Em 2013, a UNESCO reuniu em Abuja, capital da Nigéria, interessados e formar uma aliança global no que se denomina por ela MIL (Media Information Literacy). Depois da formação de uma comitê provisório e um ano de trabalho no que foi chamado de “Termos de Referência”, a organização reuniu novamente o Comitê, no fim de maio, na sua sede em Paris, durante o primeiro Fórum Europeu para a MIL. 


A chamada GAPMIL (Global Alliance on Partnertships for Media Education Literacy), mesmo que em fase embrionária, foi então oficializada na Europa durante o evento. 

Entre os membros do comitê provisório do GAPMIL estão Alexandre Le Voci Sayad, diretor do MEL (Media Education Lab) e um do fundadores e membro da ABPEDUCOM, que representa algumas redes brasileiras e também a ABPEDUCOM na construção da GAPMIL. “O objetivo dessa Aliança é fortalecer a educação e mídia em escolas e bibliotecas, como políticas públicas, em todo o mundo”, disse Sayad. 

A UNESCO acredita que a MIL seja um elemento importante de correção das disparidades sociais no mundo em termos de acesso a informação e alfabetização midiática. Esse conceito é uma fusão da Media Literacy com a Information Literacy, estudo da área da Biblioteconomia.  
“É importante que a Aliança reconheça as especificidades da América Latina, como a Educomunicação, sendo essa uma forma de trabalharmos a MIL por aqui”, finaliza o Prof. Ismar Soares, presidente da ABPEducom.