A Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade, estabelecida junto à Universidade Católica de Brasília (UCB) para a reflexão e enfoque sobre pesquisas e estudos ligados à educação e os jovens, lança o livro “Políticas de Educação e Mídia”. A obra em formato digital reúne autores ligados à Educação para discutir de modo transdisciplinar as propostas do poder público para a área no contexto das mídias e novas interfaces com as tecnologias da informação. 

Criada em 2008 após experiências exitosas no âmbito do Observatório de Violências nas Escolas (Unesco/UCB), a Cátedra propõe a ampliação das discussões teóricas e metodológicas no âmbito da realidade dos jovens e as práticas educativas atuais, perpassadas por questões ligadas às relações sociais. O novo livro, neste sentido, abre possibilidades para a observação e análise dessas questões no plano das práticas e institucionalizações midiáticas, o que fortalece os intercâmbios entre as áreas de Educação e Comunicação. 

Reunindo perspectivas distintas sobre o papel das mídias na Educação, o livro é dividido em três eixos fundamentais: discursos midiáticos sobre as políticas educacionais, as mediações em contextos educativos e as tecnologias de informação e comunicação voltadas à Educação. Os artigos que compõem a edição abordam diversas propostas temáticas, como a representação dos jovens na publicidade, tentativas atuais de reformulação do Ensino Médio, formação de professores, combate à suposta doutrinação ideológica nas escolas e novas práticas e usos das tecnologias digitais nos ambientes educativos. 

Dentre os capítulos do livro, está o artigo “Adesão de professores à política de mídia-educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro”, escrito em coautoria por Rosália Maria Duarte, sócia da ABPEducom, juntamente com Joana Sobral Milliet e Mirna Juliana Santos Fonseca. As autoras discutem de maneira crítica os desafios da implementação das políticas de mídia-educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro nas escolas ao longo do período de 30 anos. 

O livro está disponível gratuitamente para download.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]