Uma série de cinco e-books sobre Educomunicação e Educação Midiática está disponível para download gratuito no recém-lançado site de Bruno Ferreira, que além de associado da ABPEducom é especialista em Educomunicação, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e doutorando em Educação pela FEUSP. As publicações introduzem temas e conceitos relativos à inter-relação comunicação, mídias e educação e destinam-se a profissionais de educação.

Os cinco e-books disponíveis versam sobre (1) a inter-relação comunicação, educação e desenvolvimento da cidadania; (2) as abordagens da Alfabetização Midiática e Informacional e da educomunicação; (3) os procedimentos jornalísticos aplicados a contextos educativos; (4) o tratamento da desinformação e das fake news em práticas pedagógicas; e (5) maneiras de mapear demandas comunicativas e de planejar e avaliar projetos de intervenção na perspectiva da educomunicação.

O autor esclarece que essas publicações têm sido construídas desde 2020, para processos de formação de professores em cursos sobre leitura crítica da mídia que conduziu como formador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. “Desde então, venho ampliando e atualizando esse material. Entendo que ele pode contribuir não apenas para a formação de docentes da rede de São Paulo, mas também de outras, uma vez que a demanda por iniciativas de educomunicação e de educação midiática tem sido crescente nos últimos anos”.

Além dos e-books, o site contará com artigos semanais, da autoria do especialista. A maior parte destes versará sobre seu tema de pesquisa de doutorado, que investiga a comunicação e a cultura digital como novos saberes disciplinares do Ensino Médio, a partir da relação de docentes designados a conduzir esses temas em novos componentes curriculares com materiais didáticos prescritos para essa finalidade.

Os materiais criados por Ferreira são abertos e gratuitos e podem ser acessados neste link

Saiba mais:

www.brunoeducom.com.br

www.brunoeducom.com.br/e-books 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]