Foi ao ar, no dia 25 de março, uma entrevista com Ismar Soares, presidente da ABPEducom e professor sênior da Universidade de São Paulo (USP), para o programa Brasil Latino da Rádio USP FM, sobre a história e os desafios da Educomunicação na América Latina. O pesquisador foi entrevistado por Marco Piva, jornalista e criador do programa, há dois anos no ar.

Ao longo do episódio, Soares falou da importância da região para o surgimento da prática educomunicativa por meio do cruzamento entre as práticas da educação popular e da comunicação alternativa, a partir dos anos de 1970, no contexto da luta em favor de uma efetiva liberdade de expressão junto às classes do povo.

O docente recordou o papel da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) como um centro de sistematização do conceito, a partir de pesquisas de seus docentes e estudantes de pós-graduação, somadas às práticas de extensão cultural que levaram ao desenvolvimento de projetos paradigmáticos, em São Paulo e em outros estados da federação, permitindo que o conceito se convertesse em política pública nos diferentes níveis de governo.

Marco Piva

A decisão de Marco Piva de levar Ismar Soares ao seu programa retomou um antigo laço de amizade que uniu os dois jornalistas na época dos grandes congressos nacionais da União Cristã Brasileira de Comunicação Social (UCBC), nos anos 1980, década em que a entidade, em pleno período da ditadura militar, alcançou reunir a juventude universitária da área da comunicação para discutir temas como direitos humanos e segurança nacional, à luz da perspectiva freiriana do diálogo e da participação social. Piva tornou-se conhecido no meio profissional pela assistência que deu ao Fórum Social Mundial, em seus anos de intensa atividade, em Porto Alegre.

Ouça o episódio do programa Brasil Latino sobre Educomunicação no player abaixo:

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]