A primeira diretoria foi eleita em 2012, por ocasião da instituição da associação, em 27 de outubro de 2012, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) com mandato para dois anos. Na caminhada, alguns cargos tiveram substituição porque alguns membros assumiram outros compromissos.
Antes desse processo, foi designada uma diretoria interina para conduzir o processo de fundação da ABPEducom entre 2011 e 2012.
Conheça os candidatos aos cargos da Diretoria da ABPEducom:
Mais informações sobre os membros da atual Diretoria pode ser conferida no link da Diretoria Atual.
Presidente
Ismar de Oliveira Soares (ECA-USP)
- Foi Presidente na Diretoria Interina (2011-2012)
- Assumiu na gestão 2012-2014 [reeleição]
Jornalista formado pela Cásper Líbero e graduado em Geografia e História. Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), pós-doutor pela Marquette University (USA). Professor Titular da ECA/USP, chefiou o Departamento de Comunicações e Artes por 8 anos. Atuou como professor do Ensino Médio, em escolas públicas e privadas nas décadas de 1970 e de 1980. No ensino superior, atuou na Universidade Metodista de São Paulo.
O Estatuto da ABPEducom faz atribuições da Presidência – para conhecê-las, clique aqui!
Vice-Presidente
Rosane Rosa (UFMS)
- Assumiu na gestão 2012-2014 [reeleição]
Graduada em Relações Públicas e Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990; 1992). Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2000) e Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009).
Atuou por mais de dez anos na área de Comunicação de interesse público, no Primeiro, Segundo e Terceiro Setor (1989-2001). Iniciou suas atividades no ensino superior em 2001, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC/PR (2001 -2008). Em 2004 e 2005 participou como coordenadora do jornalismo impresso no Brasil da pesquisa “Conhecer para intervir: infância violência e mídia”, desenvolvida para o projeto “Vozes por um continente sem violência”.Promovido pela Oficina Internacional Católica da Infância (BICE), o projeto contou com a participação de pesquisadores de universidade de oito países (Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru).
O Estatuto da ABPEducom faz atribuições da Presidência – para conhecê-las, clique aqui!
Secretária Executiva
Claudemir Viana (ECA-USP)
- Foi vice-presidente na Diretoria Interina (2011-2012)
- Assumiu na gestão 2012-2014 [reeleição]
Bacharel e Licenciado em História (USP). Mestre e Doutor em Comunicação (ECA/USP), com pesquisas sobre Educomunicação, Mídia e Criança, O Lúdico e a Aprendizagem na Cibercultura, Jogos digitais e Internet no cotidiano infantil.
Atuou por 10 anos como Educador em escolas públicas e privadas, atuou por 11 anos como Diretor Acadêmico no Ensino Superior Particular, e como pesquisador por 16 anos no LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (ECA/USP) É pesquisador colaborador nos projetos de educomunicação do NCE -Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP) desde 2001.
Atualmente orienta monografias do curso de Especialização semi-presencial Mídias na Educação, parceria MEC/UFPE/ECA-USP. Atua desde 2003 na ONG CENPEC como gestor de redes sociais educativas, de onde também é co-autor da Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital. É professor convidado nos cursos de Educomunicação da ECA/USP e Presidente da Associação dos Terapeutas Sem Fronteiras.
O Estatuto da ABPEducom faz atribuições à Secretaria Executiva – para conhecê-las, clique aqui!
Secretária de Finanças
Lílian Romão (Viração)
- Assumiu em 2013 [reeleição]
Foi integrante da equipe da Viração Educomunicação como Diretora Executiva até julho de 2014.
Foi fundadora da Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência, onde atuou por dez anos em projetos e ações relacionados à comunicação para temáticas sociais, como ações da Rede Andi, Plano de Comunicação para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil na Tríplice Fronteira, e de educomunicação, como Navegando nos Direitos e Luz, Câmera, Paz!
Possui experiência em ações de comunicação popular pela Aditepp – Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos, onde coordenou o plano de comunicação e projetos de comuicação para outras organizações de Curitiba.
Desenvolveu projetos de comunicação para outras organizações de Curitiba, fazendo a coordenação de publicações nas áreas de saúde, comunicação e direitos humanos.
O Estatuto da ABPEducom faz atribuições à Secretaria de Finanças- para conhecê-las, clique aqui!
Diretoria de Comunicação
Antonia Alves (UNEMAT-MT; NCE-USP)
- Assumiu em 2013 [reeleição]
Jornalista (UFMT), Especialista em Educação a Distância – EAD (Senac-RJ) e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) e professora pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Atua na inter-relação Comunicação/ Educação desde 1998 quando participava da Inspetoria Nossa Senhora da Paz (InsPAZ, Cuiabá-MT, até 2003) em articulação com a rede americana e mundial das Salesianas.
Gerenciou projetos educomunicativos, jornalísticos e de EAD no Portal Educacional Aprendaki entre 2003 e 2010. Como jornalista, atuou com assessoria de comunicação, editora/redatora de jornais e revistas institucionais e de sites noticiosos e institucionais, além de coordenar eventos e cursos. Enquanto educadora na educação básica, desenvolveu atividades como docente, coordenadora e vice-diretora de escolas no Estado de Mato Grosso, articulando projetos pedagógicos e interdisciplinares, dando ênfase à proposta de Educomunicação. Ainda, atuou como tutora e orientadora de monografias no curso de especialização Mídias na Educação (MEC-UFPE-NCE/USP).
O Estatuto da ABPEducom faz atribuições à Diretoria de Comunicação – para conhecê-las, clique aqui!
Diretoria Cultural
Paola Prandini (Afroeducação)
- Desde 2012 é membro do Conselho Fiscal
Diretoria de Assuntos Profissionais e Formação Continuada
Rose Mara Pinheiro (Cásper Líbero, NCE-USP)
Doutora em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP, na área de Educomunicação e bolsista do programa nacional de pós-doutorado da CAPES na Faculdade Cásper Libero.
Sócia fundadora da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação) e membro do NCE/USP (Núcleo de Comunicação e Educação). Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, com especialização em Educação e Comunicação pela ECA/USP, e mestrado em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo.
Desde a especialização, tem-se dedicado aos estudos da Educomunicação. Foi articuladora no projeto educom.rádio, parceria entre o NCE e a Prefeitura de São Paulo e mediadora do curso Mídias na Educação, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-ECA/USP).
Foi professora da Uninove, nos cursos de graduação de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, de 2008 a 2011, e professora da FIAM FAAM nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Radio TV, de 2011 a 2013. Em paralelo, trabalhou como repórter e editora de vários jornais brasileiros, como Folha de S.Paulo, Diário do Grande ABC e ValeParaibano. Foi gerente de grandes agências, como CDN, FSB e Ketchum Estratégia, atendendo empresas como Pfizer, GSK, Boehringer Ingelheim, Roche, Jonhson&Jonhson, entre outras. Durante quatro anos, atuou na área de Comunicação Empresarial da Bayer, sendo responsável por assessoria de imprensa, comunicação interna, planejamento estratégico e comunicação integrada.
O Estatuto da ABPEducom faz atribuições à Diretoria de Assuntos Profissionais e Formação Continuada – para conhecê-las, clique aqui!