A Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) irá lançar quatro Ebooks durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional), no dia 05 de setembro. Um segundo lançamento da obra ocorrerá em novembro por ocasião do VII Encontro Brasileiro de Educomunicação e V Global Mik Week Unesco. Como os e-books são virtuais no lançamento presencial serão distribuídos algumas cópias em CD.
Educomunicação e Diversidade: múltiplas abordagens
Sátira Machado, Ismar de Oliveira Soares, Rosane Rosa(Orgs)
ISBN: 978-85-68365-05-2
Lançamento: 05/09/2016
Sátira Machado, Ismar de Oliveira Soares, Rosane Rosa(Orgs)
ISBN: 978-85-68365-05-2
Lançamento: 05/09/2016
A promoção do respeito à biodiversidade, ao socioambiental, à diversidade cultural, étnico/racial, religiosa e de gêneros sexuais têm impulsionado discussões emergentes no campo da educomunicação. Essas premissas ficam evidentes no livro “Educomunicação e Diversidade: múltiplas abordagens”, organizado por Sátira Pereira Machado, Ismar de Oliveira Soares e Rosane Rosa. O livro esta organizado em duas partes. Na primeira parte, encontram-se artigos que relacionam a educomunicação ao jornalismo ambiental, ao audiovisual e à formação cidadã para o desenvolvimento sustentável das sociedades. Na segunda parte, as reflexões giram em torno das práticas educomunicativas de combate ao racismo, à homofobia, à lesbofobia, à violência contra a mulher e de fomento à valorização das culturas indígenas e afro-brasileiras.
Educomunicação e Diversidade: Práticas
ISBN: 978-85-68365-03-8
Lançamento: 05/09/2016
O livro traz como eixo temático Educomunicação e Diversidade, agrupando artigos sobre relatos de experiências, e pretende integrar práticas e experiências que se deram nas áreas da comunicação, educação, da educomunicação, mídiaeducação, educação midiática e informacional, dentre outras. A diversidade de abordagens e situações em processos e contextos educativos diferentes é a ideia norte, organizadora do tratamento dado aos artigos que integram esta publicação que está organizada em 3 partes: 1- Educomunicação e Diversidade nos processos educativos do ensino básico; 2- Educomunicação e Diversidade nos processos educativos do Ensino Superior e Técnico; e, 3 -Educomunicação e Diversidade nos processos educativos em comunidades.
Educomunicação e Alfabetização Midiática: conceitos, práticas e interlocuções
ISBN: 978-85-68365-04-5
Lançamento: 05/09/2016
O livro apresenta uma série de artigos sobre o tema divididos em quatro partes: 1-atualizando conceitos; 2- A educação midiática em diálogo com o currículo escolar; 3- A Educomunicação em interlocução com as políticas públicas; e, 4- Experiências de educação midiática em práticas educomunicativas e mídia-educativas. A obra dedica seus 24 artigos especificamente aos saberes e às práticas inerentes ao tema da alfabetização midiática. Numa perspectiva multidisciplinar, os leitores aqui encontrarão experiências alimentadas tanto pelos referenciais da mídia-educação (de origem europeia, sistematizada pela UNESCO na década de 1980, e que têm suas bases históricas no campo da Educação) quanto pelo paradigma da Educomunicação (que emerge dos movimentos sociais da América Latina, na confluência entre a comunicação alternativa e a educação popular freiriana, a partir dos anos de 1960 e 1970). O encontro destas correntes se dá em práticas onde os beneficiários são crianças e adolescentes, em seus desejos e direitos a participar de processos formativos que os introduzam no mundo da comunicação, tanto na escola quanto na comunidade onde vivem.
Educomunicação e Diversidade: Tecendo Saberes
ISBN: 978-85-68365-02-1
Lançamento: 05/09/2016
O tema educomunicação e diversidade, abordado nesse livro, tem sido contemplado na definição de políticas afirmativas, assim como no trabalho cotidiano e na tessitura de saberes de muitos educomunicadores em ambientes formais e informais de aprendizagem intercultural. A obra apresenta reflexões sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta tessitura pode contribuir para o avanço do direito de expressão das diversidades. Está estruturado em quatro partes: 1ª. Educomunicação e Politicas Públicas para Cidadania; 2ª. A práxis Educomunicatica e o principio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; 3ª. Educomunicação e Formação EAD; 4ª. Mediação Tecnológica.