Exposição “Educomunicação e Guiné-Bissau: ponte Heliópolis x Bissau” |
A cobertura educomunicativa do Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação com tema “Direitos Humanos e Educomunicação” aconteceu em tempo real pela página da ABPEducom no Facebook. O evento aconteceu entre os dias 9 e 11 de outubro de 2014 na Anhembi Morumbi – Centro, em São Paulo-SP.
A cobertura fotográfica foi registrada por CyroLanzani e Maurício da Silva, além de contar com a colaboração dos próprios participantes que disponibilizaram seus registros na página. O registro das discussões foi realizada pela equipe de comunicação da ABPEducom, contando com a colaboração de Evelin Haslinger, Maria Célia Rehder, Antonia Alves e Jurema Brasil.
A programação geral foi sendo pontuada no momento em que as mesas redondas, apresentação de trabalhos, dentre outros eventos iam se dando, recebendo comentários sobre os principais pontos.
Abertura, homenagem e conferência
Assim foi o primeiro dia de evento…
“Educomunicadores de diversas partes do Brasil começam a chegar para o Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação… Abraços, sorrisos e muita vontade de falar marcam reencontros e novos encontros entre os participantes”, pontuava o início da cobertura no Facebook.
Participaram da Mesa de Abertura os professores Dr. Luiz Alberto de Farias (Diretor da Escola de Comunicação e Educação da UAM), Dr.Ismar de Oliveira Soares (Presidente da ABPEducom), Me. Antonia Alves (NCE ECA-USP e UNEMAT), Dra. Cláudia Lago (Líder do Núcleo de Comunicação e Educação da UAM).
Na homenagem ao professor Ismar pelos 15 anos de atuação do NCE/USP, lembrou-se do quão sonhador ele tem se mostrado em todas as ações ao longo desses junto aos muitos pesquisadores com quem conviveu na animação dos projetos. Recebeu flores e uma placa com os seguintes dizeres: “Ao Mestre Ismar de Oliveira Soares, pioneiros de nosso campo, para lembrar que sua contribuição foi e é essencial não apenas para a afirmação da Educomunicação, mas também para a mudança das vidas de todos/as que foram transformados/as por ela”.
Comunicação, Educação e Direitos Humanos foi a conferência de abertura proferida pelo professor Ismar que destacou a história do direito à comunicação co eventos históricos mundiais, por meio de uma perspectiva coletivista para a comunicação.
Ao final desta noite foi entregue o livro “Educomunicação – além da web 2.0”, organizado por Roberto Aparici, para o Núcleo de Comunicação e Pesquisa da Anhembi Morumbi, liderado pela professora Claudia Lago.
Conferência, exposição e apresentação de trabalhos
A sexta-feira (10) foi marcada por emoção com a mesa “Educomunicação: caminhos da sociedade midiática pelos Direitos Humanos” que contou com a participação da educomunicadora Maria Célia Giudicissi Rehder, do gerente do Cetic.Br Alexandre Barbosa e da advogada Karina Quintanillha (Artigo 19), com a mediação da professora Benedita Fátima Delbono.
Rehder se emociona com as lembranças dos países africanos ao relatar sobre sua dissertação que aborda a Educomunicação e os direitos humanos, além do intercâmbio que promoveu levando a experiência do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) para esses países e para as discussões das Nações Unidas.
Alexandre fala sobre a pesquisa das TIC no conteúdo infanto juvenil, apontando os aspectos averiguados em relação ao uso da internet, redes sociais, habilidades para o uso da Inernet, mediação dos pais/responsáveis, consumo e exposição à publicidade. Uma das preocupações definidas é que o uso da Internet por essa faixa etária está cada vez mais privativa, pois as crianças e adolescentes acessam de seus aparelhos móveis, do seu quarto…
A exposição “Educomunicação e Guiné-Bissau: ponte Heliópolis x Bissau” trouxe a experiência do Grupo Arte Simples.
No período da tarde, os trabalhos foram apresentados em dez temáticas de acordo com o assunto discutido: ambiental 1, mobilização 1, mobilização 2, protagonismo, formação 1, reflexões 1, reflexões 2, diálogos 1 e inclusão.
Essa tarde encerrou-se com “Cinema com debate: Educomunicação e Direitos Humanos“, sendo mediado pela professora Claudia Mogadouro. O filme “O Menino e o Mundo” retratou a história de um menino que sofrendo com a falta do pai, deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres.
Paralelamente a este evento, o Conselho Científico Deliberativo (CCD) se reuniu para dialogar sobre sua atuação, encaminhar os procedimentos da eleição para os cargos da diretoria a serem realizado no dia seguinte e refletir sobre os trabalhos apresentados no evento.
Mídias na Educação, apresentação de trabalhos e assembleia da ABPEducom
O último dia foi marcado pelas emoções que a mesa redonda “Formação de especialistas em Educomunicação: contribuição do curso Mídias na Educação (MEC, UFPE, NCE-USP)” com a presença do professor Richard Romancini (ECA-USP) e da professora Márcia Duarte Carvalho (SME-SP). A mediação da mesa foi realizada pelo professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador geral desse curso.
Entrega de certificados, depoimentos e envolvimento dos participantes nas histórias que comprovam que o ecossistema comunicativo pode ser criado também a distância. Toda a memória desse curso se encontra no blog.mídiaeeducacao.com, assim como todo o conteúdo do curso está disponível na Internet.
Finalizando a manhã, outra leva de trabalhos foram apresentados nas seguintes temáticas: ambiental 2, mobilização 3, pensando suportes, sociedade em rede, formação 2, projetos, reflexões 3 e formação 3. Essas temáticas serão melhor trabalhadas em outras notícias.
No período da tarde se realizou a Assembleia Ordinária Geral da ABPEducom com a eleição da Diretoria Gestão 2014-2o16, apresentação do trabalho do CCD desde sua eleição realizada em maio de 2014, em Florianópolis-SC, e relato e apresentação dos trabalhos da associação. No momento de palavra aberta, novas discussões e deliberações surgiram.
Encerrou-se com as seguintes deliberações:
- VI Encontro Brasileiro de Educomunicação de 2015
- III Educom Sul Tema: Gênero, Raça/Etnia e Educomunicação PUC-RS
- Porto Alegre – Junho de 2015
- Viabilizar a transmissão on-line.