A Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) instaura seu Núcleo Regional do Litoral Paulista. O Núcleo, que tem como um dos objetivos centrais a criação de oportunidades para a “voz” e a “vez” das comunidades do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar na região da baixada santista, terá coordenação de Andressa Luzirão, presidente do Instituto Devir Educom, e contará com Andrée de Ridder Vieira, presidente do Instituto Supereco, ocupando a posição de vice-coordenadora. Também integram o time de associados-fundadores do núcleo Ariane Porto, Aurora Fernandez Rodriguez, Carlos Alexandre Guimarães, Giulia Beatrice Pimentel e Luana Magalhães de Matos. 

O Núcleo é, também, composto por três instituições, o Instituto Devir Educom, iniciativa que leva o jornalismo, a educação midiática e a tecnologia social da memória para espaços formais e não formais de aprendizagem da Baixada Santista; o Instituto Supereco, referência nacional e internacional em educação e sustentabilidade; e o Centro Cultural São Sebastião Tem Alma, que desenvolve atividades em conjunto com as comunidades locais e tradicionais, privilegiando ações educomunicativas na abordagem de temas como direitos humanos, preservação dos ecossistemas associados e tecnologias patrimoniais. 

Os núcleos regionais da ABPEducom tem o papel de atender a demanda por informações sobre Educomunicação, desenvolvendo e compartilhando conhecimentos e práticas na área, de promover grupos de estudos, debates e pesquisas e fomentar a promoção de eventos regionais, estruturar projetos em educomunicação, mobilizar e agregar os associados da ABPEducom residentes das diferentes regiões do país, articulando seu envolvimento com as ações desenvolvidas e aplicadas pela associação.

Além disso, o Núcleo terá participação ativa em atividades do X Encontro Brasileiro de Educomunicação (X Educom), cujo mote é “Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania” e acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UNB). No dia 26 de setembro, por exemplo, a partir das 19h30, o núcleo promoverá, por meio do canal do YouTube da ABPEducom, a live “(Des)informação e (des)igualdade social: oceano, clima e protagonismo infantojuvenil”, atividade preparatória ao X Educom.

Para Luzirão, “O Núcleo Litoral Paulista é uma conquista coletiva e um desejo antigo de somar o trabalho que desenvolvemos nesta região do país junto a importantes referências brasileiras no campo de interface Comunicação-Educação. Nosso propósito é disseminar ainda mais a Educomunicação, levando sua potente contribuição na formação de consciência social”.

 

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *