Elaborado como material didático voltado à formação conceitual e prática de profissionais para atuar na educomunicação, o livro de autoria de Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, professora da Universidade Federal de Campina Grande e associada da ABPEducom, traz conceitos básicos que regem o fazer educomunicativo, reunindo ideias e valores que norteiam as ações educomunicativas, além de informações sobre o surgimento do campo.

Como a intervenção social é a principal ferramenta de trabalho do educomunicador, as características das áreas de intervenção são apresentadas, assim como percursos metodológicos para o desenvolvimento de intervenções educomunicativas.

Leia a sinopse do livro:

As práticas educomunicativas integram um fenômeno presente na sociedade desde meados do século XX. O campo de conhecimento da educomunicação nasce com a observação sistemática dessas atividades educativas e com a constatação de sua relevância para as comunidades latino-americanas. Para que o campo pudesse ser legitimado e sua existência epistemologicamente reconhecida, nos anos finais da década de 1990, foi realizada, pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, uma pesquisa com ampla amostra de especialistas, alocados em 12 países do continente. A pesquisa demonstrou o potencial da Educomunicação e do Educomunicador para a sociedade latino-americana.

No Brasil, a Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade de São Paulo identificaram a pertinência da formação desses profissionais e, no início da década de 2010, passaram a oferecer cursos de graduação em Educomunicação. Além disso, outras instituições de ensino superior também vêm ofertando cursos de pós-graduação na área.

Este livro preenche importante lacuna de material didático para a formação conceitual e prática desses profissionais, reunindo informações sobre o surgimento do campo, além de conceitos e valores que norteiam as ações educomunicativas. Como a intervenção social é a principal ferramenta de trabalho do educomunicador, as características das áreas de intervenção são apresentadas, assim como percursos metodológicos para o desenvolvimento de intervenções educomunicativas.

O e-book foi publicado pela Editora Edufcg e está disponível gratuitamente no site da editora ou clicando aqui.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *