A educomunicadora e sócia da ABPEducom Suéller Costa foi vencedora do Prêmio Destaque Educação 2020. A premiação integra o evento Educa Week, um congresso nacional que ocorre anualmente e reúne uma série de painéis para debater a educação brasileira. Neste ano, a iniciativa destacou ações realizadas no ensino remoto, para enaltecer o trabalho que vem sendo realizado por educadores das redes pública e privada do Brasil. A educadora inscreveu o projeto “Coronavirus Around the World”, realizado ao longo das aulas de Língua Inglesa lecionadas com turmas do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Celia Leonor Lopes Lunardini, localizada em Guararema, interior de São Paulo. Depois de passar por três etapas seletivas, chegou aos dez finalistas e conquistou, após avaliação da comissão julgadora, o 1º lugar na categoria Ensino Fundamental I. 

O projeto foi idealizado ao longo de várias fases e se apropriou de diversas plataformas comunicativas para a sua viabilização. No entanto, independentemente desses suportes tecnológicos, a participação dos alunos e o incentivo das famílias contribuíram para o sucesso das atividades. A proposta teve como objetivo abordar, na Língua Inglesa, os sintomas, hábitos de higiene, orientações e recomendações acerca da prevenção ao novo coronavírus. Primeiramente, foram realizadas videoaulas com o vocabulário referente ao covid-19.  Em seguida, os alunos produziram atividades para explorar este vocabulário e fizeram um desenho com uma frase de apoio para combater o vírus. Com base no conteúdo introdutório, Costa produziu o e-book  “Coronavirus Around the World”, que traz uma história sobre o vírus, sua viagem pelo mundo, as formas de prevenção e orientações importantes acerca do covid-19. A publicação é dividida em duas partes: “The Invisible Enemy” e “Let’s Win This Fight”. Ela foi escrita com base no repertório das crianças, tendo como personagem principal o vírus causador de tantas transformações na rotina escolar. Logo após a leitura, os alunos responderam a um quiz sobre a publicação. 

Em uma outra etapa, a temática foi ampliada com uma nova videoaula sobre o vocabulário e a produção de quatro jogos on-line, cada um referente às expressões estudadas, que enfatizaram os seguintes aspectos: sintomas, prevenção, orientação e recomendações.  Para finalizar, os alunos foram incentivados a escolher uma das frases estudadas ao longo de todo este processo e produziram vídeos. Falando em Inglês, os estudantes compartilharam suas performances ressaltando os protocolos de higiene. A ideia é promover uma campanha de conscientização. Os vídeos estão sendo compartilhados entre as salas de aula, para engajar as turmas e ressaltar estes hábitos que conduzirão nossas condutas. 

Para encerrar o projeto “Coronavirus Around the World”, as famílias de todas as turmas foram convidadas a participar do vídeo “It’s Gonna Be Ok”. Juntos, em seus lares, produziram cartazes com a mensagem em Inglês, com o objetivo de compartilhar boas energias, além de esperança e positividade, acreditando que, independentemente das dificuldades, esta fase vai passar e “tudo ficará bem”. As imagens, junto aos desenhos produzidos pelos alunos no início das ações, foram unificadas para a produção do vídeo, que Costa elaborou como forma de agradecer o apoio que tem recebido das famílias ao longo deste período. Para a educadora, sem os familiares qualquer prática pedagógica seria inviável neste momento. “Eles têm sido papel primordial na dinâmica pedagógica e, com o incentivo aos filhos, apoio aos educadores, parceria com toda a equipe, têm permitido dar continuidade à formação dos estudantes, que têm mostrado seu compromisso com o aprendizado”, explica Costa.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]