Após um primeiro dia cheio e movimentado com mesas redondas, painéis, jogos, exposições e oficinas, o X Encontro Brasileiro de Educomunicação, encerrou suas atividades repleto de momentos emocionantes e ânimo renovado para o campo da Eduocmunicação. Realizado no campus da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, o X Educom contou com mais ações durante os dois dias restantes. O destaque ficou para a entrega do prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2024.

Na sexta-feira (22), o encontro contou com mais três Mesas Redondas, sendo que a primeira delas, coordenada pela professora da FAC-UnB, Cristiane Parente, promoveu um debate a respeito da educação frente ao sistema de meios de informação, como uma prática indispensável à promoção da cidadania. Na sequência, os palestrantes voltaram-se para as mediações possibilitadas pelas tecnologias na construção dos ecossistemas comunicativos, destacando a evolução epistemológica do conceito e sua aplicabilidade a projetos voltados para a participação social nos âmbitos tanto da educação formal quanto da não formal. Para fechar o dia, uma mesa internacional com pesquisadores da América Latina, análise de práticas educomunicativas e de educação midiática no continente sul-americano.

Ainda na sexta, dois painéis se dedicaram aos projetos educomunicativos realizados em todo Brasil seja pelos grupos regionais da ABPEducom, seja pela iniciativa do ensino superior com ações dentro das universidades e nos cursos superiores de Educomunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFGC). Outros dois painéis se dedicaram a refletir Educounicação a partir da perspectiva da Ação Social e da Infância e Sustentabilidade.

Outra atividade que movimentou o X Educom foi a “Conversa com os Autores” de livros e e-books relacionados com a Educomunicação. Foram ao todo 13 obras representadas que puderam ser adquiridas e apreciadas pelos participantes. Além disso, um espaço foi destinado para que o público pudesse conversar com os autores e autoras.

A obra de Mário Kaplún foi celebrada no X Educom com a exposição “Memórias da Comunicação Popular e Comunitária – 100 anos de Mario Kaplún e Ana Hirsz”, uma iniciativa do Coletivo ComFreire, Iandé Comunicação e Educação e dos 50 anos do PPG FAC/UnB e FAC/UnB. A mostra itinerante, que começou em abril no Centro de Comunicação e Artes (CCA) da Universidade Federal de Santa Caratina (UFSC) e que também passou pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências Humanas e de Educação (FAED), esteve disponível para os inscritos que estavam no 10º Encontro Brasileiro de Educomunicação. Além disso, mais 23 Grupos de Trabalho, que receberam cerca de 120 apresentações, tomaram conta da parte da tarde do segundo dia de encontro.

Ismar de Oliveira Soares, Jaime Carril Rojas e Carmen Marta Lazo

Já no sábado, último dia de X Educom, a sétima e última Mesa Redonda volta-se para a apresentação de experiências de práticas educomunicativas voltadas à defesa do meio ambiente e à mobilização comunitária, em níveis locais, estaduais e nacionais, mediante a explicitação da natureza participativa da gestão dos processos de planejamento, da implementação e da avaliação. Relatos muito potentes que renovaram os ânimos dos presentes para a potencialidade educomunicativa. Essa renovação de ânimo ficou mais latente com a mensagem dos educomunicadores espanhóis aos participantes do X Educom, direto da Espanha por meio da professora Carmen Marta Lazo, da Universidade de Saragoza e com a leitura do Manifesto sobre Educoumunicação e Cidadania lido pelo professor chileno Jaime Carril Rojas que coordena o CELAEC (Centro Latinoamericano de educomunicacion y ciudadania).

Prêmio Mariazinha Fusari

Para encerrar as atividades do X Educom, os participantes puderam acompanhar o resultado do Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação 2024. Idealizado desde 2002 pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE), o espaço deste prêmio destinou-se a reconhecer a excelência dos serviços prestados ao campo por agentes culturais, em três diferentes áreas de atividade, como: 1ª. Pesquisa; 2ª. Ação profissional; 3ª Ação Institucional.

Na categoria de Pesquisa, Paola Prandini, Diretora Cultural da ABPEducom, levou a melhor e recebeu o seu prêmio virtualmente, direto de Moçambique. Já na categoria Ação Profissional, Isabel Pereira dos Santos foi consagrada com o prêmio pouco mais de um ano depois de seu falecimento, rendendo a ela o reconhecimento dos amigos e colegas de Educomunicação. Por fim, a última categoria, Ação Institucional, ficou com o Instituto Devir Educom, representado pelos jovens do projeto Memórias em Rede (Santos-SP) que faziam a cobertura educomunicativa do X Educom in loco. A emoção e a festa tomaram conta do lugar quando a meninada ouviu o nome do seu instituto sendo anunciado.

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