Visando a garantia de acesso à educação de qualidade e com o intuito de sanar dificuldades e desigualdades existentes no município de Paranaguá (PR), foi sancionada recentemente a Lei 3.924, que institui a Educomunicação como uma política pública. A experiência do município foi destaque da mesa redonda “Mídias e Ludicidade na Educação Infantil”, ocorrida em 10 de setembro e promovida pelo projeto Ler e Pensar – uma iniciativa do Instituto GRPCOM – em parceria com o Instituto Casagrande. O assunto foi abordado pela associada da ABPEducom Camila Cordeiro Roque, diretora do canal de TV institucional Cidade Educadora 7.2 em Paranaguá. Também participaram do evento Michele Marques Pereira, diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom, e Silvia Santos, especialista em mídias na educação.

Com a aprovação da lei, é possível que as futuras gerações deem continuidade aos projetos educomunicativos das instituições municipais existentes desde 2017, por meio de capacitações e oficinas. Atualmente, cerca de 60 professores compõem um grupo coordenado pela Secretaria Municipal de Comunicação e se tornam multiplicadores na comunidade escolar.

A Lei Educom foi elaborada no ano de 2019 em Paranaguá por meio da 2ª Jornada da Comunicação, na qual professores da região tiveram contato com profissionais da área de comunicação, contemplando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais, tanto na interdisciplinaridade quanto na transdisciplinaridade, como instruído na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Projetos em parceria com instituições como o Ministério Público já foram desenvolvidos no município, como é o caso do “É doando que se vive” e “Velha Infância” em parceria com o Ministério Público (MPPR), além do “Educação pela Paz” com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O programa “Mundo Ludi” e o Canal 7.2 também são exemplos práticos da Educomunicação na região.

Em 2019, um grupo da Prefeitura de Paranaguá visitou uma escola municipal de Ensino Fundamental em São Paulo (SP), onde foi recepcionada por uma equipe coordenada pelo professor Carlos Lima, líder do Núcleo de Educomunicação da Secretaria de Educação da capital paulista, permitindo o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os dois municípios.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]