No decorrer de 2018 e 2019, o presidente da ABPEducom e professor sênior da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Ismar Soares, foi convidado a ampliar o debate sobre o conceito e a prática educomunicativa, atendendo convites para palestras em congressos de diversos países ibero-americanos, como Portugal, Espanha, Peru, Equador e Brasil. Soares também publicou um total de cinco artigos em revistas especializadas, com originais em inglês, espanhol e português, além de capítulos de livro. Discutindo temas ligados à História, Epistemologia e Práxis da Educomunicação, o professor contribui para a internacionalização da área.
As publicações internacionais aumentam os fatores de impacto na divulgação de estudos e pesquisas, o que faz circular o conhecimento produzido nas universidades e centros especializados para além do próprio território. Nesse sentido, a produção intelectual de Soares se destaca por contemplar vários formatos de publicação.
História: Educommunication Landmarks in Latin America (Peru / Inglaterra)
Capa de livro lançado em 2019 que conta com a contribuição teórica de Ismar Soares
No período, Soares participou do desafio de produzir um livro, exclusivamente no idioma inglês, sobre Educação Midiática na América Latina. A tarefa contou com a participação de especialistas de todos os países do continente, sob a liderança de Maria Teresa Quiroz, professora da Universidade de Lima e de Julio-César Mateus e Pablo Andrada Solaipe, da Universidade de Lima e da Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia do Chile, respectivamente.
O professor integra o conjunto de textos da obra “Media Education In Latin America” com a publicação de um artigo intitulado “Educommunication Landmarks in Latin America: What Should Be Considered in The Last 50 Years”. O texto leva o tema da Educomunicação sistematizada ao continente latino-americano ao conhecimento dos promotores da Media Education, em todo o mundo. O livro foi editado em Lima (Peru) e publicado em Londres (Reino Unido) pela Editora Routledge.
Epistemologia: Educomunicação, um conceito universal (República Dominicana / Espanha)
De 27 a 29 de maio de 2019, Ismar Soares também participou do IV Congresso Internacional da Rede Interuniversitária Euro-americana de Investigação em Competências Midiáticas para a Cidadania (Alfamed), em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Com o tema “Competência Midiática e Digital: Do Acesso ao Empoderamento”, o evento contou com cerca de 200 participantes, sendo 50 deles especialistas provenientes de países ibero-americanos.
Capa do livro ‘Competencia Mediática y Digital’. Reprodução.
Coube a Soares proferir a palestra de encerramento do evento, trazendo à apresentação a ideia da Educomunicação como um conceito “universal”. O presidente da ABPEducom também apresentou ao evento um artigo em espanhol com o título “Educomunicación universal: Derechos y deberes ante las pantallas”, disponível em um e-book que reúne outros textos apresentados no evento.
Práxis Educomunicativas
O tema da Educomunicação enquanto práxis contou com três artigos internacionais, voltados para áreas da educação midiática, transformação social e diálogo intercultural.
O objetivo dos textos é oferecer uma análise da prática educomunicativa enquanto intervenção programática e metodológica nos variados âmbitos da ação humana, como a formação para a competência midiática, a qualidade comunicativa da transformação social e o diálogo cultural com a ancestralidade latino-americana, que visa uma prática comunicativa benéfica a toda população.
1) Educomunicação frente a literacias midiáticas (Coimbra, Portugal)
Este texto de Soares contextualiza a Educomunicação vivenciada no Brasil dentro do debate sobre os caminhos percorridos pelos programas voltados à promoção e consolidação da alfabetização midiática e informacional em Portugal e no Brasil. O trabalho foi apresentado na Universidade de Coimbra, por ocasião do Congresso Internacional “Literacias, Mídia e Informação”, promovido entre 24 e 25 de maio de 2018 pelo Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras daquela universidade. O evento contou com o apoio do Instituto Palavra Aberta, do Brasil, sob a coordenação de Isabel Ferin Cunha e Patrícia Blanco.
Além disso, o congresso também apresentou ao público um livro resultante do evento, “Media, Informação e Literacia: Rumos e Perspectivas”, que recebeu o artigo “A Educomunicação no Contexto do Movimento em Torno às Literacias Midiáticas e Informacionais: A Experiência Brasileira”, também de Soares. O livro ainda está em processo final de confecção e é editado pela Editora da Universidade de Coimbra. Seu lançamento está previsto para 2020.
2) Educomunicação como transformação social (São Paulo, Brasil)
No dia 6 de setembro de 2019, Soares também proferiu uma palestra no I Seminário Interamericano de Comunicação Social, sob o título “Educomunicação: compromisso para a transformação social”. O evento, promovido pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (congregação católica de alcance mundial), teve lugar no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e contou com a presença das coordenadoras da área da Comunicação nos países das Américas do Norte, Central e do Sul.
O seminário, que teve como objetivo propor uma releitura da Educomunicação na ótica do sistema educativo adotado pela congregação desde sua fundação em meados do século XIX, contou com a presença do professor Ignácio Aguaded, que apresentou o trabalho “Educomunicação em vista da integralidade da pessoa”.
A intervenção do professor Ismar Soares ressaltou o caráter praxiológico da ação educomunicativa. O artigo será disponibilizado em breve para pesquisadores.
3) Educomunicação articulada como o estilo de vida da cultura indígena andina (Quito, Equador)
Foto: Signis / reprodução.
Apresentando o texto “La Educomunicación y el Buen Vivir: una alianza posible”, Soares participou do número 130, edição de dezembro de 2019, da Revista Punto de Encuentro, produzida pela Associação Católica Latino Americana e Caribenha de Comunicação (Signis), situada em Quito, Equador.
O artigo resgata o conceito de Buen Vivir (“Viver Bem” ou viver em harmonia com a natureza, em tradução livre), próprio da cultura andina, e analisa as práticas educomunicativas implementadas pelas organizações sociais e pela Educação formal em países como Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, mostrando a sintonia de referenciais teóricos e de procedimentos. O texto está disponível para leitura no site da Signis.
Foto: arquivo pessoal.