No dia 19 de março de 2018, a Comissão de Pesquisa da Escola de Comunicação  & Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP) aprovou o relatório de pesquisa pós doutoral da Profa. Dra. Filomena Maria Avelina Bomfim, intitulado


Educomunicação & redes:

as estratégias reticulares na implantação de uma política de educomunicação na rede pública de ensino de São João del-Rei.


Trata-se de pesquisa apresentada ao Departamento de Comunicações e Artes (CCA), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), como requisito para obtenção do título de Pós-doutor em Ciências da Comunicação, tendo sido supervisionado pelo Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares. Essa iniciativa de investigação científica teve como objetivo avaliar as possibilidades de constituição de redes educomunicativas no espaço da rede pública de ensino integrante da 34ª Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais, na cidade de São João del-Rei, a fim de identificar a relevância dessas redes para a implantação de uma política pública de educomunicação no âmbito municipal.

A pesquisa concluiu que não é possível fomentar uma política de educação fundamentada na Educomunicação, na rede pública em foco, sem o estabelecimento prévio de redes educomunicativas. Verificou-se que a existência de tais estruturas reticulares constitui fórum essencial para que uma consciência sistêmica se manifeste e se expanda na região Campo das Vertentes, em Minas Gerais, a fim de que, a partir de uma ação colaborativa/participativa, despontem evidências de protagonismo, capazes de mobilizar as lideranças locais em prol do desenvolvimento regional. 

Filomena Bomfim é professora associada da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atuando no curso de graduação em Comunicação Social-Jornalismo desde 2009, onde ministra a disciplina Educomunicação. Também é docente do curso de Mídias na Educação, no Núcleo de Educação à Distância (NEAD/UFSJ) e do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em artes, urbanidades e sustentabilidade (PIPAUS). A pesquisadora é líder do Grupo de estudos e pesquisas em educomunicação (GEPEducomufsj), certificado no CNPq desde 2015.

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]