Associados e associadas,
Iremos realizar no próximo sábado (02) a Assembleia Geral da ABPEducom. Esse é um momento especial para discutir o que foi feito em 2017 e também planejar o futuro. Arriscamos dizer que tivemos um ano muito produtivo e com diversas realizações. Em nossa Assembleia, iremos apresentar em detalhes o balanço sobre projetos, cursos, planejamento para 2018 etc.
Por ora, apresentamos 15 ações que merecem destaque em 2017:
- Criamos um novo sitecom destaque para notícias das atividades desenvolvidas pelos nossos associados. O espaço organiza melhor as informações e fornece uma leitura mais objetiva sobre os assuntos de interesse da Educomunicação.
- Participamos de Conferências – Estadual e Nacional – de Direitos Humanos que incentivaram a Defensoria Pública do Estado de São Paulo a propor o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Clique aqui e confira a notícia. A ABPEducom por meio de seu presidente, o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenou o Eixo Temático “Educação e Mídia”.
- Apoiamos o evento ‘Jornalismo, tecnologia e educação’, promovido entre os dias 17 e 18 de março, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
- Passamos todo o ano estruturando e buscando parceiros para o projeto “Mobilização Latinoamericana pela Educomunicação”. Juntamente com a FLACSO Brasil, o projeto intenta conquistar patrocínios para financiar a iniciativa.
- No início do ano a ABPEducom esteve presente no Rio Grande do Sul em aula inaugural do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da FAMECOS/PUCRS.
- A ABPEducom participou ativamente do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CETIC-Br). Clique aqui e confira o site oficial.
- Apoiamos e participamos ativamente (inclusive incentivando os associados a participarem) do 1º Encontro Virtual de Educomunicadores de Mato Grosso, promovido pelo Núcleo Regional do Mato Grosso do Sul, ocorrido em maio.
- Apoiamos e a nossa Diretora Cultural coordenou o Curso de Educomunicação ministrado pelas Paulinas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
- Organizamos e fizemos acontecer o primeiro Curso de Formação em Educomunicação em parceria com a Faculdade Cásper Líbero – o curso foi presencial. Além de novas edições do curso, para o ano de 2018, vamos lançar o curso em EaD para que possamos atender a todos os associados e educomunicadores do Brasil. Clique aqui e veja como foi o curso, número participantes e resultados.
- Foi também oficializada a criação do Núcleo Regional de Santa Catarina. Clique aqui e leia a notícia.
- Em setembro a ABPEducom esteve presente no 2º. Congresso Iberoamericano sobre Televisão e Educação ,que aconteceu em Buenos Aires, na Argentina. Clique aqui e veja como foi.
- Em outubro, a ABPEducom esteve representada por seu Secretário Executivo – na visita técnica dos Estudantes da Licenciatura em Educomunicação da USP na Universidade de Campina Grande – curso de Educomunicação. Desta visita resultou a criação do Núcleo Regional da ABPEducom na Paraíba. Clique aqui e leia a notícia.
- A ABPEducom esteve presente na Universidade Federal de São João Del Rei no evento Educomunicar para refletir e Mobilizar.Clique aqui e leia a notícia.
- Apoiamos e participamos do II Congresso Internacional sobre competências midiáticas. Clique aqui para ler a notícia. Além disso, estamos finalizando o nosso novo e-book – Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. Este trabalho é muito especial pois temos autores da maioria dos estados brasileiros.
- Temos trabalhado bastante junto às prefeituras municipais das cinco regiões do Brasil para levar a Educomunicação a todos os espaços. Neste ano estivemos em contato com as seguintes prefeituras: Itapoá-SC, Várzea Grande-MT, Cuiabá-MT, Juazeiro-BA, Salgueiro, PE, Jundiaí-SP, Mogi das Cruzes- SP, Salesópolis-SP, Ibiúna-SP e Iranduba-AM. A intenção, ainda em discussão entre a diretoria, é oferecer cursos de EaD aos professores municipais.
Além destas iniciativas da ABPEducom, publicamos atividades de nossos associados (que nos foram enviadas): Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará, entre outros.
O futuro
O desafio posto à ABPEducom é aumentar a representatividade ao redor do país, estruturando novas formas de participação e diálogo com os educomunicadores. Esse é um grande desafio e planejamos enfrentá-lo no primeiro dia de trabalho em 2018: 15 de janeiro, após o recesso de 30 dias.
Outra questão importante: reconhecemos que há uma demanda em aprimorar nosso canal de comunicação com cada membro da ABPEducom – sejam associados, associadas, conselheiros ou educomunicadores ao redor do país. Será nosso compromisso, a partir de 2018, melhorar esse aspecto do trabalho. A primeira medida será disponibilizar um formulário para que os associados possam preencher com informações que desejam divulgar; ou com dúvidas e questões sobre as ações da ABPEducom.
Esperamos também contar com o apoio, a parceria e a solidariedade para continuar avançando nos estudos e nas práticas educomunicativas.
Um abraço.
Ass: Diretoria da ABPEducom.
Muito ter reunido numa matéria essas tantas açoes. Sem dúvidas a ABPEducom ocupa um espaço importante neste país universal.
Fico feliz com a sua existência que me fez compreender mais e projetar melhor o meu trabalho.
Longa vida à associação.
Abraço,