Entre os dias 7 e 13 de julho acontece a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), promovida pela instituição em  parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Com o mote “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento é aberto ao público e abriga atividades variadas, como conferências, mesas-redondas, painéis e minicursos. Dentre as ações previstas para a reunião, no dia 8 de julho, a partir das 13h, a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) promoverá uma mesa redonda com o tema: “Educomunicação e meio ambiente: Por um novo contrato social das crianças e jovens com a natureza no Brasil”.

Coordenada por Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, a mesa-redonda será realizada de forma remota e contará com a participação de Ariane Porto Costa Rimoli (Ecocine) e Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro (UFOPA), e com intervenções dos jovens ativistas Samara Geovana dos Reis Maranhão (Projeto Escola D’Água e Rios de Saberes), Luiz Henrique Lopes Ferreira (Projeto Território Transformador do Tapajós) e Juliane Cruz (Revista Viração). A atividade poderá ser acompanhada ao vivo por meio do canal do YouTube da ABPEducom.

As Reuniões da SBPC, que são realizadas anualmente desde 1949, contam com programações que se destinam a estudantes e professores do ensino básico, técnico ou superior, e pesquisadores, assim como demais interessados. O evento é gratuito e, com exceção da participação em minicursos presenciais ou virtuais (ações que são precedidas por uma etapa de matrícula), todas as atividades são abertas para qualquer pessoa que esteja interessada em acompanhá-las remotamente ou frequentá-las na UFPA, que sediará esta edição da reunião.

 

Serviço:

Como assistir: Para acompanhar a mesa redonda promovida pela ABPEducom, acesse o  canal do YouTube da Associação.

Programação do evento: Para maiores informações sobre o evento e sua programação, acesse a página da reunião na internet.

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.