A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio da sua representação no Brasil e da Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional (GAPMIL), lançada pela Unesco em 2013, tem realizado iniciativas online com o objetivo de buscar soluções alternativas e inovadoras para garantir a continuidade da educação e da aprendizagem de crianças e jovens durante a pandemia. As ações elaboradas com parceiros pelo mundo todo abrangem cinco áreas de mandato da Organização, que é uma histórica parceria da ABPEducom: educação; ciências naturais; ciências humanas e sociais; cultura; e comunicação e informação.

Ao longo do período de isolamento social, a Unesco assumiu o compromisso de apoiar os governos, a sociedade civil e as instituições de ensino de seus Estados-membros para uma ação coordenada. O documento produzido pela representação brasileira destaca ações desenvolvidas nas cinco áreas de mandato. No campo da comunicação e informação, a Organização produziu e disponibilizou conteúdos educacionais abertos para diversas plataformas, com o objetivo de combater as desigualdades digitais no Brasil e garantir o acesso à informação e ao conhecimento. Também incentivou a produção de conteúdo de áudio para veiculação nas rádios comunitárias e públicas brasileiras, para que as informações sobre como prevenir e lidar com a covid-19 possam alcançar comunidades vulneráveis e isoladas. 

Já a GAPMIL promoveu o MIL Webinars Internacional, um ciclo de palestras gratuitas e abertas ao público em geral, com o objetivo de fornecer recursos para levar a Alfabetização de Mídia e Informação (AMI) a todos os cidadãos nos meses de abril a julho. Também houve a disponibilização de uma lista de recursos e materiais de alfabetização informacional e de mídia gratuitos e a criação da Campanha de Informação sobre Covid-19 dos Jovens Embaixadores da GAPMIL, que, por meio de práticas educomunicativas, desenvolveram ações no âmbito da acessibilidade de informações, na capacitação da AMI e no combate ao racismo e à discriminação. Para Alexandre Sayad, diretor-geral global da GAPMIL e conselheiro da ABPEducom, “todas as iniciativas, sobretudo dos embaixadores da Organização, estão ligadas à Educomunicação, já que propõem uma ação propositiva dos jovens no ecossistema da comunidade e da escola”.