A Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) — à qual a ABPEducom é filiada — divulgou nota nesta terça-feira (14), endereçada a entidades científicas na área de Comunicação, em que critica anúncios e decisões recentes do governo federal que podem comprometer o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Leia a íntegra do texto a seguir:

***

São Paulo, 14 de maio de 2019.

Aos dirigentes de entidades científicas na área de Comunicação filiadas à Socicom

Como é do conhecimento dos colegas dirigentes de entidades científicas estamos vivenciando uma verdadeira cruzada contra o ensino e a pesquisa no Brasil. A primeira batalha lançada foi contra a área de Humanas, a partir de uma proposta de descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia, a fim de priorizar áreas que geram “retorno imediato ao contribuinte”. A proposta expressa um profundo desconhecimento em relação ao funcionamento das universidades públicas. Pela Constituição Federal, elas têm autonomia assegurada para definir cursos, bem como os currículos e investimentos requeridos.

O congelamento de verbas para a educação seguiu como mais uma estratégia nessa cruzada. O bloqueio de 5,8 bilhões de reais do orçamento do MEC determinado pelo governo agravou a situação para todas as universidades e institutos. Sem dinheiro para água, luz, manutenção e materiais, universidades e institutos federais podem ter funcionamento inviabilizado, um agravante para o setor que já enfrentava dificuldades desde a entrada em vigor da Emenda Constitucional 95, que congelou o aumento dos gastos públicos por 20 anos. No mais recente capítulo da ofensiva, o governo bloqueou, de forma generalizada, bolsas de mestrado e doutorado que seriam oferecidas pela Capes. Todas elas estavam em um período de transição, à espera de novos pesquisadores já aprovados ou em fase de seleção. A ofensiva do governo tem sido ampla, o que poderá resultar em danos irrecuperáveis à ciência e ao desenvolvimento do país.

Diante do cenário catastrófico qual a postura adotar para enfrentar a crise? A diretoria da Socicom entende que, neste momento crítico, é essencial unir-se a todas as entidades científicas brasileiras para buscar articulações com o governo e sensibilizar parlamentares para o papel estratégico da educação no desenvolvimento econômico e social do país. Acreditamos que somente com ação conjunta da comunidade científica será possível reverter esse quadro.

Nesse sentido, esperamos contar com o apoio da instituição que representa a fim de que possamos juntar esforços e mobilizar a comunidade científica do campo da comunicação. Aguardamos seu retorno!

Atenciosamente,

Diretoria da Socicom (2018-2020)

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]