A professora, pesquisadora e associada da ABPEducom Suéller Costa conquistou o I Prêmio CpE na Sala de Aula com a produção de histórias em quadrinhos sobre afetividade de alunos do Ensino Fundamental. A premiação foi organizada pela Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE) e reconheceu experiências de professores do ensino básico de diferentes regiões do país durante a pandemia. 

O projeto intitulado “It’s okay to feel your feelings” (Tudo bem sentir os seus sentimentos, em tradução livre), contou com relatos reais de desafios emocionais vividos pelos estudantes no período de quarentena. O trabalho foi premiado na categoria “Medidas para mitigar os prejuízos sociais, físicos e mentais de professores(as) e alunos(as) após a pandemia”. A associada também apresentará o projeto no dia 21 de outubro durante o IV Encontro Anual da Rede CpE, evento online que continua com a programação ativa até o mês de novembro. 

Desenvolvido na Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, no município de Guararema (SP), o projeto promoveu o estudo da linguagem dos quadrinhos e de expressões sobre emoções na língua inglesa. A professora afirma que cerca de 150 educandos, de oito turmas do 1º ao 5º ano, produziram mais de 100 histórias. Ela também enfatiza que os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar seus sentimentos com a partilha de seus relatos pessoais.

Os relatos, em um primeiro momento contados oralmente, foram ilustrados e transcritos em português e em inglês com ajuda da professora, para a elaboração de uma pequena revista em quadrinhos. Ao longo do projeto, houve rodas de conversa, criação de fantoches, produção audiovisual, jogos de memória, práticas de leitura e interpretação com o objetivo de expandir o vocabulário na língua inglesa sobre o tema socioemocional.

Lançamento de livro

Suéller Costa também teve publicado recentemente um capítulo no livro “Educação Inclusiva & A Parceria da Família”, lançado pela Editora Literare Books International. A obra aborda a inclusão no processo de ensino e aprendizagem, baseando-se em relatos de especialistas e familiares. O trabalho coletivo conta com a contribuição de 25 profissionais das áreas de saúde e educação.

No texto, intitulado “A inclusão no processo de escolarização sob a perspectiva da educomunicação”, a autora destaca o direito à comunicação e à expressão dos estudantes para tornar o ensino inclusivo. Seguindo os moldes da práxis educomunicativa, Costa também comenta a exploração de mídias e tecnologias para inovar as atividades educacionais de maneira produtiva.

 

Imagem: Divulgação/Vídeo do projeto no YouTube