
PAINEL 13 - Educomunicação na interface público e privado: diálogos entre a educação básica e a universidade
Horário: 14h00 às 16h30
Local: Este painel será realizado fora do campus da USP, no Colégio Dante Alighieri, Av. Jau, 1061 – Cerqueira Cesar (Metrô Trianon). Vagas limitadas. Exige-se prévia inscrição, via o link: https://goo.gl/forms/YQ4nlvlxUP3rYiGq2.
Sala: Auditório Miro Noschese (Exige-se a chegada com 30 minutos de antecedência para cadastramento no Colégio Dante Alighieri).
O Painel coincide com o encerramento das atividades do Projeto Educom.geraçãocidadã, em 2018. Trata-se de um projeto educomunicativo interinstitucional que vem mobilizando, desde 2016, duas escolas de educação básica da cidade de São Paulo: o CEU EMEF Casa Blanca, da Secretaria Municipal de Educação (DRE Campo Limpo) e o Colégio Dante Alighieri, da rede privada de educação. As duas instituições trabalham, colaborativamente, práticas de análise de mídia, contextualizando a comunicação no cotidiano escolar e na vida dos alunos. Contam, para tanto, com a colaboração do NCE/USP e da ABPEducom. Em 2017, o Educom.geraçãocidadã colaborou para a elaboração do texto final do Plano de Educação em Direitos Humanos do Estado de São Paulo. Já em 2018, o projeto se prepara para entregar à sociedade e à UNESCO os pontos de vista dos adolescentes sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU.
Coordenação: Verônica Martins Cannatá, Colégio Dante Alighieri, São Paulo, SP.
Participantes:
Alunos das instituições parceiras.
Articuladores do projeto vinculados às instituições parceiras (docentes das duas escolas e colaboradores da ABPEducom, NCE/USP e Licenciatura em Educomunicação).
Cristina Barroco, CEU EMEF Casa Blanca, SME. São Paulo, SP.
Gianna Cappello, Professora da Universidade de Palermo e Presidente da Associação Italiana de Educação em Mídia e Comunicação.
Observadores nacionais e internacionais presentes no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação.
Relatora: Cristina Barroco, DRE Campo Limpo. São Paulo, SP.
16h30-19h00
Local: salas da ECA USP
GRUPOS TEMÁTICOS
GT 29 - TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Experiências educomunicativas: saúde, acessibilidade e bem-estar
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 208
Coordenação: Paula Setsuko Nishizima, Parafuso Educomunicação.
Educomunicação e saúde: interseções a partir do projeto DiverSUS
Paula Setsuko Nishizima e Wanda Marques Araújo. Parafuso Educomunicação e Ministério da Saúde. Curitiba, PR.
Da janelinha para o janelão: relevância da primeira web Tv bilíngue português/libras – Tv INES – para acesso a informação e a criticidade de surdos.
Jaciara de Sá Carvalho e Rita de Cassia Martins Costa Brito. Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. São Paulo, SP.
A educomunicação como meio de transformação: relatos de experiências do Projeto Sinal Livre dentro das escolas nas comunidades do entorno da Arena Castelão.
Ana Cássia Alves Cunha. Vida Ciranda, Fortaleza, CE.
Mapeamento participativo de práticas municipais do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.
Caio Dib de Seixas Taís Elisa Scaroni. Instituto Tellus, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. São Paulo, SP
GT 30 - TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Educom e transformação tecnológica e social: a diversidade das práticas
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 203
Coordenação: Christiane Pitanga, UFU. Uberlândia. MG.
Uma experiência criativa e inclusiva em Educom: oficina de criação e animação coletiva em história.
Ana Luísa Anker. Movimento Comunitário Estrela Nova. São Paulo, SP.
Oficina de rádio jornalismo no Cieja Perus 1, São Paulo, SP.
Ceciana Fonseca Veloso de Melo e Rossini de Araújo Castro. SME, São Paulo, SP.
Mediação educomunicativa: análise das mediações ocorridas nas práticas educomunicativas.
Christiane Pitanga e Marciel A. Consani. UFU. Uberlândia. MG.
Gestão Transdisciplinar e Protagonismo em Políticas Públicas na Associação dos Catadores de Material Reciclável de São João del-Rei – ASCAS.
Glaucia Mara Campos e Filomena Maria Avelina Bomfim, UFSJ. São João del-Rei, MG.
Convergência dos meios e educomunicação: Um estudo de caso do episódio “Torcedores de times rivais”, do Quintal da Cultura.
Marcele Aroca Camy e Rose Mara Pinheiro. UFMS. Campo Grande, MS.
GT 31 - TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Práticas educomunicativas: conhecer para cuidar
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 205
Coordenação: Wellington Nardes, ECA/USP.
Curso Intergeracional Criativa Idade: uma vivência educomunicativa na terceira idade.
Matheus Alves Pássaro. ESPM. São Paulo, SP.
Rádio e Tv CIEJA Perus 1: inclusão e cidadania como prática pedagógica em educomunicação.
Rossini de Araujo Castro. CIEJA Perus1. São Paulo, SP.
As narrativas sobre a questão social: uma reflexão sobre a prática educomunicativa.
Wellington Nardes. PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP.
Experiência: conhecer para saber cuidar - projeto Vida Ciranda.
Sara Rebeca Aguiar de Carvalho e Ana Cássia Alves Cunha. Vida Ciranda, Fortaleza, CE.
GT 32 - FORMAÇÃO- Educação midiática e audiovisual
Local: Prédio central da ECA, 1º. andar
Auditório Lupe Cotrim
Coordenação: Cláudia Mogadouro, NCE/USP.
Cinema e Educomunicação: a formação audiovisual de professores da rede municipal de São Paulo.
Cláudia de Almeida Mogadouro. NCE/USP. São Paulo, SP.
A lei 13.006/14 e a formação docente: o exercício de pensar a educação em um contexto de ethos midiatizado.
Daniela da Silva e Tania Mara Zancanaro Pieczkowski. Unochapecó. Chapecó, SC.
La mediación del video (auto)biográfico en la educación mediática.
Diego Leandro Marín Ossa. Universidad Tecnológica de Pereira y Universidad Autónoma de Barcelona, España.
Educom.Cine: uma experiência de extensão universitária integrada ao Programa Novo Mais Educação.
João Ricardo Cararo Lazaro, Rafael Gué Martini, Maria Luiza Delfes Varela, Jacline de Santana Lins; Rita de Cássia dos Santos Vanderlinde. UDESC. Florianópolis, SC.
A produção audiovisual na escola e seu protagonismo.
Lília Maria Guimarães, Vanessa Matos dos Santos, Rose Mary Kern Martins, Diva Souza Silva. UFU. Uberlândia, MG.
GT 33 - FORMAÇÃO - A Educomunicação, no bacharelado, na formação técnica e na licenciatura
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 211
Coordenação: Francisco de Assis Silva – UNEB. Juazeiro, BA
A Produção Midiática na Educomunicação: estudo de caso do Curso de Formação na FATEC Pref. Hirant Sanazar, ETEC Prof André Bogasian e ETEC Presidente Vargas.
Helena Marques Málaga Morais. NCE/USP. São Paulo, SP.
Panorama da formação em Educomunicação da UFCG.
Raija Maria Vanderlei de Almeida. UFCG. Campina Grande, PB.
Impressões de alunos de pedagogia em experiência educomunicativa na rede pública de ensino.
Francisco de Assis Silva. UNEB. Juazeiro, BA.
Experiências de educomunicação em oficinas para professores e estudantes de licenciatura.
Débora Gallas Steigleder e Claudia Regina da Silva. UFRS. Porto Alegre, RS
GT 34 - PROTAGONISMO JUVENIL- Expressão juvenil, pela literatura, teatro e tecnologia maker
Local: Prédio II da ECA, CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo, térreo
Sala: 03
Coordenação: Marciel A. Consani, CCA ECA/USP.
Você é o que você compartilha?: um relato de experiência sobre a produção monográfica no Ensino Médio.
Juliana Pádua Silva Medeiros e Aline Bertola Adorno. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, SP.
O potencial educomunicativo do Teatro do Oprimido: a experiência do projeto de extensão Reflexão Crítica em Cena.
Lidiane Maria da Silva Trajano. Instituto Federal de São Paulo. São Pauo, SP.
Juventude e universo literário: aproximação pela Educomunicação.
Lucia Helena Vieira Caetano. Instituto Asas Comunicação Educativa. São Paulo, SP.
Quadrinhos que falam: oficinas educomunicativas estimulando a expressão gráfica no Ensino Médio.
Marciel Aparecido Consani e Natália Rosa Muniz Sierpinski. CCA – ECA/USP. São Paulo, SP.
A relação dialógica na Cultura Maker.
Rodrigo Assirati Dias, Lucas Marco Loureiro, Sandra Maria Rudella Tonidandel, Valdenice Minatel Melo de Cerqueira e Verônica Martins Cannatá. Colégio Dante Alighieri. São Paulo, SP, APBEducom.
GT 35 - PROTAGONISMO JUVENIL - Protagonismo dos jovens, na gestão das tecnologias e nas práticas de formação
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 201
Coordenação: Josete Maria Zimmer, Escola Estadual Fernando Nobre. São Paulo, SP
A vez e a voz do Comitê Gestor Discente de Tecnologia do Colégio Dante Alighieri.
Celise Monteiro Franca Correia, Valdenice Minatel Melo de Cerqueira, Marina Martins Malheiros, Vinícius Andreotti Segala e Verônica Martins Cannatá. Colégio Dante Alighieri. São Paulo, SP.
Competência midiática e os desafios para a formação profissional.
Eliana Nagamini. Fatec São Paulo do CEET Paula Souza. São Paulo, SP.
Riscos e sustentabilidade Educacional no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - ensino Fundamental.
Josete Maria Zimmer, Maria de Fátima Serra Rios e Stela Conceição Bertholo Piconez. Escola Estadual Fernando Nobre. São Paulo, SP.
GT 36 - PROTAGONISMO JUVENIL - Vozes coletivas, compartilhadas e reconhecidas
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: Auditório Paulo Emílio
Coordenação: Juliana Cordeiro, Parafuso Educomunicação, Curitiba, PR.
Educom.geraçãocidadã e sua gestão democrática.
Andressa da Cruz Caprecci, Adriano Augusto Vieira Leonel, Hildenor Gomes dos Santos, Lucilene Varandas , Verônica Martins Cannatá. Colégio Dante Alighieri. São Paulo, SP.
Preparando Para o Futuro - ONG Sonhar Acordado: um possível projeto educomunicativo.
Kellen Messias de Melo. UNIP. São Paulo, SP.
Vozes coletivas, Compartilhadas e reconhecidas: um estudo sore a comunicação na trama cotidiana dos jovens alunos do Colégio Estadual do Paraná.
Patricia Goedert Melo e Regiane Regina Ribeiro. UF do Paraná. Foz do Iguaçu, PR.
Educomunicação com Curumim - uma parceria Núcleo PauBrasil e Sesc Osasco.
Regina Márcia Tavares Vasques. Abpeducom. São Paulo, SP.
Narrativas de educomunicação na construção de uma identidade escolar por jovens na EFAL.
Rosângela Dória Lima, Daniel Bramo Nascimento de Carvalho e Ronaldo Nunes Linhares. Universidade Tiradentes. Aracaju, SE.
GT 37 - PROTAGONISMO JUVENIL - Geração digital e a educação midiática
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 202
Coordenação: Liana Gotllieb, NCE/USP
As mídias como ferramenta para inovação na educação escolar.
Barbarah Carolina Soares da Silva Costa Gomes,Gleides Ander Nonato e Riviane Borghesi Bravo. Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG
A geração digital e a educação midiática - participação de crianças e jovens.
Rose Mary Kern Martins, Diva Souza Silva, Lília Maria Guimarães e Vanessa Matos dos Santos. UFU. Uberlândia, MG.
Empreendedorismo social e protagonismo juvenil: articulações da interface comunicação/educação no discurso da Quiron Educação.
Sarah Hiratsuka Rezende. UF do Paraná. Curitiba, PR.
“Escola na Tela” protagonismo, ações e práticas educomunicativas.
Laerte de Sousa Santos, Ana Elisa Pereira dos Santos, Yasmin de Souza Oliveira, Henrique Pereira Lima da Silva e Beatriz Araujo da Silva. Escola Estadual Prof. Mauro de Oliveira. São Paulo, SP
A escolha profissional de adolescentes que vivem à margem da cultura digital.
Vanina Costa Dias. UFMG. Belo Horizonte, MG.
GT 38 - PESQUISA - Educom, entre a pesquisa científica e a difusão do conhecimento
Local: Prédio central da Eca, 2º.andar
Sala: 204
Coordenação: Graciele Almeida de Oliveira, Licenciatura em Educomunicação – ECA/USP.
Uma Investigação a partir de memórias na disciplina de Educomunicação na Pós Graduação.
Diva Souza Silva e Vanessa Matos dos Santos. Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Uberlândia, MG.
Um campo, cento e quatro papers e três roteiros de pesquisa.
Manuela Thamani e Laiara Alonso. PPGCOM ECA/USP. São Paulo, SP. (do 6 para p 5)
Educomunicação Cabocla da Região do Vale do São Francisco: Percursos, Outros Fazeres e Avanços.
Elis Rejane Santana da Silva, Céres Marisa Santos e Edilane Caralho Teles. UNEB- Universidade do Estado da Bahia. Juazeiro, BA.
A Educomunicação nos processos de educação e difusão de conhecimento: divulgação científica no Projeto Telescópio BINGO.
Graciele Almeida de Oliveira, Helena Marques Málaga Morais e Ana Beatriz Tuma. Licenciatura em Educomunicação, ECA-USP. São Paulo, SP.
GT 39 - PESQUISA - Mídias, diversidade, sustentabilidade, aprendizagem
Local: Prédio central da ECA, 1º. andar
Sala da Congregação
Coordenação: Alexandre Le Voci Sayad, Zeit-Geist - Education, Culture, Media. São Paulo, SP.
As mídias em pesquisas e práticas de Educação Ambiental no contexto escolar.
Natalie Brito Domingos, Daniela Harumi Hikawa e Bianca Petrocelli. SP. São Paulo, SP. (do 5 para. 6)
Educação, Ensino e Aprendizagem de línguas e linguagens por meio das quadro-telas – o papel das mídias na Educação.
Ricardo Toshihito Saito. Departamento de Letras Germânicas da UFBSA. Salvador, BA. (do 5 para 6)
Da crítica ao uso da mídia nos processos de aprendizagem: uma análise televisual do Crash Course Media Literacy no YouTube.(da sala 2 para .4.)
Beatriz Becker, Heitor Leal Machado e Igor Waltz. PPGCOM-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ.
Reflexões sobre possíveis experiências de leitura dos jovens por meio da função lista do Whatsapp.
Raquel Scremin e Rosane Rosa. UFSM. Santa Maria, RS.
13h30 - 16h15
WORKSHOPS
WORK3 - Imprensa Jovem: a experiência dos 750 projetos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Coordenação: Carlos Alberto Mendes de Lima - SME São Paulo, SP.
Local: Prédio II da ECA – CRP – Relações Públicas, Propaganda e Turismo
Sala: 03
WORK4 - A Revista Comunicação & Educação em práticas educomunicativas
Fundada em 1993, a revista Comunicação & Educação, da ECA-USP, tem sido considerada como um veículos que mais contribuiu para a difusão da educomunicação no Brasil. O presente workshop destina-se a apresentar a revista, suas diferentes sessões, dando ênfase aos artigos nacionais e internacionais, assim como as experiências em sala de aula.
Coordenação: Roseli Fígaro, PPGCOM ECA/USP.
Local: Prédio Central da ECA/USP - 2º andar
Sala: 211
14h00-18h00 (exceto Oficinas 07 e 08)
OFICINAS
OF 05 - Oficina de Videoaulas - Uma autoprodução
Local: Prédio central da ECA, 2º. andar
Sala: 212
15 vagas – inscrições na secretaria do evento
Ministrante: Wanessa do Bomfim Machado e Filipe Moura Cravo Teixeira, Fundação Cecierj. Rio de Janeiro, RJ.
OF 07 - Conhecendo o Google Drive - Educomunicação na cultura digital.
Horário: 14h00 às 16h00
Local: Prédio Central da ECA - Laboratório de Informática Neusa Dias Macedo- CBD – 2 andar
20 vagas – inscrições na secretaria do evento
Ministrante: Raíra Torrico, ECA/USP. São Paulo, SP.
OF 08 - Conhecendo o Google Drive - Educomunicação na cultura digital.
Horário: 16h15 às 18h15
Local: Prédio Central da ECA - Laboratório de Informática Neusa Dias Macedo- CBD – 2 andar
20 vagas – inscrições na secretaria do evento
Ministrante: Raíra Torrico, ECA/USP. São Paulo, SP.
19h00 – 21h00
III Reunião do PROJETO MOBILIZAÇÃO LATINO-AMERICANA PELA EDUCOMUNICAÇÃO
Local: Prédio Central da Eca/USP
Auditório Lupe Cotrim
Coordenação: Ismar de Oliveira Soares
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Apresentação do “Xondaro”
Imprensa Jovem Guarani
Centro de Educação e Cultura Indígena - CECI Jaraguá, São Paulo, SP
Horário: 13h00 às 13h30
Local: entrada do Prédio Central da ECA/USP
Banca de livros
Local: Prédio Central da ECA/USP
Editora Paulinas
Banca do Daniel – ECA/USP
Feira Educomunicativa
Licenciatura em Educomunicação, CCA-ECA/USP
Local: Prédio Central da ECA/USP - térreo.
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