Na próxima segunda-feira (28/04), a partir das 19h, a Câmara Municipal de Santos sediará a audiência pública “Educomunicação e sua importância para uma escola cidadã e democrática“, promovida pela vereadora Renata Bravo (PSD) em parceria com o Instituto Devir Educom e o Núcleo Regional Litoral Paulista da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). A atividade visa debater junto à sociedade a contribuição do campo  teórico-prático de interface entre a Comunicação e a Educação para os processos formativos da educação básica, sobretudo levando em consideração a cada vez mais marcante presença das mídias digitais no cotidiano das crianças e adolescentes. O evento conta ainda com o apoio institucional do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) e da própria ABPEducom

A audiência, a ser realizada no Auditório Zeny Goulart, contará com a presença dos professores Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, e Claudemir Edson Viana, secretário executivo da associação e coordenador do NCE/USP. A casa legislativa receberá para o debate profissionais, educadores e gestores de unidades públicas e particulares de ensino, pais e responsáveis, jornalistas e demais interessados no tema, que tem como fundamento o papel estratégico da Educomunicação na delimitação e aplicação de práticas pedagógicas alinhadas com os princípios da cidadania, dos direitos humanos e da democracia.

De acordo com Renata Bravo, a realização da audiência, de participação gratuita e aberta ao público, carrega em si a importância latente de debates públicos com mais profundidade acerca do lugar das mídias digitais no cotidiano escolar e o espaço que elas ocupam no processo formativo de crianças e adolescentes. “Precisamos de jovens cada vez mais conscientes do verdadeiro papel das mídias digitais, e temos na Educomunicação uma importante ferramenta para formá-los como cidadãos mais críticos”, afirma a parlamentar.

Serviço:

Endereço: A audiência pública “Educomunicação e sua importância para uma escola cidadã e democrática” ocorrerá no Auditório Zeny Goulart, na Câmara Municipal de Santos, localizada na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1, bairro Vila Nova.

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *